Presidente-Carlos Augusto Araújo- MDP/CDE- PCP-Comerciante- Industrial
Vogal: Álvaro dos Santos Legoinha- Economista- MDP/CDE- PS
Vogal: António Alfredo Figueiredo- Técnico Agrário-MDP/CDE- PS
Fim da comissão administrativa, 18 de Novembro 1975.
CARLOS AUGUSTO ARAÚJO
Carlos Araújo de frente e Rogério Borges do lado direito
Carlos Araújo com Alípio Ferreira no café S. JOÃO
Carlos Augusto Araújo (1974-1975)
Nasceu em Alfândega da Fé a 13 de Setembro de 1919. Após um período de permanência no Arquipélago do Açores onde prestou serviço militar, durante a 2ª Grande Guerra, regressou à terra natal. Na altura, por volta de 1945, começou a explorar um comércio que ainda hoje é conhecido pelo seu nome. Associado a este ramo desenvolvia também a actividade de negociante de produtos agrícolas regionais. Mas, se na vida profissional se destacou enquanto comerciante e industrial, o seu percurso cívico fica marcado pela oposição ao antigo regime.
Carlos Augusto Araújo desde cedo se afirmou como um opositor à ditadura fascista. Foi fundador do MDP (Movimento Democrático Português), mandatário das candidaturas presidenciais da oposição no concelho e um dos rostos mais visíveis da luta pela democracia em Alfândega da Fé, antes do 25 de Abril de 1974.
Na década de 70, foi também Provedor da Santa Casa da Misericórdia.
Após o 25 de Abril de 1974, assume a Presidência da Comissão Administrativa da Câmara Municipal. Foi, assim, o primeiro Presidente de Câmara de Alfândega da Fé do Portugal democrático.
ÁLVARO SANTOS LEGOINHA
Data de nascimento 29 de dezembro 1942
Andou na escola Colegio São João de Brito Turma de 1962
Faculdade Economia - Porto 1963
1963: Começou a estudar em Faculdade Economia - Porto
1962: Concluiu os estudos em Colegio São João de Brito
1952:Começou a estudar em Colegio São João de Brito
ANTÓNIO ALFREDO FIGUEIREDO
Nasceu: 19/11/1945
Morreu: 14/04/2020
Frequenta a Academia Militar e após a tropa conclui o curso de Engenheiro Técnico Agrícola. Está em construção um dos melhores projectos agrícolas da nossa terra - o plano Alfa - liderado pelo Engenheiro Camilo Mendonça. Quando regressa a Alfândega, é nesse plano que o António participa e de onde sai prestigiado em conjunto com os seus colegas de curso que o acompanhavam.
Com o 25 de Abril, funda, conjuntamente com um grupo de homens bons, o PS de Alfândega da Fé e a sua referência política é Mário Soares. Por esta altura o nosso concelho é predominantemente de direita e elege um Presidente do CDS (Carlos Castro) a que se seguiram 3 mandatos do PSD liderado por Branco Rodrigues. Entretanto, o PS liderado por António Figueiredo foi apoiando sucessivas candidaturas, elegendo António Duque Dias e Álvaro José Lopes. Até que finalmente ele se candidata e serve como vereador na Câmara Municipal presidida por Branco Rodrigues. Este Presidente falece, não concluindo o seu terceiro mandato que é concluído pelo Sr. António Jesus Pacheco. As eleições seguintes, de 89, são o momento pelo qual o António tinha lutado tanto.
Manuel Jesus Vaz e
António Alfredo Figueiredo
António Alfredo Figueiredo