O que podemos esperar das futuras versões do Facilita Estudante? O que elas podem trazer e quando serão lançadas?
Podem chegar vários novos recursos e funcionalidades, além de correções de segurança importantes.
Um erro de segurança já encontrado e identificado na versão do Facilita Estudante foi descoberto. Ele é de nível 4 e pode expor o token de login do próprio usuário. Esse pequeno erro está em campos de texto que estão configurados de forma incorreta, mas que podem ser corrigidos imediatamente e assim que possível.
Não só isso: [será implementado um] sistema para validar os scripts do aplicativo, evitando que o usuário insira scripts diretamente pelo console e o app os execute. Ou seja, tornando o app e o site ainda mais robustos contra ataques de injeção.
Integração à Segurança Baseada em IA
Não só isso, a segurança em breve usará IA para proteger o app de forma ainda mais robusta e sempre atualizada contra diferentes tipos de ataques de forma pequena, média e até alta. Seja contra ataques injetáveis, nos quais o usuário insere um script ou "texto executável" nos scripts do aplicativo ou em campos de texto e o app os executa, achando que são partes do próprio app. [Haverá] anti-execução de scripts não autorizados ou que possam comprometer a segurança do usuário. Com isso, o sistema ficará ainda mais seguro contra diferentes tipos de ataques, pois usará a IA para manter a segurança do mesmo atualizada e segura de forma rápida e e eficaz.
Atualmente, o app não armazena nenhum token de login ou informações de login, nem nada relacionado ao mesmo no app, site e em nada.
Todo o cache e arquivos são criptografados com senhas difíceis e usam validação, ou seja, são assinados e, portanto, quando o usuário altera, essas assinaturas são inválidas.
Poderão ser vários módulos de IA que o app usará para isso, ou seja, para assegurar e tornar o app robusto. Não só isso, o mesmo se aplica para o site do Facilita Estudante e pode se estender para o aplicativo para PC também.
Não só isso, um dos planos do Facilita Estudante é ter um aplicativo próprio, não como o atual, que é uma conversão de site para app, mas sim um aplicativo próprio com o .com do app. Por questões de uso, o Facilita Estudante atualizará e fará o possível para manter o aplicativo já lançado atualizado, mesmo que uma versão própria seja lançada. Mas lembramos que a versão já lançada do Facilita Estudante para celular infelizmente não é capaz de enviar as notificações das tarefas conforme o nosso esperado. Com a versão própria, este erro será corrigido.
A equipe de administração do Facilita Estudante também poderá, nesse app próprio, enviar tudo e muito mais, como: alertar o modo escuro do celular, ativar e desativar o modo foco e silencioso. Não só isso, a equipe do Facilita Estudante poderá enviar diretamente do servidor novidades, notificações e atualizações para os usuários sem que você precise se inscrever no grupo do WhatsApp, por mais que isso atualmente seja muito recomendado, pois permite que você fique super atualizado sobre as novidades e demais recursos do Facilita Estudante.
Mas sobre o que você pode estar esperando, que é a data de lançamento da versão própria do Facilita Estudante e das atualizações de correção e segurança: podem ser um pouco distantes, mas serão em dezembro, podendo ser no dia 20 ou no dia 17. Essa demora gigante é porque todo o código será ainda mais robusto, revisado e ainda mais seguro e mais "resistente" a tentativas de ataques diretos ou já citadas aqui, tornando, como já dito, o app ainda mais resistente e resiliente a esses ataques de força bruta ou não. Não só isso, em breve, se o usuário fizer várias tentativas de login em um grande e curto [período] de tempo ou em um curto período de tempo, o aplicativo poderá bloquear o seu IP, tornando o login inviável por alguns minutos, horas e, se o caso continuar, dias!
Publicado por: Eduardo Leandro
Publicado em: 18-11-2025