Débora Abdalla
Professora Titular do Departamento de Computação Interdisciplinar (DCI) do Instituto de Computação (IC) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC) da UFBA. Possui Graduação em Processamento de Dados pela UFBA (1990), Mestrado (1993) e Doutorado (2000) em Ciência da Computação pela UFPE . Coordena, desde 2004, o Onda Digital, programa permanente de extensão de inclusão sociodigital. Foi vice-diretora do Instituto de Matemática e Estatística (2015-2019). É vice-líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade - Onda Digital, criado em 2014. Tem realizado trabalhos principalmente nos seguintes temas: inclusão sociodigital, informática na educação, educação em computação, computação e sociedade, ontologias, lógicas de descrições e web semântica.
Renata Vieira
Renata Vieira obteve o título de Doutor em Ciências Cognitivas em 1998 pela Universidade de Edimburgo, com tese na área de Linguística Computacional. Desde então atua na academia nas áreas de Linguística Computacional, Inteligência Artificial, Representação do Conhecimento e Web Semântica. Tem experiência na coordenação de projetos interinstitucionais e internacionais, financiados por empresas e agências de fomento à pesquisa. Participa de diversos comitês de programas científicos nacionais e internacionais. Participou da criação da Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural da Sociedade Brasileira de Computação, sendo a primeira presidente dessa comissão. Participou do comitê executivo da ACL (Association for Computational Linguistics) de 2011 a 2013. Em 2018 e 2019 recebeu o mérito Google Research para a América Latina. Orientou mais de 10 doutorados e 25 mestrados. Como Investigadora Principal Convidada, na Universidade de Évora, tem o objetivo de desenvolver investigação interdisciplinar na área das Humanidades Digitais.
Leonardo Nascimento
Sou formado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA (1997), graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2002), mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo – USP (2007) e doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos – IESP/UERJ (2013). Entre 2010 e 2011, realizei estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Nos últimos anos estou totalmente dedicado ao estudo das novas tecnologias aplicadas à pesquisa e análise de dados em Ciências Sociais, especialmente com uso de CAQDAS (Computer Assisted/Aided Qualitative Data Analysis). Eu sou professor do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFBA e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA (PPGCS/UFBA). Eu desenvolvo pesquisas sobre sociologia digital, mineração de dados, ciência social computacional e análise de mídia. Em 2018 eu ajudei a criar o Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA, uma convergência de pesquisadores e interesses de pesquisa em torno dos temas da ciência social computacional, humanidades e métodos digitais.
Jackson Souza
Doutor em Linguística (2019) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (PPGL-UFSCar) , na linha de pesquisa Descrição, Análise e Processamento Automático de Línguas Naturais (PLN). Mestre (2015) e Bacharel (2013) em Linguística pela UFSCar, com ênfase em PLN, atuando principalmente nas subáreas de Linguística de corpus, Semântica computacional, Terminologia, Sumarização automática e Análise textual. Foi professor na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), onde atuou como membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e do Núcleo de Diversidade Sexual e Gêneros. Atualmente é professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTI) e pesquisador do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas e do Data Science Research Group.
Messias Bandeira
Professor Associado do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC / Universidade Federal da Bahia), onde foi Diretor no período de 2013-2021, e Professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). Possui Graduação em Comunicação, Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas e Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, com pesquisa realizada no Laboratório de Inteligência Coletiva da Universidade de Ottawa. Foi pesquisador visitante da New York University (Department of Media, Culture, and Communication). É músico e produtor cultural. Seus interesses, ao longo de sua trajetória acadêmica, estão situados nos seguintes ente-lugares: Estudos Interdisciplinares da Internet e da Cultura Digital, Comunicação e Hipermídia, Música e Tecnologia, Commons e Cultura do Acesso Aberto, Sociedade Civil e Novas Culturas Políticas, Tecnologias Educacionais e Disruptivas, Universidade e Contemporaneidade, Economia da Cultura e Desenvolvimento. É autor da tese de doutorado “Construindo a Audiosfera: tecnologias da informação e da comunicação e a nova arquitetura da cadeia de produção musical” (2004). Foi responsável pela criação e implantação de cursos de graduação (Cinema, Hipermídia, entre outros). É organizador do Digitalia - Festival/Congresso Internacional de Música e Cultura Digital e implantou o Observatório Estadual de Economia Criativa-Bahia. Coordena a Rede de Estudos Interdisciplinares da Internet e da Cultura Digital.