Tutoriais Geant4

001 :: A Menor Simulação

Começamos pelo princípio: Como construir a um programa que, embora não faça nada interessante, contenha todos os elementos necessários para se considerado uma simulação e que possa ser expandido nos próximos tutoriais.

002 :: Interface com o Usuário

Partindo de onde paramos no primeiro exemplo, expandimos nossa simulação para incluir dois tipos de interface com o usuário: uma via linha de comandos e outra via arquivo de macros.

003 :: Introdução à Visualização

Continuando a partir do segundo exemplo, uma simples modificação faz com que você tenha uma interface gráfica e um visualizador para seu experimento virtual.

004 :: Organização do Projeto

Se vamos desenvolver um projeto de software, seja ele um aplicativo ou uma simulação, temos que nos organizar. Vamos deixar o Geant4 momentaneamente de lado e falar sobre as ferramentas que o C++ nos fornece para que seu código seja prático e compreensível para você e para seus colaboradores.

005 :: Geometria do Detector

Continuamos de onde paramos, no tutorial 003, porém agora com o código organizado pelo tutorial 004. Assim, temos condições de começar a projetar nosso detector acrescentando paredes de aço e um volume de Argônio líquido. Sólidos geométricos e materiais se unem para compor mais uma etapa rumo à nossa simulação.

006 :: Elementos Sensíveis

Continuamos de onde paramos, a partir do tutorial 005, para criar um elemento geométrico que mimetize um sensor. Os elementos sensíveis disparam eventos quando são tocados por uma partícula. Neste exemplo, vamos usar um elemento sensível para acessar informações sobre a partícula foi detectada e escrever estas informações no terminal.