Gustavo Ramos Ferreira

Sociólogo, graduando em Artes Visuais, fotografo e pesquisador, tem trabalhos voltados para políticas culturais, cultura e universidade, território, meio ambiente e movimentos sociais, memória e tradição. De 2013 a abril de 2022, esteve na Pró-Reitoria de Cultura, onde atuou como Coordenador de Política e Diversidade Cultural e Pró-Reitor Adjunto de Cultura, participando de conselhos, curadorias, comissões e consultorias, organização de eventos, incluindo a elaboração do Plano de Cultura da UFCA. Foi integrante do Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais, curador da Revista Sesc Pequiá de Literatura e realizador do programa Quintal de Ofícios pelo Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Coordena o projeto Museu Virtual Casa de Quitéria, com foco no registro audiovisual das narrativas orais e da história local da comunidade rural Baixio das Palmeiras, Crato/CE, e o projeto As narrativas do Pé de Tambor, que propõe a realização de um documentário, curta metragem, sobre a Colina do Horto, localizada em Juazeiro do Norte (CE). Tem dedicado esforços de pesquisa no campo das visualidades, fotografia, cinema documental e da memória.

Linhas de Atuação: Audiovisual. Fotografia. Memória

Experiência profissional em Gestão Cultural

abril/2018 - abril/2022 | Pró-Reitor Adjunto de Cultura e Coordenador de Política e Diversidade Cultural. Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (PROCULT/UFCA).

abril/2016 - abril/2018 | Coordenador de Política Cultural. Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (PROCULT/UFCA).

novembro/2013 - maio/2015 | Secretário executivo e Chefe do Núcleo de Relações Interinstitucionais. Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (PROCULT/UFCA).

Formação

2013 - Graduação em Ciências Sociais. Universidade Regional do Cariri, URCA.

2023 - Graduação em Artes Visuais - Licenciatura.  Universidade Regional do Cariri, URCA. (Em andamento).

2023 - Especialização em Educação, Cultura e Diversidade. Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI.

2023 - Especialização em Metodologia de Ensino de Artes. Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI (Em andamento).

2023 - Especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual. Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá (Em andamento).

2023 - Cariri Sonoro: Som para Audivisual. (Em andamento).

2023 - Cinema contra o Sistema - Montando uma estória de rompimento com a História. Carga horária: 20h.Museu da imagem e do Som - Ceará (MIS-CE). 

2022 - Disciplina livre Afrobrasilidades: Culturas de Quilombos. Carga Horária: 32h. Pró-Reitoria de Cultura / Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA).

2021 - Curso de Extensão universitária em Gestão para a Cultura Tradicional e Popular. Carga horária: 40h. Universidade Federal do Ceará, UFC.

2019 - Curso de Captação de Recursos. Carga horária: 12h. Cultura e Mercado, CULTURA/MERCADO.

Publicações

Plano de Cultura da UFCA. 2019. (Elaboração do Plano de Cultura da Universidade Federal do Cariri (2019).

O Pau de Santo Antônio de Barbalha (CE): Notas e Imagens de Uma Festa Popular. Tendências (Crato), v. 07, p. 37-67, 2014.

A Fotografia como Método de Pesquisa. In: Domingos Sávio Cordeiro. (Org.). O Trabalho do Pesquisador: Introdução aos procedimentos de pesquisa em Sociologia. 1ed.Fortaleza: Gráfica e Editora Iris, 2013, v. , p. 93-99.

Pequeno Manual de Fotografia. In: Domingos Sávio Cordeiro. (Org.). O Trabalho do Pesquisador: Introdução aos procedimentos de pesquisa em Sociologia. 1ed.Fortaleza: Gráfica e Editora Iris, 2013, v. , p. 115-136.

Pesquisas

março 2018 - dezembro 2019 | Indicadores de hábitos e consumos culturais da UFCA: O objetivo da pesquisa é produzir indicadores sobre os hábitos e consumos culturais da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri: servidores docentes e técnicos, estudantes e funcionários terceirizados. A investigação busca compreender, entre outras perspectivas, os espaços e equipamentos onde ocorre o consumo cultural, o orçamento mensal destinado a este tipo de prática, os desejos e as expectativas relacionados à Cultura. Os indicadores serão responsáveis por guiar as ações da Pró-Reitoria de Cultura (PPOCULT) da UFCA nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão.

março/2016 - dezembro/2018 | Censo de Cultura da UFCA (2016-2018):  O Censo de Cultura da UFCA tem o objetivo de conhecer o perfil e hábitos culturais da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri. Para tanto realizaremos uma aplicação no modelo de Censo na qual buscaremos aplicar um questionário com os alunos, docentes e técnicos administrativos. O Censo de Cultura da UFCA é uma pesquisa que será realizada pelo Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais e poderá auxiliar no entendimento e elaboração de políticas culturais no âmbito da Universidade.

abril a dezem,bro/2013 | Brincadeira de Homem: Anualmente, o município de Barbalha sedia um dos mais expressivos festejos religiosos do estado do Ceará, a festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio. A festa em homenagem ao padroeiro da cidade é marcada pelo carregamento do mastro e pelo hasteamento da bandeira de Santo Antônio e mobiliza centenas de carregadores que, em cortejo, o transportam sobre os ombros. Na ocasião da pesquisa pude participar de (2) dois momentos distintos que integram a totalidade dos ritos de celebração de Santo Antônio: a escolha e corte da árvore e o cortejo dos carregadores. Marcadamente masculina, o cortejo, que tem início pelas primeiras horas da manhã e finda à noite, é também marcado pelos jogos/brincadeiras durante os quais os carregadores trocam insultos e simulam brigas e agressões físicas. Não percebemos ali um movimento claro de depreciação da condição do outro, nem se percebia um sentimento de ofensa a quem era insultado. Parecia haver ali um momento de liberdade no uso dos termos. Do mesmo modo, não eram as brincadeiras e jogos de bater que os homens praticavam durante os eventos da festa do Pau, expressão de violência. O texto que se segue é o relato etnográfico dos festejos e tomo como preocupação o trabalho de campo, o fazer etnográfico e o uso da fotografia como método de pesquisa.