ALMEIDA | FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO
GUARDA | PINHEL | SABUGAL
#hashtag 04
No quarto número damos destaque à democratização da Inteligência Artificial, apresentando um dossier com recursos e informação para os mais curiosos.
Salientamos ainda as I Jornadas de Educação da Guarda | Educar: o futuro nas nossas mãos que proporcionaram diversos momentos de reflexão, debate e partilha num fórum dinamizado com horizonte no futuro da educação.
Boa leitura!
ACD - Utilização da IA em contextos pedagógicos
A pensar no trabalho pedagógico que cada professor desenvolve com os seus alunos, preparámos esta Ação de Curta Duração sobre o conceito de Inteligência Artificial associada à atividade pedagógica.
A utilização de IA pode auxiliar professores e alunos nos processos de avaliação, ajudando a obter feedback mais célere, personalizado e escalável, o que pode impactar positivamente o desempenho dos alunos.
Preparar os professores para poder utilizar a IA em contextos pedagógicos significa capacitá-los a desempenhar um papel mais facilitador e proativo nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação.
Duração: 6 horas (modalidade de Ação de Curta Duração)
Conteúdos: Avaliação formativa e feedback, Ferramentas e tecnologias de IA na avaliação formativa, Desafios éticos.
Formador: Paulo Monteiro
Inscrições - https://forms.gle/o7Kqky88hkyRE3Vg7
I Jornadas de Educação da Guarda
Educar: o futuro nas nossas mãos
O AEAAG (Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque – Guarda) vai realizar, nos dias 3 e 4 de novembro de 2023, as “I Jornadas de Educação – Guarda".
"Educar: o futuro nas nossas mãos" é o mote para dois dias de reflexão, de debate e de partilha de ideias. O Teatro Municipal da Guarda vai acolher estas Jornadas que pretendem reunir no mesmo espaço diferentes agentes educativos que direta ou indiretamente contribuem para o sucesso dos nossos alunos.
Importa pensar nos novos modelos de Educação, nas suas vantagens e desvantagens, no seu contributo para o desenvolvimento dos territórios, na sua atratividade e no seu potencial diferenciador. Uma comunidade com ousadia, com perspetiva de inovação, com planos de autorreflexão e melhoria constantes, contribui para uma sociedade mais dinâmica, confiante, empenhada e respeitadora. É necessário pensar a Educação "fora da caixa", de forma descomprometida e de mente aberta.
Plano de Formação 2023/2024
Concurso: POCH-I4-2022-02
Candidatura: POCH-04-52I4-FSE-000008
Região: Centro | Data de Início: 22-09-2022 | Data de Fim: 30-11-2023
Título da Operação: Formação de docentes e outros agentes de educação e formação
Tipologia: 4.2 - Formação de docentes e outros agentes de educação e formação

Ao longo do ano letivo transato fomos dialogando com os membros da Secção de Formação e Monitorização, Diretores de Agrupamentos e Docentes. Analisámos as necessidades de formação identificadas pelos docentes que frequentaram as ações do plano de formação 2022/2023. Desta análise resultou um Plano de Formação que procura contribuir para a melhoria do processo de ensino aprendizagem.
Este plano também visa dar resposta às exigências legais em termos de formação contínua obrigatória para a progressão na carreira. Assim, das vinte e uma ações apresentadas, dezasseis estão acreditadas ao abrigo do artigo 9 do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores na Dimensão Científico Pedagógica (Didática Específica) ou inserem-se no âmbito do despacho 4840/23 de 21 de abril de 2023.
Este plano divide-se em cinco áreas distintas:
1) Inclusão
2) Aprendizagens Essenciais da Matemática
3) Avaliação Pedagógica
4) Capacitação Digital
5) Didática Específica dos diferentes grupos disciplinares
As ações previstas nos números 1 e 2 têm como objetivo dar seguimento à candidatura apresentada ao POCH em 2022/2023. As restantes serão realizadas com recurso a receitas próprias do CFAE.
Tendo em conta que a maior parte do Plano de Formação não é objeto de financiamento próprio, solicita-se que os docentes se inscrevam em pelo menos duas opções, de forma a podermos garantir a inclusão de todos. As inscrições encontram-se abertas na página do CFAE .
Sempre que os docentes identifiquem necessidades específicas de formação devem contatar o CFAE de forma a que, em conjunto, se encontrem respostas adequadas à superação dessas necessidades, seja através de Ações de Curta Duração (processo mais simples) ou Ações acreditadas pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua.