Sobre

Por que discutir Economia e Filosofia?

Diversos debates econômicos são, ao mesmo tempo, fundamentalmente filosóficos. Economistas derivam recomendações de política pública a partir de modelos ou estudos empíricos que possuem uma determinada base filosófica, que é raramente discutida.

No contexto atual, alguns dilemas que motivam nossa discussão ficam ainda mais evidentes. Perguntas como "quem vacinar primeiro contra a COVID-19?" ou "devemos implementar um programa de renda básica universal?" estão na ordem do dia.

Em ambos os casos, a tomada de decisão deve passar naturalmente por estudos essenciais sobre viabilidade orçamentária, pela avaliação da eficácia e dos impactos de programas e por uma tentativa de chegar a resultados que são eficientes do ponto de vista econômico. Mas esse processo demanda reflexões que incorporem também discussões sobre ética e justiça distributiva.

A lista de exemplos que destacam a importância da interseção entre Economia e Filosofia é longa. Por isso, nossa ideia é discutir textos que estão exatamente nessa interseção, tratando desde questões mais gerais sobre a fundamentação filosófica da Economia até questões dos nossos tempos.

Idealizadores

O grupo nasceu a partir da iniciativa de dois alunos de doutorado em Economia que observaram uma ausência de discussões mais fundamentais sobre a interseção entre temas econômicos e suas bases filosóficas no Brasil.

Os idealizadores foram colegas no mestrado em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde participaram de iniciativas semelhantes que colocavam para conversar sobre esses temas (presencialmente!) economistas, filósofos, juristas, matemáticos, entre outros.

Raphael Gomes

PhD Candidate in Economics

ThEMA (ESSEC & Cergy-Paris Univ.)

Wagner Oliveira

PhD in Economics

FGV EPGE