Webinários

Eventos anteriores:

10/03/2022: Introdução à "Teoria dos Sentimentos Morais" de Adam Smith - Prof. Rolf Kuntz

O professor apresenta o chamado “problema de Adam Smith” e a possível tensão entre o auto interesse – central para sua reflexão na Riqueza das Nações, sua obra de cunho mais econômico – e outros sentimentos morais como a simpatia, a prudência ou mesmo a benevolência. Além disso, são discutidos brevemente o conceito do espectador imparcial, a noção de Justiça em Smith, o contexto em que a obra é produzida e conexões com o pensamento de outros autores da época. A apresentação funciona como guia para a leitura da obra, que será objeto do grupo de estudos ao longo do primeiro semestre de 2022.

13/09/2021: Uma abordagem de generalização via rankings parciais para Indicadores de Desenvolvimento Humano - Prof. Flavio Comim 

O artigo apresenta uma perspectiva poset-generalizability (generalização via rankings parciais) para analisar indicadores de desenvolvimento humano. Sugere um novo método para identificar a admissibilidade de diferentes espaços informacionais e critérios na análise do desenvolvimento humano. Desde o seu início, a Abordagem das Capacitações tem defendido o pluralismo informacional nas avaliações normativas. Mas, na prática, deu as costas a outros espaços informacionais por serem imperfeitos, tendenciosos ou incompletos e por fornecer um papel meramente probatório em avaliações normativas. Este artigo oferece a construção de um método adequado para superar essa lacuna. Ele combina ferramentas de análise poset e teoria de generalização para propor uma categorização sistemática de casos com diferentes espaços informacionais. Ele fornece ilustrações usando os principais espaços informacionais, a saber, recursos, direitos, bem-estar subjetivo e capacidades. O método oferecido é mais simples e concreto do que meras diretrizes de desenvolvimento humano e ao mesmo tempo evita resultados baseados em cálculos automáticos. O artigo conclui com implicações para as políticas de desenvolvimento humano e uma agenda para trabalhos futuros.

07/06/2021: Evidências baseadas em política - Prof. Marcelo Medeiros

Na análise da desigualdade e da pobreza, pequenas escolhas que parecem ser meramente técnicas podem levar à formulação de políticas radicalmente distintas. Toda medida de desigualdade e pobreza contém, ao menos implicitamente, uma teoria de justiça. Essa teoria, levada à esfera pública, é uma teoria política. Portanto, toda construção de evidência baseada em uma medida de desigualdade ou pobreza resulta de uma base política.