USO EM SALA DE AULA

  • Existe mais de 270 milhões de aparelhos celulares no Brasil e desses, 208 milhões são Smartphones. Isso significa, um celular para cada brasileiro. Sair de casa sem ele, nem pensar. É mais fácil esquecer a mochila ou o material escolar do que o celular, se você for para aula. O celular faz parte da sala de aula; seja na mão de alunos ou na mão professores. Então como utilizar essa ferramenta em favor do ensino. É fato que o acesso à comunicação e à tecnologia evoluíram muito: atualmente existe um fluxo contínuo de informações que impulsionam uma interação mais efetiva e rápida entre todos. Essas transformações provocaram mudanças profundas de uma geração para outra, sobretudo em relação ao uso de celulares.
  • Nessa perspectiva, fica claro que somente os materiais utilizados dentro do ensino tradicional, não são mais suficientes para atrair o aluno em sala de aula. Nessa perspectiva, o uso pedagógico da tecnologia pode contribuir como uma motivação aos estudantes. Embora o uso do celular em sala de aula tenha sido por muito tempo inaceitável, tanto pelo corpo docente quanto por lei, hoje o cenário é bem diferente. A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo aprovou, em outubro de 2017, a proposta que permite o uso de celulares em sala de aula. O maior desafio das escolas é aprender a inserir esses aparelhos de forma eficiente e adequada para o melhor desenvolvimento e aproveitamento dos estudantes
  • Além disso, a BNCC prevê o uso da tecnologia na escola, na competência 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, tendo em vista que a sociedade está imersa no meio digital.
  • Em virtude disso, o uso das tecnologias digitais fundamenta sua relevância em promover a criticidade do aluno, assim produzindo conhecimento. Portanto, a utilização desse recurso é uma possibilidade de reter a atenção dos alunos e eventualmente, despertar o interesse dele para a aula, e o celular facilita o processo de aprendizagem, devido os aplicativos, site de jogos educacionais, mapas e o acesso a livros no formato PDF que podem ser acessados na própria sala de aula.
  • Por isso torna se necessário que as escolas comecem a se adaptar às novas tecnologias, colocando os TIC’s como parte de seu material didático, seguindo o exemplo de escolas que já fazem isso. Como por exemplo o Projeto Escola com Celular, que propõe o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como estratégia para trabalhar conteúdos curriculares do Ensino Fundamental e/ou Médio. Celulares e tablets tornam-se suportes eficientes e práticos para estimular a discussão entre os estudantes, os professores e a comunidade sobre temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade.
  • Portanto fica evidente o quando o celular pode trazer aspectos positivos para o ensino, e necessário deixar de vê-lo como vilão e tornar este meio tecnológico como mais um caminho para a aprendizagem do aluno nesse mundo tecnológico.


anterior