A evolução dos computadores acompanhou a evolução da sociedade durante os séculos século XX e XXI. Entretanto, a história do computador não teve início apenas na modernidade.
O computador é a máquina mais importante e avançada do mundo, por ser eficiente, rápida de usar e uma máquina multi tarefa. Os computadores são usados em todos os aspectos da vida, seja na pesquisa, no ensino, ou como uma ferramenta de entretenimento, ou seja, já faz parte do nosso cotidiano.
Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumirem muita energia.
Ainda com dimensões muito grandes, os computadores da segunda geração funcionavam por meio de transistores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começam a se espalhar o uso comercial.
Os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento.
Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.
om o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia.
Nesse período, mais precisamente a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais.
Além disso, surgem os softwares integrados e a partir da virada do milênio, começam a surgir os computadores de mão. Ou seja, os smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel com navegação na web.