Tecnologia em sala de aula

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

"Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior."

Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12823:o-que-e-educacao-a-distancia#:~:text=Educa%C3%A7%C3%A3o%20a%20dist%C3%A2ncia%20%C3%A9%20a,tecnologias%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20comunica%C3%A7%C3%A3o.


  • a utilização DOs recursos tecnológicos: GOOGLE CLASSROoM E REALIDADE VIRTUAL.

google classroom


  • CARACTERÍSTICAS:

É uma das várias plataformas que a Google oferta para os seus usuários, criada especificamente para auxiliar os professores, a priori, em relação às aulas presenciais: com anexo de conteúdo e atividades.

O aplicativo que desde 2014 oferece às instituições de ensino e empresas um ambiente de aprendizado e compartilhamento de conhecimento por meio da internet. Entretanto, com a pandemia da covid-19 e o isolamento social, acabou se tornando uma das possibilidade de aprendizagem ao redor do mundo neste momento de pandemia global.


  • VANTAGENS:

Como se trata de uma ferramenta online, uma das grandes vantagens de trabalhar com o Google Classroom é a possibilidade de dar continuidade às atividades e conteúdos até mesmo fora da escola. A ferramenta inovadora é gratuita e tem como objetivo principal tornar o ensino mais produtivo, colaborativo e estimulante, além de otimizar a comunicação entre o corpo docente e os alunos.

Dentre as possibilidades de uso da plataforma para otimizar a comunicação entre alunos e professores, estão:

  • Postar comunicados

  • distribuir, receber e avaliar atividades

  • Elaborar avaliações

  • Ter uma agenda compartilhada

  • Disponível para versão web e mobile

  • Feedback mais ágil e em tempo real

  • Segurança de dados


  • DESVANTAGENS:

A ferramenta necessita de internet como pré-requisito ao acesso dos arquivos.

Neste caso, antes da implantação e utilização da ferramenta, deve-se verificar se todos os alunos conseguem de alguma forma ter acesso a pontos de conexão de internet. É um fator que deve ser planejado para não se tornar excludente.

Uma parte muito importante da melhoria dos processos educacionais vem do fato de medir o processo educacional. Saber qual o conteúdo que seus alunos mais acessam ou ver as estatísticas do processo educacional pode ser muito útil para melhorar o seus cursos. Infelizmente, o Classroom não possui essas funcionalidades.


  • EXPERIÊNCIA DO USO EM SALA DE AULA:

A plataforma Google Sala de Aula do ponto de vista didático é considerada de fácil uso e bem organizada visualmente. O fator espaço/tempo contribuiu significativamente para a troca de feedback entre aluno e professor, dada a possibilidade de enviar e-mails, avisos e/ou comentários. Tais características de interatividade e acessibilidade aumentaram o elo de confiança entre os agentes do processo, que passaram a se comunicar diariamente e em horários distintos.

Em termos de fragilidades encontradas na plataforma, identificamos na independência dada ao aluno, certa limitação. Considerando que o aluno realizará no tempo e conforme as suas possibilidades a atividade proposta, poderá ocasionar dependência no processo. Espera-se neste caso que haja comprometimento, respeito e confiança de ambas as partes envolvidas, para que esse fator não comprometa os resultados esperados.


REALIDADE VIRTUAL

  • CARACTERÍSTICAS:

A sala de aula ou o livro didático não são mais os limites para o aprendizado, já que a realidade virtual permite que os alunos interajam com cenários tridimensionais que complementam os conteúdos propostos nas aulas. Ao estudar sobre grandes construções, por exemplo, é possível “se deslocar” para a Muralha da China e conhecer as características de uma das maravilhas do planeta.

A Realidade Virtual pode ser entendida como um ambiente real ou previamente simulado em que o usuário é capaz de sentir que está realmente presente ali, além de que a realidade virtual é comumente associada aos óculos de vídeo game que utilizam a mesma. Se a realidade virtual funciona muito bem no meio dos eletrônicos fazendo a diversão de todos, por que não cogitar e explorar o potencial da realidade virtual no contexto educacional?


  • VANTAGENS:

Maior interatividade do aluno com o material a ser estudado, estimula a reflexão a partir de exemplos mais "concretos" e apresenta tarefas mais contextualizadas. A RV dá ao professor a chance de reproduzir e criar diversas situações, por ex: levar o aluno a determinado período da história para entender como funcionava a vida naquele local.


  • DESVANTAGENS:

Infelizmente, nem todos os alunos tem acesso a internet de qualidade e a bons aparelhos eletrônicos para usufruir deste tipo de experiência.


  • EXPERIÊNCIA DO USO EM SALA DE AULA:

“O professor junto da turma pode experimentar programas de realidade virtual já existentes, como o Google Expeditions, que traz mais de 900 excursões. É possível viajar por museus, pelas Sete Maravilhas, Amazônia, Antigo Egito, sistema nervoso ou muscular... o professor decide onde emergir de acordo com o conteúdo que pretende trabalhar. Também é possível utilizar o Google Street View 360, RYOT VR, Youtube 360 e Discovery VR, por exemplo.” (Fonte: Nova Escola)



REFERENCIAS:

Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/mercado/152016-google-classroom-dobra-acessos-ajuda-pais-inteiro-pandemia.htm acesso em: 17 Out. 2020.

Disponível em: http://geteducacional.com.br/2019/09/19/vantagens-do-google-classroom-comunicacao/ acesso em: 17 Out. 2020.

Disponível em: https://bit4learn.com/pt/lms/google-classroom/#:~:text=N%C3%A3o%20%C3%A9%20uma%20plataforma%20LMS,limita%C3%A7%C3%B5es%20que%20esta%20plataforma%20apresenta. acesso em: 17 Out. 2020.

MAGALHÃES NETTO, José Francisco de. SILVA, Gerla Myrcea Lima da. Um Relato de Experiência Usando Google Sala de Aula para Apoio à Aprendizagem de Química, Amazonas, Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/3315/1/ACSS30112016.pdf> Acesso em: 19 Out. 2020.

COMO levar a realidade virtual para suas aulas. Nova Escola, Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/15483/como-levar-a-realidade-virtual-para-suas-aulas> Acesso em: 19 Out. 2020.

REALIDADE virtual: Uma Experiência Real em Sala de Aula. Escolas criativas. Disponivel em: <https://www.escolascriativas.com/realidade-virtual-uma-experiencia-real-em-sala-de-aula/> Acesso em: 19 Out. 2020.