Tecnologia em sala de aula

Impacto dos Recursos Tecnológicos na sala de aula

(Celular e Computador)

Celular

O utilização mais comum no nosso século, a praticidade e facilidade de fazer atividades ao mesmo tempo: sms, ligações, vídeo chamada com várias pessoas, reunião por meio de chat's, e divertimentos se enquadra em um mais comum e inovador, o smartphone, o celular.

A evolução do celular, podemos perceber a necessidade do homem ao longo dos anos, a procura de um item que melhore e facilite a comunicação e as distâncias para pequenas e receber na mesma hora.

Como você pode ver, a foto do aparelho eletrônico de acordo com seu ano e suas funções principais,

Quem nunca brincou com aparelho antigos quando criança não é verdade?

e esse meio tecnológico e prático veio para sala de aula, mesmo que algumas escolas proíbam esse recurso por uso indevido dos alunos, é um modo que pode promover e aumentar a interação com o conteúdo ministrado em sala de aula.

Curiosidades:

Qual é as suas vantagens?

ao uso do celular

Ao observar este processo de criação e implemento do celular dentro de sua evolução destaca-se um objeto grande que se transformou em um pequeno no seu porte físico, no entanto, desenvolvendo infinitas atividades através do seu desempenho hardware e softwares. Desde modo, a atualização dos softwares disponibilizada a cada celular possibilita múltiplas possibilidades de para desenvolvimento de atividades voltadas ao trabalho, internet, estudo, jogo, aplicativos e plataformas.

Diante o trabalho desenvolvido pela nossa equipe de autores tem em foco o desdobramento do uso de tecnologias em sala de aula e como o próprio pode proporcionar um aprendizado por vias de acesso desconhecidos por muitos, porém acarretando memórias saudáveis de uso de tecnologia e oferendo aprendizados memoráveis para a vida do aluno.

Por outro lado, podem-se citar as vantagens do uso da tecnologia em sala de aula, por exemplo:

  • Redução de Custos

  • Aumento da curiosidade do aluno

  • Facilita o acesso a informação

  • Comunicação rápida e ágil

  • Fomento da criatividade

  • Diversidade do campo aprendizado


Será que somente pode nos ajudar?

Desvantagens

De acordo com pesquisa analisada, podemos perceber com o uso frequente desse aparelho afeta em todos os meios de saúde: física, mental e sexual, desenvolvimento e crescimento de crianças e adolescentes e posteriormente adultos. Alguns deles:

  • Desnutrição,

  • Fora de hábito saudável e fora de hora,

  • Antissocial,

  • Agressividade.

  • Depressão, ansiedade, dependência.

  • Baixa auto-estima

  • Acesso ao acesso a pornografia e conteúdo sexual antes da idade permitida.

  • riscos auditivos, psiquiátricos, oftalmológicos, e etc.

Nossas Experiências

ANA GABRIELLY:

A ideia proposta na utilização do recurso (celular), trás motivações inovadoras e bons resultados, mediante de um método incomum e metodologia que promove o raciocínio lógico, interação com os colegas, cooperação entre eles e o crescimento do interesse no novo aplicativo.

Ademais, essa nova tecnologia fomenta maior manuseio do professor com o aparelho à saber interagir com a nova ferramenta na sala de aula, sabendo que os tempos modernos procura avançar em métodos e capacitações, a tecnologia procura um maior preparo do professor, para buscar mais interesse do aluno e tornar a aprendizagem de forma divertida e dinâmica.

Para isso, o professor como mediador do conhecimento e construtor, necessita fomentar em se capacitar nos novos meios de comunicação e tecnologia para trazer uma nova forma de ensinar usando os recursos com o celular.


Fonte: O uso do celular em sala de aula como ferramenta pedagógica: Benefícios e desafios

DAIANA COSTA:

Diante as experiências vivenciadas em sala de aula podemos citar a qualitativamente o desenvolvimento das atividades promovidas quando o aluno voltou a sua atenção para aquilo que era novo e fazendo uma reflexão de como iria agir diante o exposto, mas com orientação do professor sanando suas dúvidas.

Sob outro ângulo, pode-se observar o processo do aluno com recursos visuais e sonoros para aplicação de um conteúdo e promoção de habilidades essenciais para sua para progressão e crescimento e desenvolvimento do seu cognitivo e sensoriais. Dentre a atividade do uso de recuso tecnológico pode promover leituras de aluno, como trabalhar a ideia abstrata em prática com o receio e medo, porém se arriscando para alcançar o êxito, ou seja, a solução do problema. Exemplo disto é a atividade memória animal que trabalha com o aluno conhecimentos de animais e seu ambiente.

COMPUTADOR

CARACTERÍSTICAS

Os computadores podem manipular diversos tipos de informação, incluindo:

  • números

  • texto (ex: nomes de pessoas, moradas)

  • imagens (ex: desenhos, gráficos, fotografias)

  • vídeos (ex: efeitos especiais nos filmes do Star Wars)

  • som

Os computadores também são uma máquina com componentes integrados que podem executar operações e contas, armazenam, e produzem informações de maneira automática.Uma característica importante dos computadores é a rapidez. Um computador normal é capaz de fazer milhões de operações aritméticas num só segundo.


Quais são as suas vantagens?

ao uso do computador

De acordo com Barbosa (2009) o computador pode ser capaz de suportar todas as modalidades audiovisuais, que, por conseguinte, facilitaria uma melhor adequação do processo de aprendizagem ao estilo cognitivo do educando.Nesse sentido, o computador pode auxiliar na rapidez e agilidade do ensino, uma vez que ao levar imagens, fotografias aos alunos, o aprendizado pode se tornar mais prazeroso, substituindo gradativamente a forma conservadora de ensinar somente por meio de quadro e livros.

Outro aspecto relevante relacionado ao uso do computador como recurso tecnológico nas escolas é que ele torna os ambientes das instituições mais adaptáveis às situações de aprendizado, tendo em vista que ele é capaz de se tornar algo experimental em relação aos conteúdos dados pelos professores. Como exemplo, professores de matemática que estão dando um conteúdo de raciocínio lógico e espacial , podem utilizar o computador com os alunos para fazer experiências até com jogos, como exemplo dessa afirmação foi a questão do ENEM de 2017 em matemática, que utilizava o jogo minecrefat em uma questão de geometria.

Referência

BARBOSA, Ronaldo. Perspectivas de uso do computador no ensino. Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol. III, Nº. 5, Ano 2009.





Quais as Desvantagens?

ao uso do computador

Como nosso trabalho é focado no uso do computador como recurso tcnológico na educação, focamos em retratar sua desvantagem ao ser utlizado nas escolas por professores.

Primeiramente, segundo Bottentuit(2011) e Mondaini(2011), a inclusão digital nas escolas não permea-se somente na ideia de instalar equipamentos, como os computadores. Nesse sentido, podemos discutir a ausência de preparação de professores ao lidar com o computador, por vezes disponíveis nas escolas.

Com isso, também podemos adentrar na nossa discussão sobre as desvantagens do uso dos computadores nas escolas, falando sobre a ausência de professores que não saibam utilizar com seus alunos os computadores nos ambientes escolares de forma efetiva. Oliveira (2007) fala assim como no inciso I do art.6, no titulo VI dos Profissionais da Educação, na LDB, sobre a necessidade de aprimorar a prática docente ao dizer: “na busca de formar um profissional crítico, competente e comprometido com a transformação social deve estar presente, também ações posteriores como capacitações”.

Vale ressaltar que há muitas modalidades de uso do computador no ensino, como a questão da linguagem visual, programas tutoriais ou instrução programada, experimento simulado, ferramentas de apresentação, jogos educativos simples. Contudo, quando não há profissionais qualificados, essas modalidades não são bem exploradas, principalmente nas escolas públicas aonde dificilmente encontra-se um profissional de TI. Outro ponto é a diminuição de custos que a escola pretenda realizar, que acaba não sendo possível um profissional de TI, logo , o que era para ocorrer, que seria existir certa organização e estrutura de computadores com acesso à Internet para que houvesse uma comunicação mais rica em termos de utilização de imagens no ensino, acaba não ocorrendo.

Referências

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; MONDAINI, Raquel Leão. Formação de Professores em TICs. Revista Paidéi@, UNIMES VIRTUAL, Volume3, número 5, DEZ. 2011.

OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa: dos planos e discursos à sala de aula. 13. Ed. São Paulo: Papirus, 2007.




NOSSAS EXPERIêNCIAS

BRENDA KAROLLINY DOS REIS MELO

Ao analisar todos os aspectos aprendidos com o decorrer da pesquisa, percebi que para utilizar o computador como recurso tecnológico nas escolas é necessário uma certa busca por formação constante dos professores , uma vez que assim como dizia Mario Sérgio Cortella, a forma de dar aula em 2006 já não é mais a mesma de 2019, e por conseguinte o ano atual em que estamos vivendo (2020).A forma de dar aula somente com quadros e livros, pode-se alterar gradativamente, com um novo recurso que pode ser um grande aliado dos professores: O computador. Ele pode ser um aliado na história, na física, matemática, geografia e etc. Essa nova geração que chegou vive cercada por TICS(tecnologias informacionais), e por que não utilizar uma delas, que corresponde ao computador, no processo de ensino e aprendizagem?Ele pode contribuir na questão da atratividade audiovisual e experimental no processo cognitivo.

Referências

BARBOSA, Ronaldo. Perspectivas de uso do computador no ensino. Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol. III, Nº. 5, Ano 2009.

CARLOS VINICIUS DO ROSÁRIO

Quando li o artigo "Computador na escola como ferramenta pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem", que trata da população de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, direção e coordenadores atuantes na Escola Pública de Planaltina/DF, estabelecimento de ensino que atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos turnos matutino e vespertino,percebi que 30% dos professores consideram ótimo o uso pedagógico do computador na aprendizagem e 70% consideram bom.Observei que a pesquisa realizada revela os seguintes dados: Como considera o uso pedagógico do computador no processo ensino aprendizagem? Contudo, a equipe gestora, direção e coordenação, consideram 100% ótimo o uso do computador como instrumento pedagógico. Acredito que essa diferença de porcentagem entre professores e a gestão se dar devido os professores estarem mais presentes em sala com o recurso tecnológico, tentando o utilizar. Sendo assim, eles conseguem ver quais as dificuldades e pontos positivos do uso, não o considerando 100% ótimo. Neste sentido, considero que o computador pode ser um equipamento muito positivo na aprendizagem, mas somente quando você sabe utilizá-lo. Na maioria das escolas não há um profissional da Ti a fim de auxiliar o professor, logo, ele fica responsável sozinho por conduzir a aula e caso algo ocorra com o computador, ele deve solucionar o impasse. Entretanto, quando se fala do computador para ensinar os alunos considero ótimo este recurso tecnológico, já que ele oferece muitas imagens audiovisuais, mas deixo claro que ele não deve substituir jamais o professor, nem os outros recursos já existentes em sala de aula, como o quadro, livros, cadernos, pois para mim a utilização do recurso computador já com os recursos utilizados há anos deve haver um equilibrio.

Referências

MAGALHÃES, Marcilene dos Santos. Computador na escola como ferramenta pedagógica para o processo ensino aprendizagem.Brasília (DF), 2015.