Nome oficial: Gana, República de Gana, o nome oficial, é um país africano cuja capital é Accra. As outras cidades importantes do país são Kumasi, Tamale, Tema, Secondi- Takoradi, Cape Coast, Kforidua, Sunyani e Ho.
Localização: Gana está localizada na África Ocidental.
Localização de Gana no mapa
Países que fazem fronteira: Seu território limita-se com Burkina Faso (ao norte), Costa do Marfim (a oeste), Togo (a leste), além de ser banhado pelo golfo da Guiné, no oceano Atlântico (ao sul). O país foi colônia britânica, sendo a primeira da África Ocidental, a tornar-se independente em 1957, reunindo os antigos territórios da Costa do Ouro e de Togolândia.
Países que fazem fronteira com Gana
Bandeira: Cor vermelha: representa o sangue derramado pelos ganeses ao longo do seu processo de independência. Cor amarela: indica as riquezas minerais do território ganês. Cor verde: simboliza as riquezas florestais de Gana.
Bandeira de Gana
Cultura
Culturais:
Na Cultura do Gana é bem visível a presença atual do tecido conhecido como kente,que é amplamente reconhecido por suas cores,simbolismo e historia para a sociedade.O kente é feito por habilidosos tecelões ganeses,e os principais centros de tecelagem situam-se em volta da cidade de Kumasi.
Comidas típicas
Kenkey:
Jollof:
Fufu:
Principais atrações em Gana:
Castelo de São Jorge da Mina:
Cape Coast Castle:
Idioma:
Inglês
População:
31,732 milhões de habitantes (estimativa 2022)
Moeda:
O cedi ou cídi, oficialmente, é a unidade monetária do Gana
O cedi ou cídi
Capital:
Acra é também o centro administrativo, bem como da economia e das comunicações é a capital e maior cidade do Gana, com uma população estimada em 1 963 264 em 2009. Acra também é a capital da Região de Grande Acra e do Distrito Metropolitano de Acra, que partilham seu nome.
Acra capital de Gana
Geográficos: A Gana situa-se no golfo da Guiné, na África ocidental, alguns metros a norte do Equador. Metade do país fica a menos de 152 metros acima do nível do mar, e o seu ponto mais elevado tem apenas 883 m no Monte Afadjato, próximo à fronteira com Togo. É banhado pelo oceano Atlântico ao sul, apresenta clima tropical que varia de quente e úmido na costa a seco no Norte.
Na Gana existe Três tipos de vegetação
A savana costeira, ao sudeste, coberta por vários tipos de plantas herbáceas
A zona selvática meridional, onde cresce uma flora exuberante
A savana setentrional, de clima mais seco, onde ocorrem diversas espécies de árvores, com predomínio das acácias.
Religiosos:
Quanto a religião: religiões cristãs: 71,3%; islâmica: 19,9%; tradicionalismo: 3,2%; nenhuma: 4,5%; outras: 1,1%."
Esportivos:
Futebol: Os habitantes de Gana possuem forte conexão com o futebol, não foi por acaso que Gana ficou na sétima posição na Copa do Mundo da FIFA em 2010. seleção de futebol do Gana foi quatro vezes campeã da Copa Africana de Nações. Atualmente o principal futebolista de Gana é o Mohammed Kudus.
Boxe: O boxe também está presente na cultura de Gana, um grande exemplo é Azumah Nelson. Ele é um ex-boxeador profissional que competiu de 1979 a 2008. Ele foi campeão mundial de dois pesos, tendo conquistado o título WBC pena de 1984 a 1987 e o título WBC superpluma duas vezes entre 1988 e 1997. Ele também desafiou uma vez pelos títulos unificados WBC e IBF de peso leve em 1990.
Atletismo: O atletismo também está presente em Gana, principalmente nas modalidades de velocidade. Um grande exemplo é Joseph Paul Amoah, um velocista especializado nos 100 metros e nos 200 metros. Ele participou do Campeonato Mundial de Atletismo de 2019 nos 100 metros e revezamento 4 × 100 metros, e nos Jogos Africanos de 2019 ganhou uma medalha de ouro no revezamento 4 × 100 metros.
Posição no Rank da FIFA: O país gana está na posição 61 no ranking FIFA com 1393.0 pontos.