BRIGADA DE INCENDIO- RT 15
O Curso NR Brigada de Incêndio RT 15 ensina a prevenção e combate a incêndio aos brigadistas. Além disso, esses brigadistas ajudam a promover a prevenção e o combate a incêndio e atendem à legislação.
Conforme a RT 15, é obrigatório o Curso de Brigada de Incêndio para um determinado número mínimo de pessoas ocupantes das edificações. Embora necessitam ter conhecimentos de prevenção de incêndio e primeiros socorros para evitarem incêndios e prestarem os primeiros socorros.
Validade
5.6.4 A validade do curso de brigadista de incêndio será de:
a) 04 anos, para o treinamento de nível básico e nível intermediário;
b) 12 meses, para o treinamento de nível avançado.
CIPA
O Curso NR 5 CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio ensina prevenção de acidentes e doenças ocupacionais aos membros da CIPA e designados, porque estes ajudam a promover a prevenção.
Quem deve fazer o Curso NR 5 CIPA
O Curso NR 5 CIPA, conforme a NR 5, é obrigatório para os integrantes da CIPA e designados, porque estes necessitam ter conhecimentos de prevenção de acidente, doenças ocupacionais e assédio:
5.7.1 A organização deve promover treinamento para o representante nomeado previsto no item
5.4.13 desta NR e para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse.
Reciclagem ou atualização
5.7.3 O treinamento realizado há menos de 2 (dois) anos contados da conclusão do curso pode ser aproveitado na mesma organização, observado o estabelecido na NR-1.
5.7.4 O treinamento deve ter carga horária mínima de:
a) 8 (oito) horas para estabelecimentos de grau de risco 1;
b) 12 (doze) horas para estabelecimentos de grau de risco 2;
c) 16 (dezesseis) horas para estabelecimentos de grau de risco 3; e
d) 20 (vinte) horas para estabelecimentos de grau de risco 4. .
O Curso NR 6 EPI Equipamento de Proteção Individual ensina a utilização dos EPI, porque estes ajudam a promover a prevenção. Em conformidade com a NR 6!
Quem deve fazer o Curso NR 6 EPI
Conforme a NR 6, é obrigatório para os profissionais que utilizam EPI, porque estes necessitam ter conhecimentos do uso do EPI para prevenção de acidentes, doenças ocupacionais.
Validade: 2 anos
Objetivo
O Curso NR-10 Complementar SEP (Sistema Elétrico de Potência) da Norma Regulamentadora 10 é obrigatório para trabalhadores que são expostos diretamente à Alta Tensão (AT). Todos os profissionais que trabalham em áreas de alta voltagem (1000 volts) que tenham feito o básico de NR-10.
Quem deve fazer o Curso NR 10 SEP
O Curso NR 10 SEP Complementar, conforme a NR 10, é obrigatório para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com Alta Tensão (AT) dentro do SEP.
Validade 2 anos
NR 10 SEP formação 40 h (só semipresencial ou presencial), sendo o treinamento teórico geral EAD, ficando o saldo para a prática e para os itens específicos, conforme a NR 10 SEP.
NR 10 SEP Reciclagem: 20 horas ou 8 horas (só semipresencial ou presencial), se for híbrido semipresencial fica 4 horas para a prática e ítens específicos
Reciclagem do Curso NR 10 SEP
A NR 10 não estabelece a carga horária e conteúdo do treinamento de reciclagem, ficando a critério da empresa essa definição.
Objetivo
O Curso NR 10 Seguranca em Eletricidade Básico tem como objetivo a segurança dos profissionais conforme o ítem 10.1.1 Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Quem deve fazer o Curso NR 10 Seguranca em Eletricidade Básico
O Curso NR 10 Segurança em Eletricidade, conforme a NR 10, é obrigatório para trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
Carga horária do Curso NR 10 Segurança em Eletricidade Básico 40 horas.
Validade
O certificado do curso tem validade de 2 anos.
Objetivo
O curso tem como objetivo capacitar e ou reciclar os participantes a operar de forma segura e eficiente a Empilhadeira no modelo contrabalançada a combustão (gás, gasolina ou elétrica).
Carga horária: 16 horas
Conteúdo
Legislação aplicável para empilhadeira;
Empilhadeiras;
Componentes da empilhadeira;
Estabilidade da empilhadeira;
Controles e instrumentos da empilhadeira;
Partes e conjuntos internos da empilhadeira;
Dispositivos auxiliares para empilhadeira;
Noções de manutenção da empilhadeira;
Segurança na operação da empilhadeira;
Operação da Empilhadeira.
Referências Normativas
NR-11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais;
NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção;
NR-06 -Equipamento de Proteção Individual – EPI;
ABNT NBR 11893 – Componentes da alimentação de motores alternativos de combustão interna por gás liquefeito de petróleo, para uso exclusivo em empilhadeiras;
ABNT NBR 12146 – Alimentação de motores alternativos de combustão interna por gás liquefeito de petróleo, para uso exclusivo em empilhadeiras;
ABNT NBR 13365 – Recipientes transportáveis de aço para 16 kg e 20 kg de gás liquefeito de petróleo, para uso em empilhadeiras e equipamentos similares;
ABNT NBR 13523 – Central de gás liquefeito de petróleo – GLP.
Objetivo
A Norma Regulamentadora NR 11, estabelecida pelo Ministério do Trabalho, tem como objetivo principal assegurar a integridade física dos trabalhadores envolvidos na operação de equipamentos de transporte, elevação e movimentação de cargas.
Capacitação
A norma exige que os trabalhadores que operam equipamentos de movimentação de cargas sejam devidamente capacitados e treinados. Isso inclui conhecimento sobre técnicas de operação, normas de segurança, identificação de riscos e medidas de prevenção.
Inspeção e Manutenção
Equipamentos devem passar por inspeções regulares, com registro das verificações realizadas. Manutenções preventivas e corretivas são fundamentais para garantir o funcionamento seguro dos equipamentos.
Sinalização
É obrigatório o uso de sinalização adequada nas áreas de movimentação de cargas, alertando os trabalhadores e visitantes sobre os perigos envolvidos e as medidas de segurança a serem adotadas.
Cargas Excessivas
A norma estabelece limites de carga para cada tipo de equipamento, levando em consideração fatores como capacidade de carga e equilíbrio. O não cumprimento desses limites pode comprometer a estabilidade dos equipamentos e aumentar os riscos de acidentes.
EPIs
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados devem ser fornecidos aos trabalhadores, incluindo capacetes, luvas, cintos de segurança e outros dispositivos conforme a necessidade.
Treinamento Contínuo
A NR 11 destaca a importância de treinamentos contínuos para os trabalhadores, a fim de atualizá-los sobre as últimas práticas de segurança e regulamentos.
Objetivo
objetivo é promover a capacitação e a segurança de profissionais que utilizam Plataformas de Trabalho em suas atividades ligadas a acesso à altura, abordando conteúdos e práticas relacionados com operações e procedimentos para reconhecimento, análise e percepção de risco e desenvolver capacidades para o manuseio do equipamento PEMT – Plataforma elevatória manual de Trabalho, seguindo procedimentos, normas e legislação técnica: de segurança, saúde e meio ambiente. (antiga nomenclatura PTA).
Carga horária: 8 horas.
Objetivo
Quem utiliza máquinas e equipamentos no trabalho deve reconhecer a importância de seguir as orientações da NR 12, norma regulamentadora que contém medidas de segurança para garantir o bem-estar dos trabalhadores.
Quem deve fazer o Curso NR 12 Segurança em Máquinas e Equipamentos
Curso NR 12 Segurança em Máquinas e Equipamentos, conforme a NR 12, é obrigatório para os profissionais que operam máquinas.
Carga horária do Curso NR 12
A NR 12 deixa a carga horária para o empregador definir, pois cada tipo de máquina possui características próprias.
Validade
Reciclagem
12.16.8 Deve ser realizada capacitação para reciclagem do trabalhador sempre que ocorrerem modificações significativas nas instalações e na operação de máquinas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho, que impliquem em novos riscos.
12.16.8.1 O conteúdo programático da capacitação para reciclagem deve atender às necessidades da situação que a motivou, com carga horária mínima, definida pelo empregador e dentro da jornada de trabalho.
Objetivo
objetivo principal a normatização da boa prática do trabalho com segurança, no respeito ao trabalhador da indústria da construção, na preservação da vida saudável no trabalho.
Quem deve fazer o curso?
Curso NR 18 Segurança no Trabalho na Construção Civil, conforme a NR 18, é obrigatório para os profissionais que trabalham na construção civil. Indicado para estudantes e profissionais interessados em segurança do trabalho; programa 5s, NR12, NR10, etc.
Carga horária do Curso NR 18
4 horas
Validade
2 anos
Objetivo
O objetivo do Curso Capacitação Segurança NR 18 Nivelamento, Montagem, Operação e Desmontagem de Balancim é capacitar profissionais que utilizarão esses equipamentos com o intuito de prepará-los para operar o equipamento com proficiência, visando a qualidade do serviço e principalmente a Segurança e Saúde de todos os envolvidos nessas atividades.
Participantes sem experiência:
Carga horária mínima = 40 horas/aula
Participantes com experiência:
Carga horária mínima = 16 horas/aula
Atualização (Reciclagem):
Carga horária mínima = 08 horas/aula
A reciclagem é anual com 8h.
Objetivo
Capacitar os participantes para prevenção em acidentes na montagem, operação e desmontagem de andaimes, para atender os requisitos mínimos de segurança, previstos no item 18.15 NR-18 e NBR 6494-Segurança em Andaimes.
Objetivo
O curso de Rigger sinaleiro tem a finalidade de explanar aos profissionais e estudantes da área conteúdos que forneçam conhecimento e aprimoramento de suas principais características, tais como: introdução a movimentação de cargas, estropos, eslingas e lingadas, montagem e instalação, sinalização manual para movimentação de cargas (NBR 11463), amarração de cargas, segurança, procedimentos e precauções.
Carga horária: 08 horas.
Validade: 01 Ano.
Reciclagem: Anual.
Carga horária (Reciclagem): 04 horas.
Tipo de aula: Presencial / Teórica / Prática.
Objetivo
O Curso NR 20 Saúde e Segurança com Inflamáveis e Combustíveis ensina segurança do trabalho para trabalhadores, que realizam serviços nas atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, porque há necessidade de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Quem deve fazer o Curso NR 20 Inflamáveis e Combustíveis
O Curso NR 20 Inflamáveis e Combustíveis, conforme a NR 20, é obrigatório para os profissionais que atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, poraue o risco é grande.
Validade
O certificado do curso tem validade de 2 anos.
Reciclagem ou atualização
Após o curso de formação, a reciclagem deve ser feita a cada 2 anos conforme a NR 20 Saúde e Segurança com Inflamáveis e Combustíveis segundo cada curso, com carga horária de 4 horas.
Objetivo
O Curso NR 33 Saúde e Segurança nos Trabalhos em Espaços Confinados tem como objetivo, ensinar os procedimentos de segurança obrigatórios para trabalhos em espaços confinados, porque estes ajudam a promover a prevenção.
Quem deve fazer o Curso NR 33 Espaço Confinado
Conforme a NR 33, é obrigatório para os profissionais que adentram espaços confinados, porque estes necessitam ter conhecimentos para prevenção de acidentes, doenças ocupacionais.
ANEXO III CAPACITAÇÃO: CARGA HORÁRIA, PERIODICIDADE E CONTEÚDO CURSO NR 33 ESPAÇO CONFINADO
Treinamento para supervisor de entrada, vigia, trabalhador autorizado.
1 Carga horária e periodicidade
1.1 A carga horária e a periodicidade das capacitações dos supervisores de entrada, vigias, trabalhadores autorizados e equipe de emergência e salvamento devem seguir o disposto no
Quadro I deste Anexo.
1.2 A carga horária da parte prática do treinamento inicial e periódico dos supervisores de entrada, vigias, trabalhadores autorizados e equipe de emergência e salvamento deve ser de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da carga horária prevista no Quadro I deste Anexo.
Carga horária dos Cursos NR 33 Espaço Confinado para Supervisor, vigia e trabalhador autorizado
De acordo com o item 1.2 do Anexo III, os cursos previstos na NR 33 obrigatoriamente precisam conter no mínimo 50% de carga horária prática, tanto para o treinamento inicial como para o periódico. Dessa forma, para atender a NR 33 esses cursos não podem ser totalmente EAD. Sendo indicado o formato semi-presencial.
Curso NR 33 híbrido VT 16 horas: 12 h EAD + 4 horas práticas.
Treinamento NR 33 presencial VT 16 horas: todo presencial.
Capacitação NR 33 reciclagem híbrido 8 h: 4 h EAD + 4 prática.
Curso NR 33 reciclagem presencial 8 h: todo presencial.
Treinamento NR 33 Supervisor 40 h híbrido: 32 h EAD + 4 h prático.
Capacitação NR 33 Supervisor 40 h presencial:
validade 1 ano
Objetivo
O Curso NR 35 Trabalho em Altura ensina segurança do trabalho em altura para trabalhadores, que realizam serviços a mais de 2 metros de altura.
Quem deve fazer o Curso NR 35 Trabalho em Altura
O Curso NR 35 Trabalho em Altura, conforme a NR 35, é obrigatório para os profissionais que realizam tarefas a mais de 2 metros de altura, onde haja risco de queda.
Validade 2 anos.
Carga horaria 8 horas
Curso NR 35 Trabalho em Altura 8 h híbrido: 4 EAD + 4 prático.
Curso NR 35 Trabalho em Altura 8 h presencial:
Reciclagem ou atualização
Após o curso de formação de 8 horas, a reciclagem deve ser feita a cada 2 anos conforme a NR 35 Trabalho em Altura. Conforme o empregador, pode ser um curso de 8 horas ou mais. Normalmente é um curso de 8 horas, portanto compacto e caba em um dia letivo.