Foi a votação de Jaime Pasqualini mais parecida com a de Milton Hobus do que a de José Thomé?
Foi a votação de Jaime Pasqualini mais parecida com a de Milton Hobus do que a de José Thomé?
Bom dia, boa tarde, boa noite. Atualizado em Novembro de 2023.
por Gregório Unbehaun Leal da Silva
Vimos nas análises anteriores que a direita tradicional teve uma mudança significativa de base de voto na cidade de Rio do Sul. (Quais análises? Essa, essa aqui e essa também).
Parte da explicação parece estar na mudança do perfil dos adversários. Analisar padrões de votação de Milton Hobus e comparar às de Jaime Pasqualini e José Thomé é uma tarefa relevante para compreender esse fenômeno. É válido frisar que Jaime foi o último dos principais adversários da coalização miltista.
No que concerne a renda, a votação de Pasqualini tem relação mais parecida com a de Hobus do que a de Thomé. Ou seja, tanto em Pasqualini em 2020, quanto Hobus em 2004 a votação é maior nos bairros ricos. Em Thomé 2020, a votação é maior nos mais pobres.
A votação de Hobus em 2004 teve efeito positivo na de Pasqualini. O modelo de regressão estima que a cada um por cento a mais em Hobus, Pasqualini receberia 0,37% a mais. É importante frisar que diante dos dados que dispomos não temos como afirmar com certeza que há uma relação causal, o que se pode dizer aqui é que há uma relação a ser melhor investigada. Com certeza os candidatos dispõem de meios para confirmar ou não esses apontamentos.
Repetimos o mesmo modelo para Thomé 2020 e notamos que não há efeito (sem asterisco em laranja).
Já o quadrado preto repete a informação de 0.37 mencionada acima.
Em suma, parece haver uma semelhança maior da votação de Hobus em 2004 à de Pasqualini do que a de Thomé em 2020.
Veja também: Thomé venceu em 2020 mesmo perdendo no Bairro Centro
Os dois graficos mostram o quanto se basear na votação de Hobus em 2004 acertaria as votações nos bairros de Thomé e Pasqualini. Notamos que nas de Pasqualini seriam muito mais certeiras, só ver que os pontinhos do gráfico da esquerda estão muito mais próximos da linha do que no gráfico da direita.
Compare em especial, os models 2 dos dois gráficos, sem a "ajuda" do tamanho populacional, aí fica mais clara a pertinência de que os votos de Pasqualini são mais parecidos com os de Hobus do que os de Thomé
veja também: História eleitoral de Rio do Sul
Mais dados sobre comparação Hobus/Pasqualini? - clique aqui