Nesse pequeno texto, vamos comparar a votação em votos válidos de Bolsonaro nos primeiros turnos de 2018 e 2022 nas 28 cidades da microrregião do Alto Vale .
Vemos que Bolsonaro de 2022 teve maior votação do que em 2018 em 6 das 28 cidades da Região. Considerando cada cidade como uma unidade de análise a média da diferença (Bolsonaro 2022-Bolsonaro2018) foi de -2.06 %.
Os dados de seções eleitorais, mais confiáveis, ainda não constam unificadas no TSE. Logo, trabalhei com a cidade como unidade de análise. Portanto, tenha em mente que o que vem a seguir é muito mais curiosidade do qualquer outra coisa.
A análise que se segue é dividida em duas partes:
Determinantes da diferença
Bolsonaro 2018
A título de curiosidade vamos tentar entender o que explica a diferença de uma eleição para outra.
Vamos tentar ver se há alguma relação entre tamanho da cidade e % de área rural para a cidade ter reduzido ou aumentando a votação em 2022.
Verificamos com simples testes de correlação os 2 atributos:
A primeira coisa a olhar é o ‘p.value’, tem que ser menor que 0.05 para ter alguma significância estatística. Ao olhar o gráfico acima concluímos que o tamanho da população da cidade não é estatisticamente significativo a 95% de confiança para explicar a diferença entre 2022 e 2018.
A segunda coisa é o valor de ‘cor’, se é positivo indica relação positiva, se negativo indica relação negativa. Quanto mais perto de -1 mais negativo, quanto mais perto de 1 mais positivo. Nosso valor indica que há relação negativa, ou seja quanto maior a cidade menor a diferença, mas essa não é forte (só 0.10).
A linha de tendência converge com o sinal de ‘cor’. Quanto maior o valor, mais acentuada será a linha
A distância das cidades em relação à linha denotam como tamanho da cidade é pouco explicativo para a diferença 2022-2018.
A % de área rural do município é um fator que explica melhor a diferença 2022-2018 do que o atributo anterior. Passa no teste de ‘p-value’(menor que 0.05) e tem valor mais distante de 0 (0.42). Prevemos que uma maior população torna mais provável ter maior diferença nas votações de Bolsonaro. Incluir mais cidades (ou analisar por seções) tornaria possível perceber se essa é uma característica do Alto Vale ou do Brasil. Outro fato a ser mencionado, é que várias cidades ficaram distantes da linha de tendência, portanto, nosso achado deve ser olhado com bastante cautela.
Outro teste de correlação que dá pra fazer é entre o Bolsonaro de 2018 e o de 2022:
Há uma forte correlação entre as votações de 2022 e de 2018. Ou seja, onde Bolsonaro foi bem em 2018 é um bom indicativo de onde foi bem em 2022.Essa forte relação já era esperada, porque encontramos a mesma coisa quando, em outros momentos, comparamos a votação de Aécio Neves 2014 e Bolsonaro 2018.
Com uma técnica de regressão é possível prever o efeito de Bolsonaro 18 em Bolsonaro 22. Com base nessa técnica, previmos (para as 28 cidades) que cada 1% em 2018 prevê 0,72% em 2022.
Caso queira ver como chegue nesses resultados e ter acesso ao banco de dados entre em contato!
Analisar características específicas das cidades pode ser um caminho interessante para aquela conversa de bar. Aqueles que residem nessas cidades podem também entender melhor por que Bolsonaro foi melhor ou pior do que o esperado nessas cidades.
Cumpre relembrar que dados de seções eleitorais, mais confiáveis, não foram analisados. Portanto, aqui se tem apenas uma pobre primeira aproximação.
Veja também: