As opiniões de brasileiros que votaram em Bolsonaro são diferentes dos que não votaram no ex-capitão? É isso que esse curto explora
O que vem abaixo são alguns dados de minha tese de doutorado em andamento, são achados exploratórios. Servem para ilustrar os primeiros achados. obs- até Agosto de 2022
Foram criados três índices via Teoria de Resposta ao Item(TRI). Não ocuparei muito o leitor com detalhes técnicos. Mas foram criados com base em um questionário feito à uma amostra representativa de brasileiros em Novembro de 2019, um conjunto de questões, entre elas quem votou em 2018 para presidente. Algumas delas passaram por um tratamento estatístico e se gerou uma redução(com TRI) que permitiu vislumbrar três posições típicas dos brasileiros.
Punitivista = refere-se a posições favoráveis a Lava-Jato, prisão de Lula justa e defesa da punibilidade dos crimes.
Conservador = contempla 6 questões. Aquelas que pesam mais (a técnica do TRI pesa esse fator), são questões como ser contrário ao aborto, e ao casamento gay, ensino de valores cristãos na escola.
Pró - Mercado = junção de duas questões que enfatizam a posição a favor da iniciativa privada em detrimento do estado.
Clivagens são divisões profundamente arraigadas na sociedade. Uma explicação mais aprofundada do termo - pra quem estiver mais interessado na parte mais teórica - pode ser obtida nesse link
obs - as medidas de punitivismo, conservadorismo e posição pró-mercado foram normalizadas de 0 a 1 para facilitar a interpretação. Quanto mais perto do 1 mais punitivista, conservador e pró-mercado. Mais perto do zero, ocorre o oposto.
As três posições mostram-se propensas ao voto em Bolsonaro (confrontado com o voto em outro, nulo, branco, não sabe e não lembra). Vê isso claramente na imagem abaixo. No entanto, até aqui não se inseriram controles referentes a variáveis de natureza indentitária (como gênero, escolaridade, raça)
As caixas contém a distribuição dos respondentes ao longo dos três indíces. O símbolo |-| refere-se ao intervalo de confiança das médias, caso não se toquem é possível dizer que são diferentes.
Nos três casos, nota-se que as médias são diferentes. Ou seja, bolsonaristas são mais punitivistas, conservadores e pró-mercado. A distribuição difere mais claramente nos dois primeiros casos, em especial na escala de punitivismo.
Para ampliar a qualidade da informações aplicamos a técnica de regressão logística que testa os três índices como explicativos do voto controlado por variáveis individuais.
Ao inserir essa exigência, a posição pró-mercado perde capacidade explicativa, ou seja não é possível diferenciar bolsonaristas e não bolsonaristas com segurança nesse quesito. As demais escalas seguem significantes. Abaixo verificamos uma delas mensurando os efeitos da mesma sobre as probabilidades de se declarar eleitor de Bolsonaro.
RECOMENDADO:
MUITO MASSA: O gráfico das bolinhas: https://threadreaderapp.com/thread/1620071880190484481.html
Leia também, a segunda parte com dados do Brasil: https://twitter.com/gregoprof/status/1620413650438856705
Nota-se que a elevação em posições punitivistas aumenta as chances da pessoa ter votado em Bolsonaro. E não é só isso que é possível vislumbrar. Em uma hipotética situação de alguém fortemente punitivista, estima-se que a chance de votar é de 59% (intervalo de confiança entre 46 e 70% - retângulo rosa). Já no caso de alguém ter marcado a opinião menos punitivista em todas as questões que compõe essa escala, (ou seja, zero em punitivista) espera-se somente 10% de chance de votar em Bolsonaro (intervalo de confiança entre 6 e 15% - retângulo verde).
Mais análises são possíveis à luz dos achados com variáveis individuais como gênero, localidade, religiosidade, educação, cor, região. É o que veremos a seguir
Duas coisas se depreendem dessa primeira imagem:
1- Maior presença em cultos, aumenta visão conservadora.
2-Bolsonaristas são mais conservadores em 4 dos grupos acima mencionados (+ de uma vez por semana, 1 vez por semana, Raro e Nunca) e nos outros 2 não são estatisticamente diferentes.
Bolsonaristas são mais conservadores nos 4 grupos. Ressalta-se os bolsonaristas descrentes. Esses são os que tem maior diferença dentro dos de mesma predileção religiosa não-bolsonaristas.
Esses respondentes são mais conservadores até que os que os não-bolsonaristas religiosos.
Quanto mais velho, mais conservador? Depende, se for eleitor de Bolsonaro, isso não procede.
Esses jovens (16-35) conservadores são mais conservadores que não-bolsonaristas de 51 a 65 anos.
O punitivismo parece ter um espalhamento homogêneo na maior parte das clivagens sociais. Uma exceção parece ser a cor. Brancos são mais punitivistas. Será por que sofrem menos na ação policial?
Por outro lado, parece haver uma clara associação entre a avaliação do governo e essa visão punitivista:
Cada elevação na avaliação do governo de Jair Bolsonaro em novembro de 2019, elevava a opinião punitivista. Nada tão claro se dava nas outras duas escalas.
A população é dividida em 10 faixas de escolaridade que vai do 1 (analfabeto) ao 10 (pró-graduação completa). Parece que há um leve aumento a medidas que a escolaridade sobe.
Regiões brasileiras e escala de punitivismo e conservadorismo.
Parece haver todo um arcabouço próprio no que concerne as regiões do Brasil:
O Nordeste é pouco punitivista e muito conservador
O Centro-Oeste e o Norte tem como característica elevado punitivismo e conservadorismo.
O Sudeste e o Sul são caracterizados de moderado punitivismo e menor conservadorismo.
A localidade e o gênero também tem suas características:
A mulher parece ser menos punitivista, menos conservadora e menos pró-mercado. (Falamos mais sobre mulheres e conservadorismo aqui)
Já o habitante da área rural tende ser mais conservador.
Entretanto, o não punitivismo feminino é reduzido quando se leva em consideração o voto de 2018.
Ou seja, mulheres bolsonaristas são mais punitivistas que homens não-bolsonaristas.
Fiz uma análise complementar nas minhas redes: (ainda em desenvolvimento)
Muitas outras são as possibilidades dadas pelos dados, até agora foi possível mostrar apenas um aperitivo.
Veja mais curtas análises nesse link
Veja também>
Mulheres são mais conservadoras que homens?
Valores liberais nos costumes e auto localização na escala direita-esquerda
Petistas x Antipetistas e valores liberais