Grupo de Pesquisa em Engenharia do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Rio de Janeiro
O Grupo de Engenharia do Conhecimento (GRECO) surgiu em 2007 da fusão de outros dois grupos de pesquisa, DatAware e CHORD, o primeiro com foco em integração de informações e o segundo com foco em suporte por computador ao trabalho cooperativo e gestão do conhecimento.
Em 2020, com seu crescimento e diversificação das pesquisas de seus membros, o grupo novamente se reestruturou, permanecendo uma parte sob a liderança da Profa. Maria Luiza Machado Campos e criando-se outros dois grupos de pesquisa, o grupo CORES e o grupo ICE (Interação, Colaboração, Ergonomia).
Nos últimos anos, o grupo tem concentrado suas pesquisas nos diversos aspectos da Engenharia do Conhecimento, onde ontologias e outros mecanismos de organização e representação do conhecimento ocupam papel central. Nas investigações conduzidas nesta temática, o grupo tem mantido estreita colaboração com pesquisadores de outras instituições e áreas do conhecimento, em especial com pesquisadores da Ciência da Informação e Bioinformatas, trabalhando diversos aspectos associados à gestão e interoperabilidade de dados, recuperação de informações, e à construção e reuso de ontologias, com aplicações nas áreas de genômica comparativa, biologia de sistemas, prontuários médicos, sistemas de controle e apoio a emergências, web semântica, dados abertos, dentre outras.
Interoperabilidade de Dados, Web Semântica e Dados Interligados, Modelagem Conceitual e Engenharia de Ontologias, Recuperação de Informação, Gestão da Informação, Sistemas de Recomendação