História do grupo
Inicialmente, o grupo de games foi criado em 2017 a partir da iniciativa do professor Diego Fiori e do coordenador Marcus Vinícius Ataíde para geração de um grupo de desenvolvimento de jogos digitais com amparo nas disciplinas vistas na graduação.
Este grupo inicialmente serviu de modelo para os Trabalhos de conclusão de curso dos alunos Raphael G. Zapacosta, Mateus Rodaelli Gaiotto e Gabriel Rasxid.
No início de 2018 o curso de Engenharia de Computação da FHO realizou uma reformulação de grade curricular incluindo a disciplina de Introdução à Jogos Digitais como disciplina obrigatória no 5º período. Ao ministrar a disciplina o professor responsável na época Mauricio Acconcia Dias, notou uma demanda por um grupo de desenvolvimento de jogos. Sabendo da existência do grupo de jogos nasceu a ideia de criar uma turma paralela ao grupo de jogos e verificar o interesse real dos alunos.
Ao marcar a primeira reunião 31 alunos compareceram e o grupo inicial foi formado juntamente com o professor Tiago Remédio. Em seguida, em uma reunião com o professor Diego Fiori, decidiu-se juntar todos os alunos e remodelar o antigo grupo de jogos. Assim nasceu o GRAFHO.
O nome do grupo remete inicialmente à estrutura de dados grafo que é amplamente utilizada para modelagem de problemas computacionais. Como é padrão incluir o nome da instituição nos grupos de pesquisa, por sugestão dos alunos surgiu o nome GRAFHO – Game Research Academy FHO (traduzindo, Academia de Pesquisa em Jogos da FHO). Nos primeiros meses diversas atividades foram realizadas e os alunos que se identificaram com o grupo e puderam realizar as tarefas foram selecionados para o time atual.