Fale com um de nossos consultores!
Clique em uma pergunta:
Por ser uma modalidade de compra inteligente, planejada e o melhor, com as mesmas vantagens de uma compra avista.
Os lances ofertados e contemplados reduz o valor das parcelas ou o prazo vigente em contrato para quitação.
Gera rendimentos.
Menos burocrático para fazer e faturar.
O crédito após ser contemplado, pode ser usado para compra de um bem ou um conjunto de bens.
Após contemplar o seu crédito imobiliário. você terá total liberdade de escolha na hora de comprar seu imóvel sendo ele, imóvel urbano Ex: (Casa, apartamento, sobrado, pontos comercias...) ou imóvel rural Ex: (Terrenos, sítios, chácaras, lotes, fazendas, casa na praia...) além de que, com o crédito imobiliário, você também poderá usar o seu crédito para construir, reformar ou ampliar o seu imóvel.
Após contemplar o seu crédito para autos, você pode comprar o seu tão sonhado veículo sendo ele, moto, carro nacional ou importado, veículos pesados como Vans, ônibus ou caminhões sendo ele de marcas nacionais ou importadas, novo ou seminovo.
Após contemplar um crédito para serviços, você pode usa lo para montar do zero o ampliar o seu próprio negócio, pode ser usado para eventos como casamentos, formaturas ou até mesmo para você fazer sua tão sonhada viagem.
Tem três formas de você contemplar o seu consórcio, a primeira é através de sorteio, onde você pode contemplar sua carta de crédito aleatoriamente a partir do primeira assembleia até a última quitando parcelas que cabem no seu bolso.
Outra forma de contemplar o seu consórcio é através de lance, este que você oferta de forma verbal uma antecipação de parcelas nas assembleias, os lances tem a finalidade de antecipar sua contemplação sem depender de sorteio ou aguardar o prazo do grupo terminar para você ser contemplado, os lances são contemplados de acordo com o saldo do grupo que você participa e contemplam os maiores ofertados, podendo ser contemplado vários clientes por assembleia.
A terceira maneira de você contemplar seu consórcio é pagando suas parcelas até o final.
Resumindo, quando você investe seu dinheiro e se planeja em adquirir um bem através de um consórcio, a administradora que você contratou irá contempla-lo dentro do prazo estipulado em contrato através de sorteio, lance ou quando seu grupo finalizar o prazo.
O consórcio é uma modalidade de compra que tem sido muito utilizada, principalmente devido ao fato de não sofrer a incidência de juros, contudo, como em todos os setores que envolvem transações financeiras, golpes podem ocorrer. Por isso, é importante saber que infelizmente há fraude em consórcio e quais são as mais comuns.
Todo o processo de compra através de um consórcio é gerenciado por uma administradora que vai formar o grupo, definir o valor das parcelas e a duração do pagamento.
Lembrando que o consorciado vai ganhar a carta de crédito por meio de um sorteio ou de lances, é assim que ela ficará disponibilizada para você adquirir um bem.
Quais são os golpes mais comuns
Golpe da carta de crédito contemplada
A venda de uma carta já contemplada é uma operação autorizada, mas que deve ser feita com muito cuidado. Alguns golpistas oferecem cartas de crédito já contempladas através de anúncios na internet ou jornais por exemplo.
A vítima é levada a acreditar que, pagando uma comissão, vai entrar em um consórcio já sorteado, saindo com a carta em mãos para adquirir o bem. Depois de receber supostos documentos que comprovariam o sorteio, faz o pagamento da taxa de transferência e mais tarde, descobre que foi enganada.
Como não cair no golpe da carta de crédito contemplada?
Bem, a venda de um consórcio contemplado pode ser realizada apenas com a autorização do titular da cota que não vê mais necessidade em usar o crédito porém, antes de adquirir um consórcio contemplado, entre em contato com a administradora que comercializou a cota para o atual titular para verificar se realmente essa carta está contemplada, verifique também com a administradora quais taxas você terá que pagar para transferir e utilizar o crédito contemplado.
Faça um consórcio e realize a viagem dos seus sonhos!
Golpe do contemplou, quitou!
Ser contemplado em um consórcio não significa que você estará isento do pagamento das parcelas restantes. Por isso, anúncios de consórcio que dizem que, após ser contemplado, a dívida é quitada, são uma cilada para atrair o consumidor para o grupo.
Para não cair nesse tipo de golpe, só adquira cotas de administradoras autorizadas pelo Banco Central. Essa medida reduz as chances de você ser enganado.
Consórcio inexistente ou não autorizado
Outro golpe é a venda de consórcios que não estão autorizados a funcionar ou que não existem. Alguns golpistas criam empresas de fachada para vender supostas cotas e depois somem com o dinheiro dos investidores.
Para não cair no golpe do consórcio inexistente ou não autorizado, analise a relação de administradoras autorizadas pelo Banco Central a funcionar.
Não caia na conversa de vendedor que promete que sua cota será contemplada por sorteio ou lance em determinada data, pois é normal no consórcio que haja uma demora de vários meses para que todos os participantes sejam contemplados.
Sua contemplação poderá ocorrer de 3 formas quando você entra em um grupo de consórcio, através de sorteio mensal, através de oferta de lances nas assembleias, este que possibilita que sua cota seja contemplada antecipadamente porém, também não existe garantia que seu lance contemple sua cota em uma determinada data, pois esse tipo de contemplação depende de alguns fatores como, consorciado deverá estar em dias com o pagamento de suas parcelas e a oferta do seu lance terá que fazer parte dos lances vencedores de determinada assembleia. A outra forma de contemplação da sua cota de consórcio é quando o grupo em que você está participando termina o prazo de pagamento das parcelas.
Quais as dicas para evitá-los?
Como você pode evitar ser vítima de fraudes em consórcio? Em primeiro lugar, é reunir informações para averiguar se realmente a administradora está autorizada pelo BACEN a comercializar cotas de consórcio.
Consumidores mais detalhistas podem inclusive fazer uma pesquisa sobre o balanço das administradoras. O Google vai trazer o resultado, com isso você vai ter a informação sobre a saúde financeira empresa do consórcio.
Além disso, o consumidor também pode consultar os órgãos de defesa do consumidor e sites como o “Reclame aqui”, a fim de reunir informações sobre a idoneidade da administradora.
Vale lembrar também que não se pode acreditar quando há uma oferta muito vantajosa em relação ao mercado. Por exemplo: oferta de carta de crédito sem necessidade de comprovação de renda, sem consulta ao serviço de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC.
É necessário desconfiar de ofertas como essas quando se fala em financiamento, consórcio ou qualquer modalidade para aquisição de um bem, pois essas exigências são informações padrão, ou seja, é o mínimo exigido por qualquer instituição.
Contratos: leia até o final
A partir de uma leitura atenta do contrato, confirme se tudo que foi dito pelo vendedor como regras de contemplação, valor das parcelas e funcionamento do sorteio ou do lance estão no contrato de adesão.
Atente se principalmente aos seguintes tópicos:
Valor do crédito contratado;
Taxas praticadas pela administradora;
Regras de contemplação por sorteio ou lance;
Atualização de crédito;
Dados pessoais como telefone, endereço e e-mail.
Esses cinco pontos são fundamentais para evitar surpresas na adesão.
Muitas vezes o que acontece não é má fé, e sim despreparo de quem está vendendo o consórcio. Dessa forma, a leitura atenta do contrato ajuda a evitar equívocos.
O que levar em consideração ao contratar um consórcio?
Entrar em um consórcio é uma decisão extremamente inteligente para quem faz porém, é uma decisão que deve ser tomada com muita cautela.
É fundamental que você saiba se realmente a representante de vendas está realmente cadastrada e autorizada pela administradora em que você está entrando é confiável e cadastrada, pois trata-se de uma parceria que pode durar muitos anos e na maioria das vezes, representa a realização de um sonho.
Então, antes de colocar o seu sonho nas mãos de uma empresa, é imprescindível que você a conheça melhor.
Nesse momento, a pesquisa é a melhor forma de evitar várias fraudes que infelizmente têm ocorrido nesse setor.
Antes de dar o primeiro passo, é preciso verificar se a administradora é autorizada pelo Banco Central, afinal, ele é o órgão que fiscaliza todos os consórcios do Brasil.
Para descobrir essa informação é muito simples, você só vai precisar acessar o site do BC.
O consórcio é uma das formas de aquisição de bens e de serviços mais populares. No entanto, também existe fraude em consórcio. Por isso, é necessário tomar certos cuidados para não ter prejuízos e sair em desvantagem no processo.
Por mais cuidados que sejam tomados, em alguns casos o golpe acaba acontecendo, o que é bem ruim, diante de todo o transtorno (financeiro e emocional) causado por situações do tipo. Mas como lidar com esses problemas e tentar reverter, ou pelo menos minimizar, o estrago causado pela fraude?
Se você perceber que alguma coisa não está indo bem, o primeiro passo será entrar em contato com a administradora responsável e informar o ocorrido.
Faça isso pelos canais de atendimento, anotando sempre o número de protocolo. Se a questão não se resolver, o estágio seguinte será acionar o Banco Central ou os órgãos de defesa do consumidor, como o PROCON.
Dependendo do tamanho do problema, provavelmente será necessário acionar a justiça para fazer valer seus direitos e reaver as quantias envolvidas no golpe.
Pensando nisso, durante todo o processo, acumule o maior número possível de evidências por escrito, que servirão de prova de que você foi a vítima. Dessa forma, todo o trâmite se torna um pouco menos complicado.
As fraudes envolvendo consórcio não significa que essa modalidade não seja uma forma segura de aplicar o seu dinheiro.
Considerando as dicas apontadas aqui, você vai fechar um bom negócio!
E aí, ficou interessado e quer investir em um consórcio para adquirir o seu bem?
Então aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo!