Mestrado Profissional:


O Mestrado Profissional (MP) é voltado para a capacitação de profissionais, em diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. O diploma também credencia o estudante a seguir a carreira acadêmica.


 (Fonte: UFF).

Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial/UFF 


Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial/UFF http://mpea.uff.br/



Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil/UFF 

A faculdade de Medicina, da Universidade Federal Fluminense, possui em um dos seus cursos Stricto Sensu, o curso de Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil cujo Objetivo é a formação de profissionais altamente qualificados capazes de atender, particularmente nas áreas mais diretamente vinculadas ao mundo do trabalho e ao sistema produtivo, acompanhando a demanda de profissionais altamente qualificados, é a meta da Universidade Federal Fluminense, e isso tem sido possível através do aperfeiçoamento sólido que deve se seguir à especialização, proporcionando oportunidades na área de gestão e docência, especialmente em áreas de demanda latente por formação de recursos humanos em cursos de pós-graduação stricto sensu com vistas ao desenvolvimento socioeconômico e cultural do país, como consideradas na portaria normativa nº 7 de 28 de dezembro de 2009, do Ministério da Educação.

 

Além do mais, a necessidade de se capacitar e treinar pesquisadores e profissionais destinados a aumentar o potencial interno na geração, difusão e utilização de conhecimentos científicos, mormente a aqueles que estão concluindo seus cursos de especialização em nível de Residência Médica, estreitando as relações entre as universidades e o setor produtivo.

A proposta alavancada pela citada portaria normativa do MEC, que estabelece um caráter profissionalizante junto ao mestrado, é motivadora e coaduna com as potencialidades institucionais de se preparar o profissional para desenvolver e/ou influenciar as metas a serem alcançadas pelo sistema de saúde, tanto público quanto privado.

►Área de concentração:

►Saúde da Mulher e da Gestante;

A área de concentração Saúde da Mulher e da Gestante engloba as especialidades de ginecologia e obstetrícia e congrega linhas de pesquisa de interesse coletivo e norteia o desenvolvimento de projetos clínicos e experimentais. Estes projetos possibilitam a incorporação de diversas ferramentas biotecnológicas com aplicação na produção do conhecimento científico e tecnológico na área da saúde da mulher. Nesta área de concentração também estão incluídas linhas de pesquisa que visam o diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis e neoplasias ligadas à ginecologia.

 

Também o acompanhamento detalhado de gestações por meio de rastreamento de cromossopatias (através de métodos biofísicos e bioquímicos), aconselhamento genético, propedêutica biofísica e procedimentos invasivos, visando prevenir, diagnosticar e tratar o feto, caracterizando um conjunto de ações que busca promover a saúde deste.

 

►Atenção Integrada à Saúde da Mulher e da Criança;

A área de concentração Atenção Integrada à Saúde da Mulher e da Criança está dirigida aos profissionais da área de saúde, de um modo geral, com o objetivo de formar profissionais capazes de implantar e investigar, nas várias áreas biomédicas, problemas relativos à prevenção e manutenção da saúde da criança e do adolescente, e da mulher e da gestante, orientados por profissionais ligados às melhores práticas no setor de saúde, tanto no setor público quanto privado, e que se interessem pela docência.

                                                                                                                                                                                                             

(Fonte: UFF).


Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil/UFF http://www.mesmip.uff.br/