Nem todos conseguem obter o resultado desejado, mas, certamente, aqueles que fazem o planejamento e controle financeiro adequado terão mais probabilidades de sucesso.
(HOJI, 2018, p.1)
Nem todos conseguem obter o resultado desejado, mas, certamente, aqueles que fazem o planejamento e controle financeiro adequado terão mais probabilidades de sucesso.
(HOJI, 2018, p.1)
Em qualquer atividade humana, planejar consiste basicamente em lançar um olhar organizado para o futuro, visando atingir determinado objetivo.
Na Gonçalves Assessoria acreditamos que os modelos de planejamento voltados apenas para objetivos econômicos e financeiros estão superados.
A sustentabilidade se tornou uma importante questão que também precisa ser tratada pelo planejamento, na perspectiva de manter uma boa imagem das organizações em mercados competitivos, no plano para aquisição de algum bem, na construção de um local adequado ao ambiente de trabalho, dentre todas as perspectivas agradáveis e harmoniosas para o conforto no dia a dia.
Atualmente, planejar é uma ação fundamental para que as empresas possam enfrentar o aumento da concorrência e as mudanças tecnológicas, políticas, econômicas, culturais, etc... que ocorrem cada vez com maior rapidez e com maior abrangência multinacional.
Claramente, planejar é, também, se atualizar. Quem está à frente de um planejamento pode tentar prever qualquer tipo de variável negativa, mas, mesmo com todas as analise possíveis, ainda temos a do microambiente.
Essa analise nos mostra que nada está diretamente ligado ao nosso controle. No entanto, com uma boa visão, podemos perceber as oportunidades e as ameaças que advém do ambiente externo. Nessas horas que conseguimos distinguir nossas fortalezas e nossas fraquezas, que vão nos ajudar muito a ter um controle eficiente das nossas tarefas e missões.
Maravilha, mas o que um bom planejamento tem a ver com controle financeiro?
Vejamos;
O planejamento e controle financeiro são um conjunto de práticas e técnicas utilizadas pelas empresas para gerenciar suas finanças. O objetivo é garantir que a empresa tenha recursos financeiros suficientes para atingir seus objetivos e se manter saudável financeiramente.
O planejamento financeiro é o processo de estabelecer metas financeiras para a empresa, identificando suas receitas, despesas e investimentos necessários. O objetivo é criar um plano para a gestão dos recursos financeiros da empresa, estabelecendo estratégias para atingir os objetivos financeiros e gerenciar os riscos financeiros.
O controle financeiro, por sua vez, é o processo de monitorar e avaliar a gestão financeira da empresa, comparando as metas financeiras estabelecidas com os resultados obtidos, identificando desvios e tomando medidas para corrigi-los. O objetivo é garantir que a empresa esteja seguindo o planejamento financeiro estabelecido, evitando gastos desnecessários e gerenciando os recursos financeiros de forma eficaz.
Contudo, podemos dizer que essas duas práticas nasceram uma para a outra. Podemos ter um bom resultado com uma delas, e um crescimento fora da curva se utilizarmos ambas na medida correta, tudo bem monitorado e encaixado para alcançar nossos objetivos.
Manter tudo isso alinhado não é uma tarefa fácil, mas gratificante de ver o resultado.
O que queremos é garantir um olhar sempre para o futuro, pensando nas melhores condições, em uma boa liquidez de caixa, em inovações e adequações. Garantir transparência em todas as áreas da corporação, para que assim, todos os ramos estejam voltados para o crescimento continuo e duradouro.
Estaremos sempre à disposição para ajuda-lo da melhor maneira possível.
Esperamos ter uma parceria de longa data, e que tenhamos muito sucesso.
Entre em contato e vamos começar essa parceria!