Antes de tudo, vamos diferenciar um Autônomo e um Profissional Liberal?
O profissional liberal tem formação técnica em determinado ramo / área do conhecimento, que pode ser obtida pela graduação ou curso técnico. Ele é registrado em um conselho de classe ou ordem – como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pode trabalhar como pessoa física com vínculo trabalhista ou autônomo.
Já o autônomo se dedica a uma atividade de maneira independente, sem precisar de formação acadêmica ou técnica na área nem registro em órgão de classe.
Além disso, o autônomo não trabalha com vínculo empregatício sob o regime da CLT, já que presta o serviço de forma livre, podendo atuar em diversos segmentos.
O profissional autônomo pode ou não ter uma qualificação profissional. No entanto, como trabalha de forma livre, podendo oferecer o seu serviço para diversos segmentos, não possui um vínculo empregatício.
Já o profissional liberal precisa ter uma formação universitária ou técnica. Atuando na área, pode ser empregado em uma ou mais empresas ou trabalhar por conta própria, por isso também é considerado autônomo.
Importante ressaltar que o exercício como autônomo de profissões regulamentadas precisa seguir as mesmas regras do profissional liberal, portanto, nesses casos não há diferença.
Sabemos que é muito comum na vida de um empreendedor, autônomo ou profissional liberal, ter que se desdobrar para cuidar não só de seus clientes, mas também de todas as rotinas financeiras, contábeis e administrativas necessárias para garantir uma boa gestão do seu negócio. É por esse motivo que existimos! Trazendo novas soluções, visando ajudar os profissionais a ganharem mais tempo e garantir a boa gestão do seu negócio.
Quando vende o seu trabalho como profissional liberal, a maior parte dos tributos que se paga é referente aos serviços prestados. Nesse caso, devem ser pagos o Imposto de Renda, como pessoa física ou jurídica, INSS, PIS e ISS.
A maior parte da carga tributária está ligada à renda e previdência. O autônomo também precisa contribuir com o INSS e ISS. Caso o profissional seja uma pessoa jurídica, também existe o pagamento de impostos, como Cofins, PIS e CSLL.
Em um cenário em que o tempo se torna uma variável das mais relevantes, o profissional liberal e o autônomo não podem deixar de avaliar a possibilidade de ter suporte profissional na gestão das suas rotinas financeiras, administrativas e contábeis. Muito além da entrega das demonstrações contábeis, estamos dispostos a realizar um serviço direcionado e completo, para que o profissional possa atuar de maneira integral ao seu negócio.
Estaremos sempre à disposição para ajuda-lo da melhor maneira possível.
Esperamos ter uma parceria de longa data, e que tenhamos muito sucesso.
Entre em contato e vamos começar essa parceria!