GMF deposita sua segunda patente em menos de 2 anos, com a produção de materiais visando a saúde pública

  17/07/24  15:11 

O Grupo de Materiais Fotônicos, liderado pelo professor Dr. Jorge Fernando Silva de Menezes, fez o depósito de sua mais nova patente, intitulada: Obtenção dos complexos de coordenação de Európio (Eu³⁺) e Térbio (Tb³⁺) combinados com ligantes β-dicetonatos, sulfóxidos, fármacos e naftoquinonas com finalidade ansiolítica". O trabalho foi desenvolvido em colaboração com os professores: Dr. Hélcio Silva dos Santos (Universidade Estadual do Vale do Acaraú), Dr. Aluísio Marques da Fonseca (UNILAB), Dra. Maria Kueirislene Amâncio Ferreira (UECE), Dra. Jane Eire Silva Alencar de Menezes (UECE), Dr. Emmanuel Silva Marinho (UECE) e o mestrando Andrei Marcelino Sá Pires Silva (PPGQUIM/UESC), orientado pelo prof. Dr. Jorge Fernando Silva de Menezes.

No século atual, a ansiedade emergiu como uma preocupação significativa de saúde mental, afetando pessoas de todas as idades e origens. Em um mundo cada vez mais conectado e acelerado, as pressões sociais, econômicas e tecnológicas contribuem para um aumento nos níveis de ansiedade. Indivíduos enfrentam constantes expectativas de desempenho, mudanças rápidas e incertezas que podem sobrecarregar os recursos psicológicos e emocionais. Neste ínterim, o Grupo de Materiais Fotônicos produziu e caracterizou nove compostos de coordenação que, segundo os dados publicados na patente, possuem atividade ansiolítica acentuada, o que os elege como potenciais materiais do tipo smart materials para o combate do "mal do século".

Estudante do curso de Licenciatura em Química tem trabalho premiado no IX Encontro de Química da Bahia

  28/08/23  19:54 

A bolsista de iniciação científica do CNPq Michely Santos Piropo, discente do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de professores da UFRB, teve o seu trabalho, Síntese de filme polimérico luminescente via reciclagem de Poliestireno (PS) combinado com complexo tipo [Eu(TTA) 3 .(2H 2 O)] , premiado na categoria poster no na categoria poster no IX Encontro de Química da Bahia, o evento foi realizado de 22-25 de setembro de 2023, sediado na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). 

Segundo o orientador do trabalho, o professor Jorge Fernando Silva de Menezes, os resultados iniciais obtidos são promissores e referem-se à avaliação da viabilidade de produzir filmes finos através da reciclagem, a aderência do filme nos vidros e a sua transparência, assim como a interação entre o dopante e a matriz polimérica de PS, foi constatada com a comparação do espectro de emissão de ambos. Os resultados apontam para o design de protótipo eficaz e que poderá ser usado como dispositivo molecular conversor de luz eficaz que poderá ser usado no design das chamadas janela inteligentes.

Fonte: Portal UFRB

Grupo de pesquisa de Materiais Fotônicos (GMF) publica livro em inglês.

  05/06/23  19:32 

O livro entitlulado: Europium Complex Combined with Naphtoquinone Lapachol – Synthesis,Caracterization and Pedagogical Proposal For Teaching, publicado pela editora Eliva Press, é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Andrei Marcelino Sá Pires Silva no curso de Licenciatura em Química,  orientado pelo prof. Dr. Jorge Fernando Silva de Menezes do Grupo de pesquisa de Materiais Fotônicos (GMF) do Centro de Formação de Professores da UFRB.

Atualmente, Andrei é mestrando em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGQUIM/UESC).

Fonte: Portal UFRB

Ex-integrante do GMF defende tese de doutorado em programa de pós-graduação da UFPE

  25/10/22  14:15 

Dr. Rodrigo Galvão dos Santos, ex-integrante do Grupo de Materiais Fotônicos, defende tese de doutorado em Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Pernambuco. O título da tese: "RARE-EARTH-DOPED YTTRIA NANOPARTICLES AS TEMPERATURE SENSORS FOR WHISPERING-GALLERY-MODE RESONATORS".

Integrantes do Grupo de Materiais Fotônicos recebem Prêmio Inventor UFRB 2022

  25/10/22  14:15 

O líder do Grupo de Materiais Fotônicos (GMF), Prof. Dr. Jorge Fernando Silva de Menezes, juntamente com Andrei Marcelino, aluno de Iniciação Científica, recebeu na última sexta-feira, dia 21/10/2022, o Prêmio Inventor UFRB 2022, pelo depósito da patente intitulada "MARCADOR LUMINESCENTE PARA DETECÇÃO DE ADULTERAÇÃO EM ETANOL COMBUSTÍVEL E GASOLINA E PROCESSO DE OBTENÇÃO". O Prêmio é um incentivo da PPGCI aos pesquisadores autores de Patentes, Programas de Computador e Desenho Industrial responsáveis por pedidos de proteção de titularidade da UFRB junto ao INPI. Em discurso de aceite do prêmio, o Prof. Dr. Jorge Fernando, principal autor da patente, ao expressar sua felicidade com o feito, diz: "Obrigado. vamos acreditar sim, não vamos desmotivar ninguém. Sabe por que? Porque é isso: Sim à ciência! Sem isso, não dá. Não dá. Eu me emociono de mais... por isso. Porque eu também nunca ganhei nada. Pra quem nunca ganhou, a gente tá ganhando tanta coisa aqui (fazendo ciência na universidade pública federal)... Feliz de mais. Gratidão por todos vocês.". Também fazem parte da premiação os pesquisadores Dr. Rodrigo Galvão dos Santos e Msc. Sidnel Souza Nascimento, que não estiveram presentes na solenidade.

Grupo de Materiais Fotônicos marca presença no RECONCITEC 2022

  25/10/22  10:25 

O Grupo de Materiais Fotônicos (GMF) foi representado pelos alunos Andrei Marcelino (IC) e Julya Monteiro (IC) da oitava edição da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (RECONCITEC), realizada na sede da UFRB, em Cruz das Almas-BA. Os alunos apresentaram trabalhos na modalidade pôster, cujos títulos são, respectivamente "DOCKING MOLECULAR DE COMPLEXOS FOTOLUMINESCENTES A BASE DE ÍONS Eu3+ PARA MONITORAMENTO DA COVID-19" de autoria de Andrei Marcelino e Jorge Fernando e "DESIGN DE NOVOS MATERIAIS LUMINESCENTES A BASE DE Eu3+ E Tb3+ VIA DOCKING MOLECULAR PARA USO EM PROTÓTIPOS DE CÉLULAS FOTOVOLTÁICAS DE BAIXO CUSTO" de autoria de Julya Monteiro, Jorge Fernando e Aluísio Marques.

Grupo de Materiais Fotônicos faz depósito de patente

  10/08/22  16:25 

O Grupo de Materiais Fotônicos (GMF) realizou o depósito da patente intitulada "MARCADOR LUMINESCENTE PARA DETECÇÃO DE ADULTERAÇÃO EM ETANOL COMBUSTÍVEL E GASOLINA E PROCESSO DE OBTENÇÃO". A patente é categorizada com natureza de Patente de Invenção (PI), e configura-se como o ápice dos trabalhos do GMF em síntese de complexos fotoluminescentes de lantanídeos (notadamente Európio e Térbio) com aplicação em detecção de adulteração em combustíveis, a saber, gasolina comum, gasolina aditivada e etanol combustível. Jorge Fernando Silva de Menezes, principal autor da patente e líder do Grupo, ao expressar sua felicidade com o feito, diz: "É com muito orgulho que comunico que após 12 anos de trabalho temos o depósito de nossa primeira patente! Gratidão e muito trabalho. Viva a ciência, viva a Química!".

Estudante da UFRB é premiado por pesquisa na 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

  09/06/22  14:56 

O estudante do curso de graduação em Química, Andrei Marcelino Sá Pires Silva, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi premiado pelo trabalho “Design de um novo material conversor de luz a base de Eu3+ combinado com o ligante natural lapachol e (EuDBM)3.2H2O”, no principal evento de Química do Brasil e um dos maiores da América Latina - 45a Reunião Anual da Sociedade de Química - realizado em Maceió (AL).

Estudante de Iniciação Científica do Grupo de Materiais Fotônicos, Andrei Silva foi orientado pelo professor doutor Jorge Fernando Silva de Menezes, e apresentou o trabalho em sessão oral da área de Materiais (MAT), no último dia 01 de junho.

Na sessão sobre a área de Materiais foram aceitos 108 trabalhos, dos quais 18 foram indicados para apresentação oral e três foram premiados – um deles é o trabalho de Andrei, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O trabalho de Andrei busca usar materiais de baixo custo (serragem de ipê), na formação de um novo material (EuDBM)3.2H2O, que terá suas propriedades farmacológicas testada em uma nova etapa da pesquisa científica. A novidade do trabalho é a combinação de um material de baixo custo (o lapachol) com sistema a base de lantanídeos com a possibilidade de resposta farmacológica como um fungicida ou marcador antitumoral.

O orientador, professor Jorge Fernando, disse que “a premiação de Andrei enche de orgulho a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em especial, o Centro de Formação de Professores (CFP), em tempo de retomada dos eventos científicos”, destaca.

A premiação do estudante foi a indicação como melhor trabalho o que garantiu a Andrei como incentivo, um livro na área de luminescência de lantanídeos, ofertado pelo autor principal do livro.

Fonte: Portal UFRB

Aprovação do Projeto Universal CNPq "Desenvolvimento de nanomateriais para sensores luminescentes"

  12/04/22  16:50 

O objetivo principal deste projeto é a produção de nanopartículas de óxidos e fluoretos, estudo das propriedades básicas e desenvolvimento de aplicações de telas cintiladoras híbridas, nano-sondas para imagens biológicas, nanotermômetros e nanopigmentos para aproveitamento eficiente de energia solar. A execução combinará as expertises dos pesquisadores da UFS, IFSE e UFRB (Prof.Dr.Jorge Fernando Silva de Menezes e a Prof.Dra. Suellen Maria Valeriano Morais, ambos integrantes do Grupo de Pesquisa de Materiais Fotônicos -  GMF )  em diversas áreas de especialidades e obter dessa forma produtos que possam trazer avanços reais para a tecnologia nacional.

Indicação ao 19º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2021

  14/02/22  14:09 

O Grupo de Materiais Fotônicos foi indicado ao prêmio Destaque na Iniciação Científica do CNPq, que está em sua 19ª edição, premiando projetos de pesquisa de cunho científico e tecnológico   com apelo  à sustentabilidade e inovação nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

Nessa edição, o projeto intitulado "Design de células fotovoltaicas de filmes flexíveis orgânicos luminescentes a base de Eu3+: inovação x sustentabilidade", desenvolvido pelo Grupo de Materiais Fotônicos, sediado no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi indicado ao prêmio na categoria PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), cujo bolsista responsável é o Geovane Moraes Malta, orientado pelo Prof. Dr. Jorge Fernando Silva de Menezes.

Trabalho do Grupo de Materiais Fotônicos é aprovado para apresentação no maior evento de Química do Brasil

  12/11/21 I 17:42 

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), maior evento de cunho científico no segmento de Química do Brasil e um dos maiores da América Latina está em sua 44ª edição, realizada virtualmente devido às complicações causadas pela pandemia da Covid-19, que inviabiliza o encontro presencial.

O Grupo de Materiais Fotônicos da UFRB (GMF-UFRB) está mais uma vez marcando presença na RASBQ, com trabalho submetido e aprovado, com o título "Design e docking molecular de novo material fotoluminescente à base de Eu3+ combinado com o fármaco Nitazoxanida", feito em parceria com pesquisadores da USP Ribeirão Preto, UFS e UNILAB.

O trabalho será apresentado no modelo vídeo-poster, e tantos quantos quiserem estão convidados a assistir gratuitamente por link a ser disponibilizado. Posteriormente, iremos disponibilizar no canal do YouTube do GMF.

Jorge Fernando, líder do Grupo de Materiais Fotônicos, figura no top 20 de melhores pesquisadores da UFRB

  13/10/21 I 08:21 

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve 30 pesquisadores citados entre os mais influentes segundo o ranking internacional AD Scientific Index 2021.

O AD Scientific Index é sistema que fornece avaliações de periódicos e universidades que, por meio da combinação de diferentes índices e bancos de dados, mede o desempenho de produção dos cientistas e o impacto de seus estudos nos respectivos campos de pesquisa. As informações compiladas para o ranking refletem tanto a performance dos últimos cinco anos quanto a de toda a carreira e compõem lista com os cientistas mais bem posicionados em 11 regiões diferentes do mundo: África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Liga Árabe, EECA, BRICS, USAN e COMESA. A edição 2021 do AD Scientific Index reune um total de 708.552 cientistas de 206 países, vinculados a 13.536 universidades e instituições de pesquisa.

Os 30 pesquisadores e pesquisadoras da UFRB relacionados no AD Scientific Index 2021 somam um total de 27.743 citações ao longo de suas carreiras, sendo 15.453 nos últimos cinco anos. Entre os pesquisadores da UFRB mencionados na lista, encontra-se o professor Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, que figura na lista “10 mil cientistas top da América Latina” e 29 outros pesquisadores e pesquisadoras que aparecem entre os 30 mil mais citados do Brasil e entre os 42 mil mais citados da América Latina

Fonte: Portal da UFRB.

Pesquisa da UFRB e Unilab foi capa de revista internacional sobre "Identificação e tratamento da COVID-19"

 06/07/2021 | 10:52 

UFRB e UNILAB publicam estudo sobre identificação e tratamento da COVID-19

05/07/21 | 11:22