Quem somos?

O Grupo de Trabalho Internacional para a Reativação Econômica (GITRE) liderado pelo Sistema B, nasceu como resultado da crise gerada a partir da pandemia COVID-19, que nos coloca diante do enorme desafio de reativar a atividade econômica na América Latina. Isso precisa ser feito de forma inclusiva, equitativa e regenerativa, com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) delineados na Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU).


O GITRE é formado por profissionais de toda a América Latina que trabalham para apoiar as lideranças políticas na gestão do desenho e implementação de políticas e iniciativas em busca da reativação econômica, que se propõe a direcionar os esforços do mercado para uma relação virtuosa entre o econômico, esferas ambientais e sociais.



A busca por uma mudança no paradigma empresarial:


Para que mais empresas, pessoas e instituições se comprometam a aumentar seu impacto socioambiental positivo, precisamos conectar o mundo público ao privado. Precisamos promover políticas públicas e envolver mais pessoas que queiram viabilizar essa mudança na economia. Por isso, o Sistema B promove desde 2014, por meio da comunidade de Advogados B (hoje Rede Latino-Americana de Advogados de Impacto), estudos e discussões em torno das questões jurídicas mais relevantes para a mudança nas regras do jogo na esfera econômica - Nova economia corporativa: do desenvolvimento da linguagem jurídica das empresas B à promoção de mudanças nas regulamentações ou práticas de mercado.


O RLAI foi construído a partir do conhecimento desenvolvido em conjunto com o Sistema B através dos grupos locais de Advogados B dos diferentes países da região, que, por exemplo, puderam apresentar projetos de lei para o reconhecimento de Sociedades de Benefício e Interesse Coletivo, e em em cada país, eles redigiram a linguagem jurídica das Empresas B


Sobre a Cúpula de Liderança Pública da América Latina

para a Reativação Econômica de Triplo Impacto

Nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2021, foi realizada pela primeira vez a Cúpula de Liderança Pública da América Latina para a Reativação Econômica de Triplo Impacto, organizada pelo Sistema B, CAF, IDRC, PNUD e SEGIB.


O objetivo da Cúpula foi gerar um espaço de divulgação das novas economias como novo horizonte da opinião política coletiva e colocar a economia -macro e micro- a serviço de soluções sociais e ambientais de grande escala.


Por meio de palestras técnicas inspiradoras e com grupos de trabalho sobre: ​​Sociedades BIC, Compras Públicas de Triplo Impacto e Estruturas Institucionais para Investimentos e Negócios de Impacto, este encontro procuro formar um conceito visionário e concreto, promovendo diálogos francos e de primeira mão, a fim de compartilhar os existentes e propostas inovadoras das Novas Economias.


Participaram altos funcionários e líderes importantes da região comprometidos com as novas economias; assim como de assessores com experiências comprovadas em economia de triplo impacto; e servidores públicos do Estado, aqueles que, por seu interesse pela política como ferramenta de transformação econômica para o triplo impacto, trabalharão e co-criarão as bases da Primeira Comunidade Latino-Americana de Protagonistas de Políticas Públicas Econômicas de Triplo Impacto.

três dias de encontro

materiais valiosos

TDR - Marco Institucional de Inversiones y Negocios de Impacto PT.docx
TDR - Terminos de Referencia de Compras Públicas de Triplo Impacto.docx
Terminos de Referencia do marco legal para Leis BIC - Sociedades de Benefício e Interesse Colectivo.docx

DIRIGE

COM O APOIO DE

ESPALHAR