GINCANA BÍBLICA ER & MR BAHIA é um evento que ocorrerá de forma online para toda a Bahia com o propósito de promover a integração entre as organizações: Embaixadores do Rei e Mensageiras do Rei. Através das competições, promoveremos o incentivo para que as Organizações Missionárias estejam empenhadas no Estudo da Bíblia.

Será um evento promovido pela Gerência de Educação Cristã da Convenção Batista Baiana, Departamento Convencional de Embaixadores do Rei da Bahia, Coordenação de Mensageiras do Rei da Bahia, além do apoio da União Missionária de Homens Batistas da Bahia e da União Feminina Missionária Batista da Bahia. O evento será realizado durante o mês de junho de 2021.

CONSIDERAÇÕES GERAIS:

Poderão participar do evento todos os Embaixadores do Rei e Mensageiras do Rei das Igrejas Batistas de todo Estado da Bahia, com as idades correspondentes:

  • Junior: Até 11 anos

  • Adolescente: 12 a 14 anos

  • Juvenil: 15 a 17 anos


DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


1 - DA ELEGIBILIDADE

1.1 - Poderão participar da GINCANA todas as Organizações Missionárias (ER & MR) que previamente realizarem suas inscrições;

2 - INSCRIÇÕES

2.1 - As inscrições deverão ser feitas globalmente, através das Organizações Missionárias (ER & MR), pelos seus líderes através de formulário eletrônico que será disponibilizado pela Banca Organizadora da Gincana Bíblica ER & MR Bahia;

3 - DATA DE INSCRIÇÃO

3.1 - Cada igreja deverá inscrever suas organizações até o dia 31 de maio de 2021 as 23:59, impreterivelmente, através do formulário de inscrição disponibilizado no site da Gincana Bíblica ER e MR Bahia (https://cutt.ly/gincanabiblicaonlinebahiaER-MR);

4 - DAS ETAPAS

A Gincana será composta de três fases:

4.1 - 1ª Fase - Seletiva Igreja Local: Nesta fase, todos Embaixadores e Mensageiras do Rei participam! As provas serão disponibilizadas através do site da Gincana Bíblica Online ER & MR Bahia. Os líderes de cada organização deverão selecionar para a fase 2 aqueles ERs e MRs que obtiveram maior pontuação dentro de sua categoria.

4.2 - 2ª Fase - Seletiva Associacional: Nesta fase, os Conselheiros de ERs e Orientadoras de MRs irão inscrever os participantes que tiveram a melhor pontuação na fase 1, através do formulário de inscrição da fase 2, disponibilizado no site a partir do dia 07 de junho de 2021 até o dia 12 de junho de 2021. Cada Igreja poderá participar inscrevendo os ERs e MRs da seguinte forma:

01 (um) ER e 01 (uma) MR Júnior - Até 11 anos;

01 (um) ER e 01 (uma) MR Adolescente - 12 a 14 anos;

01 (um) ER e 01 (uma) MR Juvenil - 15 a 17 anos;


OBS: As provas da fase 2 serão realizadas pela bancada organizadora da Gincana Bíblica Online Estadual de ER & MR. Serão selecionados os ERs e MRs que obtiverem a maior pontuação em sua respectiva categoria e em caso de empate será aplicado os critérios descritos no item 5.1.7.

4.3 - 3ª Fase - Seletiva Estadual: Nesta fase, serão selecionados os ERs e MRs que obtiveram maior pontuação na fase 2. Os ganhadores da fase 3 serão da seguinte maneira:

1º/2º/3º Lugar ER e 1º/2º/3º Lugar MR - Categoria Junior

1º/2º/3º Lugar ER e 1º/2º/3º Lugar MR - Categoria Adolescente

1º/2º/3º Lugar ER e 1º/2º/3º Lugar MR - Categoria Juvenil


PARÁGRAFO ÚNICO


Cada líder deverá inscrever o ER vencedor e a MR vencedora da 1ª fase em suas respectivas categorias nas fases seguintes.


Não poderá se inscrever na Gincana o Embaixador ou Mensageira do Rei com 18 anos.

EXCETO o participante que completar 18 anos a partir da data da prova da primeira fase, podendo participar normalmente, na categoria juvenil. Caso o fato ocorra antes do dia 06 de junho de 2021, estará impedido.


5- DA COMPETIÇÃO BÍBLICA


CATEGORIAS

Júnior - Até 11 anos

Livro de Marcos


Adolescente - 12 à 14 anos

Livro de Lucas


Juvenil - 15 à 17 anos

Livro de João


Cada ER e MR só poderá competir em sua respectiva categoria.


5.1 - DAS PROVAS


5.1.1 - Na fase 1, as provas estarão disponíveis para download através do site da Gincana Bíblica (https://cutt.ly/gincanabiblicaonlinebahiaER-MR) a partir do dia 04/06/2021 (Sexta-feira), para serem aplicadas pelos líderes dos ERs e MRs no dia 06/06/2021 (Domingo) às 15 horas. Nesta fase todos Embaixadores e Mensageiras do Rei participam, conforme especificado no item 4.1. A forma de aplicação nessa fase fica a critério dos líderes das Organizações, podendo ser realizada de forma online (recomendado pela Bancada Organizadora da Gincana) ou de maneira presencial para as Organizações que estão se reunindo seguindo os protocolos de segurança determinados pelos órgãos de saúde de sua região.


5.1.2 - Na fase 2 e 3, as provas serão aplicadas através do Google Forms pela Bancada Organizadora da Gincana, conforme especificados nos itens 4.2 e 4.3. Sendo a prova da fase 2 aplicada no dia 13/06/2021 às 15 horas e a prova da fase 3 no dia 20/06/2021 às 15 horas. O link de cada prova será disponibilizado durante a reunião online na plataforma Google Meet.;


5.1.3 - O encerramento da Gincana Bíblica ER & MR Bahia acontecerá de forma online no dia 10/07/2021 (Sábado) a partir das 17 horas, onde ocorrerá uma celebração juntamente com a divulgação dos resultados.


5.1.4 - Todas as provas nas três fases terão 20 (vinte) questões, sendo o vencedor (a), o ER/MR que obtiver maior pontuação,e em caso de empate será aplicado os critérios descritos no item 5.1.7.


5.1.5 - Todos aqueles que se inscreverem para a fase 2 e 3 receberão o link para participar da sala online através do seu email cadastrado no ato da inscrição, onde estarão dois monitores, que atuarão com poderes de fiscalização, preferencialmente 1 Conselheiro de ER e uma Orientadora de MR.


5.1.6 - As provas terão um tempo máximo de 30 minutos, sendo que o tempo utilizado será critério de desempate.


5.1.7 - Os critérios de desempate serão:

  1. menor tempo de execução da prova;

  2. maior posto/etapa;

  3. idade (mais velho);


5.1.8 - As provas serão de múltipla escolha e compostas de 20 questões e deverão ser realizadas sem consulta na internet, na Bíblia ou qualquer outra fonte de pesquisa.


5.1.9 – Serão disponibilizadas três opções de resposta (a, b, c) e apenas uma opção deverá ser assinalada.


6 - CRITÉRIOS DE DESCLASSIFICAÇÃO

6.1 - Confiamos plenamente na honestidade de cada participante e para monitorar qualquer conduta diferente dos nossos padrões, usaremos os critérios abaixo:

Desligar a câmera;

Ser flagrado em qualquer tipo de consulta;

Sair da sala por falha na conexão e não retornar em até 3 minutos.


7- DA PREMIAÇÃO (ER / MR)


7.1 - Categoria Junior:

1º Lugar - Medalha + Premiação Surpresa

2º Lugar - Medalha

3º Lugar - Medalha


7.2 - Categoria Adolescente:

1º Lugar - Medalha + Premiação Surpresa

2º Lugar - Medalha

3º Lugar - Medalha


7.3 - Categoria Juvenil:

1º Lugar - Medalha + Premiação Surpresa

2º Lugar - Medalha

3º Lugar - Medalha


8- DOS PARTICIPANTES DE OUTRAS CONVENÇÕES


8.1 - Como forma de incentivo à Leitura Bíblica, as Organizações Missionárias ER e MR de outras Convenções poderão participar da Gincana Bíblica Online ER e MR Bahia em caráter de convidados.


8.2 - Os participantes de outras Convenções não terão direito à premiação descrita no item 7 deste regulamento, uma vez que não estão elegíveis para participar da disputa, tendo a sua participação exclusivamente pedagógica. Entretanto, receberão menção honrosa pela participação na Gincana Bíblica Online ER e MR Bahia.


8.3 - Os participantes de outras Convenções poderão participar de qualquer fase da gincana, desde que seja realizado previamente a sua inscrição através do formulário online no site (https://cutt.ly/gincanabiblicaonlinebahiaER-MR).


DISPOSIÇÕES GERAIS


Se no decorrer da realização de qualquer prova houver qualquer suspeita fundada de irregularidade, ou ocorrer qualquer ato diverso deste regulamento, o prejudicado (a) pode apresentar um recurso, por escrito através do email da Gincana (ermrbahia@gmail.com), junto à Bancada Organizadora da Gincana, no prazo de até 15 minutos através dos seus líderes. Após a identificação da referida irregularidade, informando antes a Coordenação da Gincana, se acatado o referido recurso pela Banca Organizadora da Gincana, a prova, objeto do recurso, ficará suspensa até que seja dado parecer pela Banca Organizadora da Gincana, que será deferido ou indeferido o recurso.


Qualquer ato não contextualizado neste regulamento será tratado por ATO DE GESTÃO emitido pela Banca Organizadora da Gincana. Entende-se por ATO DE GESTÃO as medidas que forem tomadas pela Banca Organizadora da Gincana, para esclarecimentos, corrigir erros e outras medidas que forem necessárias para o bom funcionamento do regulamento.