Ana Filipa Fonseca
Doutoranda do curso de Ciências da Linguagem (variante Linguística), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas (variante português-espanhol) e mestre em Linguística pela FLUP. Foi no mestrado que se especializou em Linguística Textual após ter apresentado a dissertação "A Reportagem de Divulgação Científica na revista Superinteressante: contributo para a caracterização do género". As suas áreas de investigação são a Linguística de Texto e a Semântica, tendo particular interesse no Discurso de Divulgação Científica e na Explicação.
Ana Sofia Carneiro Ferreira
Licenciou-se em 2017 em Estudos Portugueses e Lusófonos, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, em 2019, na mesma instituição, sob orientação do Professor Doutor Rui Sousa-Silva, prestou as provas de Mestrado em Linguística, com a apresentação da tese intitulada “Análise linguística forense das Fichas de Avaliação de Risco em situações de violência doméstica”. Em 2020, a tese de mestrado mereceu o Prémio APAV para Investigação. Em 2021, iniciou o 3º ciclo de estudos no Doutoramento em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e possui uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Ainda em 2021, iniciou a sua atividade como Professora Auxiliar Convidada para leccionar a unidade curricular de Introdução à Linguística Forense, na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.
Ana Sofia Meneses Silva
Doutoranda em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre em Português Língua Estrangeira pela mesma instituição. No seu projeto de tese, dedica-se à análise de chamadas para serviços de emergência, no âmbito da Linguística Forense, com aplicação da Pragmática e Análise do Discurso. É bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, assistente editorial da revista Language and Law/Linguagem e Direito e frenquenta ainda o Curso de Especialização em Linguística Forense.
Ana Sofia Pinto
É doutoranda do curso de Ciências da Linguagem – variante Linguística da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do protocolo entre a FCT e o Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP). É licenciada em Ciências da Linguagem e mestre em Linguística pela FLUP. No mestrado, apresentou a dissertação Marcadores de reformulação parafrásticos no género artigo científico. A sua principal área de interesse é a Linguística de Texto, na qual tem desenvolvido investigação em tópicos como a reformulação, os marcadores discursivos e o discurso académico. Atualmente, colabora como editora na ElingUP – Revista Eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto. É sócia da Associação Portuguesa de Linguística.
Andreia Catarina Vaz Warrot
Investigadora contratada pela Universidade do Porto - Centro de Linguística da Universidade do Porto desde fevereiro de 2019. Fez um pós-doutoramento em Linguística na Universidade do Porto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e um doutoramento em análise do discurso em Paris VIII em cotutela com a Universidade Nova de Lisboa, também financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde que ingressou no Centro de Linguística da Universidade do Porto, tem vindo a desenvolver a sua investigação em projetos relacionados com a deteção de preconceitos e discriminação de género em decisões judiciais e com o ensino-aprendizagem de Português Língua não materna.
Carlos Silva
Doutorado em Ciências da Linguagem pela FLUP, docente na mesma instituição e investigador do Centro de Linguística (Universidade do Porto, Portugal) e do Laboratório de Evolução da Linguagem (Universidade de Neuchâtel, Suíça). Sua área de especialização é a fonologia dos crioulos de base portuguesa. Seus interesses de investigação são a tipologia fonológica, a variação linguística e a fonologia teórica. Criador de três bases de dados lexicais e fonológicas: CreoPhon, PtLanka e GuinéLex.
Enio Soares
Doutorando em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, bolseiro de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref. UI/BD/153393/2002) e mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Estuda as seguintes temáticas de investigação: Discurso Político em redes sociais, Análise do Discurso Digital e Democracia em contexto escolar.
Fábio Barcellos Granja
Estudante do 3.º ano da licenciatura em Ciências da Linguagem da Universidade do Porto e bolseiro de iniciação científica pela Fundação Calouste Gulbenkian. A sua investigação centra-se principalmente na linguística histórico-comparada e particularmente na fonologia histórica. Atualmente trabalha em projetos relacionados com crioulos de base portuguesa, línguas ibéricas e línguas indígenas do Brasil e de Moçambique. Os seus trabalhos anteriores tratam da variação semântica no Português Brasileiro e da dialetologia do Português Europeu.
Francisco Manta Rodrigues
Estudante do 3.º ano da Licenciatura em Ciências da Linguagem da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É membro da equipa editorial da revista elingUP, sendo responsável pela equipa de revisão de referências bibliográficas. Tem como principal área de investigação a sintaxe teórica e comparada, no quadro da gramática generativa, com interesse particular pela estrutura do sintagma nominal e por fenómenos de variação e contacto linguístico. Recentemente, interessou-se pelo estudo de línguas menorizadas e ameaçadas, em particular de línguas indígenas da América do Sul.
Gabriel Isola-Lanzoni
Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (FLP-FFLCH-USP), com bolsa de investigação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Atualmente, é editor associado do periódico Linha D'Água e membro da comissão editorial da REDIS: Revista de Estudos do Discurso. Desenvolve pesquisa na área de Divulgação Científica, Argumentação, Discurso e Multimodalidade, com foco em práticas digitais.
Glória Reis de Oliveira
Estudante do 3.º ano da licenciatura em Ciências da Linguagem da Universidade do Porto. Atualmente, é Editora Junior da revista ElingUP, faz anotação semântica no projeto Text2Story e tem desenvolvido investigações acerca da língua Tupi Antigo. Os principais interesses de investigação são: Fonologia, Linguística Computacional e o estudo de Línguas Indígenas do território brasileiro, em especial a família Tupi-Guarani.
Inês Cantante
Licenciada em Línguas e Estudos Editoriais, pela Universidade de Aveiro, continuou o seu percurso académico na área da Linguística, com um Mestrado concluído em 2018 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma tese subordinada ao tema “Sobre a Semântica de Adjetivos adverbiais modais em Português Europeu”. Encontra-se, atualmente, a frequentar o Doutoramento em Ciências da Linguagem, mantendo-se na vertente de Linguística. Apesar de a sua investigação se centrar na área da Semântica, realizou já vários trabalhos na interface entre a Semântica e outras áreas, como a Linguística de Texto, a Análise do Discurso e a Linguística Forense.
Isabella Todeschini
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista de doutorado sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna, análise dialógica do(s) discurso(s) e escritos do Círculo de Bakhtin.
Luís Trigo
Doutorado em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto - FLUP e investigador do CODA - Centro para as Humanidades Digitais e Inovação da FLUP e no CLUP - Centro de Linguística da Universidade do Porto. Nos últimos anos, tem desenvolvido investigação na área das Tecnologias da Linguagem Humana tanto na indústria como no meio académico (nomeadamente, LIAAD - Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão @ INESC TEC e LIACC - Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores @ FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto). Anteriormente, trabalhou por vários anos na edição e na gestão de marketing, lecionando ainda sobre tópicos de tecnologia e sociedade. Os seus principais interesses de investigação são Humanidades Digitais, Linguística Computacional, Inteligência Artificial, Recuperação de Informação e Análise e Visualização de Redes Sociais.
Marcela Faria
Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, frequenta o 3.º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem - Linguística, na FLUP, com bolsa de investigação atribuída pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e é também membro do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Atua na área de Humanidades (Línguas e Literaturas) com ênfase em Linguística e tem como principais interesses de estudo fenómenos relacionados com subáreas como a Pragmática e a Análise do Discurso.
Maria Luís Queirós
Bolseira de doutoramento (bolsa financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, com a referência 2021.04924.BD) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, depois de ter concluído o mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. As suas áreas de maior interesse são o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, integração de grupos em situação de vulnerabilidade e participação social e política de grupos em situação de vulnerabilidade.
Mariana Pinto
Mestre em Tradução e Serviços Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e licenciada em Relações Internacionais pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. A sua dissertação de Mestrado versa sobre a temática da linguagem inclusiva nos contextos de tradução e pós-edição para português europeu, analisando as estratégias e os constrangimentos à sua aplicação, bem como o seu potencial enquanto agente social e económico. Tem interesse nas áreas da Linguística e dos Estudos de Género.
Mariana Ribeiro
Professora assistente convidada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto das unidades curriculares de Fonética, Fonologia e Morfologia e Estruturas Fonológicas e Morfológicas do Português. Mestre em Linguística pela mesma instituição. É editora da Revista ElingUP e revisora linguística do Portal InfoCosméticos. Interessa-se pelos estudos da componente fonológica das línguas orais e também gestuais.
Miguel Correia
Professor assistente convidado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutorando em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário pela mesma instituição. Atualmente, é bolseiro de doutoramento no âmbito do protocolo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro de Linguística da Universidade do Porto. Dedica a sua investigação à área da Didática do português como língua materna.
Natalia Djajarahardja
Professora assistente convidada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutoranda em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre em Tradução e Serviços Linguísticos pela mesma instituição. Dedica a sua investigação às diferenças entre o português europeu e o português brasileiro aplicadas ao domínio da Tradução.
Rute Rebouças
Estudante do 3ª Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem, variante Linguística, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e bolseira de Investigação em Doutoramento no âmbito do protocolo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro de Linguística da Universidade do Porto (UI/BD/150976/2021). Mestre em Linguística (2019) e Licenciada em Ciências da Linguagem (2017) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É coeditora de um livro e de três separatas. A sua investigação é em Semântica, com particular enfoque no estudo do verbo ficar em Português Europeu e em questões de tempo, aspeto, modalidade e evidencialidade, mas também tem interesse em Linguística de Texto.
Tiago Marques
Mestrando em Linguística na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e licenciado em Ciências da Linguagem pela mesma instituição. Possui formação em computação, bem como gestão e análise de dados. Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de iniciação à investigação pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID). Desenvolve estudos na área da Análise Crítica do Discurso, com foco em discurso de ódio, identidade nacional e memória coletiva.
Vanessa Anachoreta
Doutora em Ciências da Linguagem pela Faculdade de Letras da Universidade de Porto; mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; especialista em Português como língua não materna pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; bacharel e licenciada em Letras: Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é investigadora do Centro de Linguística da Universidade do Porto e professora assistente convidada da Faculdade de Letras da Universidade de Porto. Desenvolve pesquisas nas áreas de Historiografia Linguística e História das Ideias Linguísticas com ênfase nos seguintes temas: Ensino de português para surdos, Processo de gramatização das línguas e Ensino de Português como língua não materna.
Violeta Amélia Alves de Magalhães
Licenciatura em Ciências da Linguagem e Mestrado em Linguística (Psicolinguística) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente frequenta o Doutoramento (3º Ciclo em Ciências da Linguagem) na mesma instituição. Tem publicado em revistas da especialidade e participado em encontros e conferências nacionais com contribuições em diversas áreas da Linguística. A sua principal área de interesse é a Psicolinguística. Assistente Convidada na ESE.
Viviane Maia da Costa
Doutoranda em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com bolsa de investigação no âmbito do protocolo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro de Linguística da Universidade do Porto. Mestre em Ciências da Linguagem e Bacharel em Letras: Português-Inglês-Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui vasta experiência na gestão de projetos académicos. Dedica-se à área da Linguística Aplicada, com destaque para a Linguística Forense e a Análise do Discurso.
Xinxin Shi
Doutoranda em Ciências da Linguagem na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Português Língua Segunda/Estrangeira pela mesma instituição. Atualmente, o seu tema principal de investigação corresponde às representações discursivas sobre a imigração nas redes sociais, no âmbito da Análise do Discurso e da Pragmática.
Zuo Qinren
Zuo Qinren é estudante do Curso de Doutoramento em Ciências da Linguagem e bolseiro do Centro de Linguística da Universidade do Porto. Autor do capítulo «Research on the Strategy Model of Portuguese Higher Education's Internationalization: The Example of the Erasmus Project Implementation», publicado na obra científica Observatório do Mundo Lusófono. Atualmente, dedica-se à investigação na área da anotação semântica, com especial enfoque nas notícias económicas e financeiras.