Prosas de Catalogação

Prosas de Catalogação é uma série de eventos promovidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GEPCat), fundado em 2008.

Em outubro de 2020, em meio à pandemia da Covid-19, e diante da reflexão que isso traz a todos, houve ponderação de alguns membros do GEPCat sobre o que foi construído pelo grupo ao longo destes 12 anos, e novo fôlego para a retomada de ações e realizações se instaurou.

Os eventos do Prosas de Catalogação visam compartilhar experiências de catalogadores, de pesquisadores e de docentes de catalogação, organização do conhecimento e representação da informação, aos alunos de graduação e demais interessados; popularizar as práticas, estudos e pesquisas de catalogação aos alunos de graduação; incrementar relações entre instituições de ensino de biblioteconomia; promover ações de integração entre graduação e pós-graduação; fortalecer relações entre universidade e comunidade; ampliar visibilidade do curso ao candidatos em processos seletivos de graduação; promover atualização profissional.

Eliane Mey

Iniciou seus estudos em Biblioteconomia no pioneiro Curso da Biblioteca Nacional, graduou-se pela Universidade de Brasília. Obteve o mestrado em Biblioteconomia e Documentação, Universidade de Brasília; o doutorado em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Trabalha e escreve principalmente sobre Teoria da Representação Bibliográfica, em especial sobre os seguintes temas: representação bibliográfica, Biblioteconomia, leitura, história das bibliotecas e catalogação.

Fernando Modesto

Docente/Pesquisador da Universidade de São Paulo – USP, no curso de Biblioteconomia e nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado acadêmicos), e Mestrado Profissional em Gestão da Informação. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Carlos III de Madrid, Espanha. Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP, São Paulo. Mestrado e Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, SP. Temas de interesse, estudo e pesquisa no contexto da catalogação descritiva, envolvem: Automação de Bibliotecas e Serviços de Informação; Dados vinculados (Linked Data), Dados Abertos (Open Data); Formatos Bibliográfico; Metadados; Repositórios Digitais; Software Livre; Mídias Sociais; Inteligência Artificial.

Zaira Zafalon

Docente e pesquisadora na área de Catalogação há 15 anos, atua na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2008, tendo sido docente também no Centro Universitário Assunção (UNIFAI). É vice-presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), na Gestão 2019-2022. Lidera o Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais e Inovação - GPTAI (UFSCar) e colabora com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GEPCat) desde sua fundação, em 2008. Foi premiada pela ANCIB, pelo Conselho Regional de Biblioteconomia - 8. Região e homenageada na Câmara Municipal de São Carlos/SP.


Slides utilizados: cliquei aqui!


ASSISTA NOVAMENTE AQUI!

Tiago Murakami

Graduado em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Bibliotecário de referência na Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP.


Acesse aqui o Canal do Tiago no Youtube


Slides utilizados: cliquei aqui!


ASSISTA NOVAMENTE AQUI!

Amanda Franco

O terceiro evento da série é organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e tem como convidada a bibliotecária Amanda Franco.

Amanda fez graduação em Biblioteconomia pela USP e pós em Gestão de Informação Digital pela FESPSP. Desde 2015 atua com documentação audiovisual. Sua primeira breve experiência foi em uma empresa desenvolvedora de software para gestão de arquivos audiovisuais e posteriormente em centro de documentação de TV.


Slides utilizados: cliquei aqui!




ASSISTA NOVAMENTE AQUI!

Luana Farias Sales

O segundo evento da série é organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e tem como convidada a pesquisadora Luana Farias Sales.

Luana é graduada em biblioteconomia pela UFF, mestre em Ciência da Informação pelo convênio UFF/IBICT e doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ. É Analista em C&T do MCTIC/IBICT, atua como docente no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ, coordena a Rede de Implementação do GO FAIR Brasil, exerce o cargo de Coordenadora Geral de Acesso e Difusão de Acervos do Arquivo Nacional, e é editora científica da Revista Acervo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação do Conhecimento e Recuperação de Informações, com interesse em tópicos ligados à Comunicação Científica, Tecnologia de Informação, Gestão do Conhecimento, e-Science, Curadoria digital; Dados de pesquisa, Bibliotecas cientificas, Biblioteca digital, Metadados, Repositórios, Sistemas CRIS, Objetos digitais, e Sistemas de Organização do Conhecimento, como vocabulários controlados, tesauros, taxonomias e ontologias.


Recomenda-se leitura prévia do capítulo 5:

SAYÃO, Luís Fernando; SALES, Luana Farias. Guia de Gestão de Dados de Pesquisa para Bibliotecários e Pesquisadores. Rio de Janeiro: CNEN, 2015. Disponível aqui. Acesso em: 15 maio 2021.



Slides utilizados: clique aqui!




ASSISTA NOVAMENTE AQUI!

Marina Macambyra

O primeiro evento da série é realizado em parceria com a Sociologia e Política - Escola de Humanidades e tem como convidada a bibliotecária Marina Macambyra.

Marina é formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e trabalha, desde 1982, na biblioteca dessa mesma Escola, atuando no tratamento da informação e nos serviços de referência. Sua principal área de atuação é a documentação audiovisual, tendo trabalhado na organização de coleções de filmes, imagens fixas e documentos musicais. Mantém um blog pessoal sobre documentação audiovisual: A Imagem, o Som, o Tempo. Colabora com o blog da Biblioteca da ECA e com o Bibliotecários Sem Fronteiras. Autora do Manual de catalogação de filmes da Biblioteca da ECA. Atualmente chefia o Serviço de Atendimento e Circulação da Biblioteca da ECA, onde coordena o programa de treinamentos.

Links indicados por Marina durante sua palestra:


- Manual de catalogação de filmes da Biblioteca da ECA- Manual da FIAF- Entrevista com Jean-Claude Bernardet (autoria no cinema)- Quadro para indexação de filmes (blog da Marina)- Base de dados Cena da Biblioteca da ECA (catálogo de filmes)- Internet Movie Database- Worldcat- Dedalus (banco de dados da USP)- A regra do jogo (post sobre problemas nas regras de catalogação de filmes – blog da Marina)- Aplicabilidade do padrão RDA para a representação de filmes (Prof.ª Dra. Cíntia Azevedo Lourenço) - Schema
Slides utilizados: clique aqui!
Contatos: Marina Macambyrahttp://diadegreve.blogspot.com.br/http://imagemfalada.wordpress.com/twitter.com/MarinaMacambyra

ASSISTA NOVAMENTE AQUI!