materiais indicados

Educação no Mundo do Trabalho: qualificação e competência

Mas o que é qualificação e competência para o trabalho?
A partir destas questões é que o autor reflete sobre os problemas, suas causas e consequências do processo educacional no mundo do trabalho. Este livro, resultado de sua tese de doutorado pela Universidade de Campinas, vem esclarecer a problemática sobre as políticas de qualificação no Brasil empreendidas desde o governo de Fernando Henrique Cardoso até o de Luiz Inácio "Lula" da Silva.
Para isso, Remi Castioni apresenta todo um arcabouço teórico e conceitual do que seria competência em uma perspectiva histórica e social. Como ela se desenvolveu em países como Inglaterra e França, que passaram por todos os processos de desenvolvimento industrial, até chegar ao Brasil e como isso foi absorvido e divulgado pelas políticas e governos brasileiros a fim de tentar resolver o problema de emprego e qualificação profissional.
Esta obra é essencial não somente para os profissionais que atuam na área de educação ou de gestão pública e privada, mas também a todas as pessoas que já estão ou virão a ser incluídas no Mundo do Trabalho.

Breve História da Vida e Morte de Anísio Teixeira – desmontada a farsa da queda no fosso do elevador

A obra objetiva demonstrar que o educador Anísio Teixeira não morreu em consequência de um acidente. O autor defende, de forma precisa e minuciosa, que a causa da morte não foi uma queda em fosso de elevador, como divulgado oficialmente, e que é muito provável a hipótese de ele ter sido assassinado por razões políticas. Além de justificar o porquê de a ditadura militar desejar eliminar uma pessoa como Anísio Teixeira, o livro ainda analisa a obra do educador baiano, revelando ser, apesar de breve, uma importante biografia.

Anísio Teixeira e a cultura

Como já dizia Florestan Fernandes, Anísio Teixeira é, talvez, um dos nossos únicos filósofos da educação, e, por extensão, da cultura. Anísio Teixeira e a Cultura revela novas facetas da sua atuação pública, assim como novas interpretações sobre a sua morte trágica. João Rocha, o autor, incorpora em seu livro alguns textos inéditos que resultam em obra única.

Anísio Teixeira e o Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas

Este livro estuda a trajetória do Conselho de Educação Superior nas Repúblicas Americanas (Council on Higher Education in the American Republics – Chear). Uma instituição ainda não explorada pela historiografia da educação brasileira. O Chear foi criado em 1958 e encerrado em 1978 como um Programa Especial no âmbito do Institute of International Education com recursos financeiros oriundos da Carnegie Corporation e da Ford Foundation. O Chear tinha como objetivo o estudo de problemas educacionais relativos ao Ensino Superior e de interesse mútuo para os EUA, América Central e América Latina e estabelecer recomendações e soluções a estes problemas. Dentre os intelectuais participantes, destacamos Anísio Teixeira (Brasil), Juan Gómes Millas (Chile) e Risieri Frondizi (Argentina). A cada ano de existência do Chear, tornou-se mais ativa a participação do Departamento de Estado Norte-Americano, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da União Pan-Americana e da United States Agency for International Development (USAID), no gerenciamento dos recursos financeiros. Desta forma, o livro tenta responder às seguintes indagações: Como explicar o silêncio sobre o Chear? Como compreender o processo de apagamento institucional se o Chear esteve presente no período democrático de 1958 a 1964? Afinal, houve cooperação ou intervenção? A tentativa de elucidar tais questões remete à compreensão que elas se inserem nos estudos dedicados ao Ensino Superior no Brasil no tempo presente.

Políticas Públicas De Educação: A Estratégia Como Invenção Rio De Janeiro, 1922 - 1935

O livro Políticas públicas de educação acompanha a maneira como se quis administrar o ensino na década e meia que separa a posse de Carneiro Leão na função de diretor-geral de instrução do Distrito Federal, em 1922, da exoneração de Anísio Teixeira do Departamento de Educação da Prefeitura da capital, em 1935. Através da análise da legislação de reforma, das instruções normativas, dos ofícios, dos editais e atas de concurso de promoção de professores, o autor procurou compreender como, entre 1922 e 1935, o mando foi praticado na Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal. Este estudo trata das especificidades das estratégias com que Carneiro Leão, entre 1922 e 1926, Fernando de Azevedo, de 1927 a 1930, e Anísio Teixeira, desde 1931 até 1935, conduziram a Diretoria Geral de Instrução Pública do Distrito Federal.