O grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Políticas, Álcool e Drogas (GePAD) vinculado ao Museu Pedagógico da UESB, teve seu nascimento, em 2008, sob a sigla GEPREV (Grupo de Estudo e Pesquisas em Prevenção ao uso de Drogas). Em 2012, a temática de gênero foi incluída, conformando sua atual nomenclatura.
Aberto à participação de estudantes e da comunidade local e regional, desde a sua fundação, o GePAD vem sendo constituído por equipe multidisciplinar, como por exemplo: Educação, Psicologia, Direito, Enfermagem, Assistência Social, entre outras.
A preocupação inicial era a de incentivo aos estudantes de graduação para o interesse ao desenvolvimento da pesquisa, participando do programa interno de Iniciação Científica.
Nesse percurso, os estudos do GePAD abarcaram trabalhos provenientes da linha de pesquisa “Drogas e álcool: aspectos históricos e políticas de prevenção” integrante das 3 edições do Curso de Especialização em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação, realizadas pelo Museu Pedagógico da UESB, nos anos de 2009, 2011 e 2016.
No ano de 2015, o grupo ganha mais visibilidade com a inclusão da linha de pesquisa “Memória, Políticas e Representações sobre Álcool e Drogas”, no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB).