Historial:

 

 

A “Associação Gens’Arte”, nasceu do sonho de um homem, Manuel Joaquim Rodrigues de seu nome, que queria na sua terra natal uma exposição para apresentar artistas desconhecidos e divulgar actividades artísticas como a pintura, que sempre foi a sua paixão.

 

Com a sua ideia convenceu quatro amigos, também artistas autodidactas a colaborarem consigo na sua realização. E assim em 1999 nasceu a primeira exposição “Gens'Arte desenho, pintura e  artesanato”.

O sucesso e a receptividade do acontecimento, com alguns milhares de visitantes em poucos dias determinaram a sua continuidade.

Anualmente em Agosto e integrada nas festividades do Iugar de Gens, tornou-se visita assídua para muitas pessoas que rumam a este Iugar. Passados cinco anos a Gens'Arte deu a conhecer mais de uma dezena de artistas autodidactas que pela primeira vez tiveram oportunidade de dar a conhecer os seus trabalhos em variadíssimas criações artísticas.

A necessidade de diversificar e desenvolver outras actividades artísticas e culturais levou os organizadores da Gens’Arte a constituírem-se como Associação.

E assim, decorrido todo o processo burocrático legal, nasceu no dia 15/05/2003 a “Associação Gens'Arte “ desenho, pintura e artesanato exposições, propondo-se desta forma inscrever o nome Gens'Arte e do Iugar de Gens nos roteiros culturais do Concelho de Gondomar e da região em que está inserida.


O sonho de Manuel Joaquim é uma realidade. Esse sonho foi o primeiro e grande passo que serviu de rampa de lançamento para a concretização de várias demonstrações de cultura, não só de Gens, mas também de outros lugares vizinhos que mostraram o seu interesse em participar e divulgar as suas formas de arte em desenho, pintura e artesanato, que tanto enriqueceram as exposições efectuadas.

 

 

Mas, como sonhar é viver, o sonho agora é um tanto mais usado, já não é só de um mas sim de muitos, que realizam a vontade de outros tantos,

É impressionante a vontade das pessoas em projectar no futuro um sonho. Já alguém dizia: “As nossas capacidades são tão enormes quanto a vontade”.

 

 

Pretendemos acima de tudo dar continuidade ao trabalho já iniciado, gerir a associação e zelar pelos seus interesses. Promover actividades culturais e apoiar a formação e criatividade artísticas, principalmente para os mais jovens.