Recursos Tecnológicos

Os recursos tecnológicos são ferramentas, dispositivos ou sistemas que utilizam tecnologia para auxiliar na realização de tarefas, resolver problemas ou melhorar a eficiência de processos. Esses recursos podem ser físicos, como computadores, smartphones e impressoras, ou virtuais, como softwares e aplicativos. Eles desempenham um papel fundamental em diversas áreas, desde a educação e saúde até os negócios e entretenimento.

Existem diversos tipos de recursos tecnológicos disponíveis atualmente, cada um com sua função específica e aplicação. Alguns dos principais tipos são:

Vale ressaltar que a utilização de recursos digitais nos ambientes escolares já é uma necessidade decorrente de mudanças curriculares identificadas pela Base Nacional Comum Curricular. Neste sentido, as escolas e os professores precisam de desempenhar novos papéis na sociedade digital. Portanto, as escolas devem tornar-se um espaço propício ao desenvolvimento das capacidades de aprendizagem dos alunos, onde a formação de professores possa ajudar a preparar os indivíduos para responder a diversas situações de forma segura, responsável e ética diante os conteúdos e recursos digitais atuais.


CINEMA

O cinema consiste na arte de produzir obras estéticas, narrativas ou não, utilizando a técnica de projetar fotogramas de forma rápida e sucessiva, criando a impressão de movimento.  

A palavra “cinema” tem origem no francês “cinéma”, que é uma abreviação de  “cinématographe”, nome dado pelos irmãos Lumière à sua invenção em meados de 1890. O termo “cinématographe” foi criado a partir do grego “kinema”, que significa “movimento” e “grapho”, que significa “escrever”. Portanto, a palavra cinema significa movimento escrito.

TELEVISÃO

A televisão é um sistema eletrônico de reprodução audiovisual de forma instantânea que funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão.  Ou seja, é um meio de comunicação em massa que transmite mensagens por meio de imagens em movimento, em muitos casos, sendo vista como única forma de divertimento de toda família. 

Popularizada por volta dos anos 50, chegou aos lares das classes menos privilegiadas. Atualmente é um dos principais meios de comunicação, estando presente na maioria dos domicílios do Brasil.