conteúdo atualizado em AGOSTO de 2025
Aviso: nossos encontros on-line estão suspensos até 2025/2
Coordenação discente: Bruna Rodrigues da Silva (PPG-LETRAS-UFRGS - doutoranda)
*Aqui você encontra uma expansão do site Acessibilidade Textual e Terminológica (ATT)- UFRGS. Para saber +, visite: http://www.ufrgs.br/textecc/acessibilidade/
O Grupo de Estudos sobre Acessibilidade Textual e Terminológica (GEATT) é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG-Letras-UFRGS) na área de Estudos da Linguagem. Nos reunimos, virtualmente, na última quarta-feira do mês, às 18h pela plataforma Google Meets. O encontro tem duração de 1h.
Venha estudar com a gente sobre: complexidade e simplificação textual, acessibilidades, tradução intralinguística, Linguagem Cidadã, Linguagem Inclusiva, Design Inclusivo, Letramento/Literacia em Saúde e Linguagem Simples.
Também estudamos as propostas de acessibilidade em enfoques históricos, com destaqu para obras médicas dos séculos XVIII e XIX. Afinal, a proposta era levar conhecimento de um modo que fosse mais fácil de entender - tanto para os práticos/profissionais do atendimento aos doentes daquela época, quanto para uso das famílias. Veja o nosso corpus de obras médicas em: https://www.ufrgs.br/textecc/terminologia/
Este é um grupo inter- e multidisciplinar, aberto a diferentes saberes e conhecimentos, ainda que nossa perspectiva de base esteja na Linguística Aplicada, nos Estudos de Terminologia e do Léxico. Para nós, linguistas, os vocabulários e os modos de dizer são um destaque, mas também os cenários e os todos de comunicação. Você NÃO precisa conhecer Linguística para participar do GEATT!
Temos também um GRUPO DE PESQUISA OFICIAL, registrado pela UFRGS, no diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq:
ATT-UFRGS- Acessibilidade textual e terminológica, linguagem simples e inclusiva
LINK: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/788648
Somos linguistas, médicos, tradutores, odontólogos, arquitetos, historiadores, cientistas da computação, desenhistas, jornalistas, advogados, matemáticos, tradutores, educadores, intérpretes, engenheiros, professores, farmacêuticos, enfermeiros e mais - reunidos em torno de uma questão:
Como podemos promover a produção e o acesso qualificados à informação de Utilidade Pública para quem mais precisa dela?
São objetivos do GEATT - Grupo de ESTUDOS:
1) Problematizar a qualidade do acesso à informação sobre temas de Saúde, temas Utilidade Pública e temas científicos por parte de diferentes perfis leitores-destinatários. Destacar a informação escrita em português, mas também considerar a informação veiculada em diferentes formatos, modalidades e línguas: imagens, animações, infográficos, vídeos, Libras, audiodescrição, entre outros.
2) Estudar questões associadas à divulgação científica, técnica ou tecnológica, em materiais que são produzidos para pessoas leigas ou "público em geral" e também para pessoas com perfis, condições ou necessidades específicas.
3) Buscar critérios e subsídios para incentivar e favorecer processos de simplificação textual e terminológica, tornando a informação acessível ao público destinatário. Nesse público, destacamos os trabalhadores brasileiros entre 25 e 50 anos de idade, pessoas de escolaridade mais ou menos limitada e com poucas experiências em leitura.
4) Divulgar a Linguística como uma ciência e como um ponto de encontro e de diálogos, apresentando os temas da ACESSIBILIDADE TEXTUAL E TERMINOLÓGICA (ATT), do reconhecimento das COMPLEXIDADES e das necessidades de SIMPLIFICAÇÃO, que aliamos à noção de TRADUÇÃO INTRALINGUÍSTICA.
5) Examinar, sob diferentes perspectivas, condição da formulação de materiais escritos - que podem incluir elementos visuais e ilustrações - especialmente materiais que levam informação de Utilidade Pública para diferentes comunidades e usuários.