O 132° Grupo Escoteiro do Ar Marechal Eduardo Gomes foi fundado no dia 26 de julho de 1992, véspera do aniversário de São José dos Campos, nas dependências do SESI. A criação deste Grupo Escoteiro foi iniciativa de diversas pessoas da comunidade, dentre elas dos chefes escoteiros Carlos Eugênio Bakos e Paulo Hiroshi Kishi.
A primeira denominação do Grupo foi "Grupo Escoteiro do Ar SESI", sendo seu nome alterado para homenagear o marechal Eduardo Gomes, personalidade brasileira que foi responsável pela criação da FAB - Força Aérea Brasileira, dentre tantas atuações na história do Brasil.
No dia 2 de Abril de 2005, o Grupo Escoteiro passou a ter a sua sede para atividades dentro do PRÓVISÃO, a convite da diretoria da entidade.
Nestes vários anos de convívio o PRÓVISÃO empenhou um grande apoio cedendo o espaço para os materiais e atividades, e suas instalações também para eventos especiais tanto deste Grupo Escoteiro quanto para o 32° Distrito Escoteiro. Foram dezenas de reuniões, encontros, cursos para jovens e cursos para formação de adultos. Nas dependências do PRÓVISÃO centenas de adultos voluntários do Movimento Escoteiro de todo Estado de São Paulo receberam treinamento e orientação.
Em reconhecimento a este apoio ao Escotismo no estado de São Paulo, a pedido de nosso Grupo Escoteiro, a União dos Escoteiros do Brasil - Região São Paulo concedeu ao PRÓVISÃO o Certificado de Responsabilidade Social nos anos de 2009, 2010 e 2011.
Em 2022 o grupo precisou mudar as suas atividades e sair do PRÓVISÃO, nos mudando para a Fundação Hélio Augusto de Souza, a FUNDHAS, iniciando uma bela parceria em prol da juventude local.
O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina presentes na sua vida militar, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um novo movimento educacional.
A partir de saberes e habilidades que aprendeu enquanto esteve na Índia e na África, ele escreveu, em 1899, um livro chamado “Ajudas à Exploração Militar” (Aids To Scouting), que continha informações sobre seguir pistas, exploração e técnicas que se referiam à vida em campo. O sucesso foi tanto que os jovens ingleses usaram para se divertir e viver novas aventuras.
Percebendo o enorme interesse dos jovens em aprender e replicar as técnicas citadas no livro, Baden-Powell empenhou-se em adaptá-lo para ser utilizado pelas escolas britânicas. E foi assim, reunindo as experiências e as atividades ao ar livre que criou um estilo de vida que passou a ser utilizado na educação e formação dos jovens: o Escotismo.
No dia 1º de agosto de 1907, ele levou 20 rapazes para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro do mundo. Essa era a forma que B-P havia encontrado para testar suas ideias. Ao longo de oito dias, ele aplicou diversos ensinamentos sobre vida em equipe e ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, rastreamento, observação e dedução, técnicas de primeiros socorros, alimentação e boas ações. Ele havia pensado nessa diversidade de práticas para que os jovens pudessem voltar para casa mais independentes e com novas habilidades.
O acampamento foi um sucesso e, no início do ano seguinte, Baden-Powell lançou as seis edições do guia “Escotismo para Rapazes”, sem sonhar que estaria fundando o maior movimento educacional de jovens do planeta. A busca pelos manuais foi tão grande que ocasionou o surgimento de Tropas Escoteiras por toda parte. Em vista dessa inesperada expansão do Movimento, B-P afastou-se do exército e se dedicou à sua “segunda vida”, como chamava o Escotismo. Passou, então, a viajar por diversos países, para orientar a constituição e o trabalho das associações escoteiras e para fazer do Escotismo uma grande fraternidade mundial.
O Escotismo foi crescendo, ramificando-se também numa vertente para as meninas (em 1909) e, em 1920, com o fim da Primeira Guerra Mundial, reuniu cerca de 8 mil jovens em Londres para o primeiro Jamboree Mundial, o maior evento escoteiro do mundo até então.
O primeiro registro do Movimento Escoteiro no Brasil foi em dezembro de 1909, em uma publicação na revista “Ilustração Brasileira” que trazia fotos do acampamento de Brownsea. Porém, foi só um ano depois, em 17 de abril de 1910, por meio de militares que vinham de uma viagem na Europa e puderam acompanhar o enorme sucesso do Escotismo na Inglaterra, que os primeiros uniformes e acessórios escoteiros chegaram ao Brasil.
O grupo logo se organizou para fundar a primeira associação escoteira, chamada de Centro de Boys Scouts do Brasil, com sede no Rio de Janeiro. A palavra “escoteiros” só surgiu alguns anos depois, ocupando o lugar do termo “scrutar”, adotado assim que o Escotismo chegou ao país.
Rapidamente o Movimento Escoteiro se espalhou por todo o território nacional, inicialmente com diversas associações independentes, até que, em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, acompanhando o desejo de Baden-Powell de ver o senso de unidade entre os diversos Grupos Escoteiros em cada país.