Quem somos?

O Garra - Cursinho Popular é um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora. Nosso principal objetivo é lutar pela democratização da educação e do acesso ao Ensino Superior. Trabalhamos simultaneamente auxiliando nossos alunos a se preparem para o Enem e mobilizando nossos membros em defesa da educação pública, gratuita, inclusiva e popular. As experiências de alunos e membros contribuem para suas formações pessoais e profissionais.


O Garra - Cursinho Popular foi criado a partir de uma iniciativa estudantil com o objetivo de oferecer aulas de pré-vestibular para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.

Em 2017, o projeto foi registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFJF. Na primeira turma, foram matriculados 60 estudantes, os primeiros Garrinhas.

Atualmente, o Garra atende pessoas que concluíram ou estejam concluindo o Ensino Médio em escolas públicas, oferecendo reservas de vagas de 50% para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, 10% para pessoas transexuais e 10% para pessoas com mais de 30 anos de idade.

Estudantes de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFJF podem se tornar membros do cursinho. O projeto é organizado em gestões democraticamente eleitas com duração de um ano. O Garra se divide internamente em Presidência, Departamento de Ensino, Departamento de Comunicação, Departamento Interpessoal, Departamento Financeiro e Corpo Docente.

A coordenação geral fica à cargo da Professora Ivana Damásio Moutinho, da Faculdade de Medicina da UFJF.

Além das aulas, as quais são realizadas no turno da noite (das 18h10 até às 22h35), também são realizadas diversas atividades extras, com interações entre os Garras e os Garrinhas.

Durante a pandemia da COVID-19, o Garra se adaptou para a modalidade remota, promovendo aulas, monitorias, grupos de estudos e rodas de conversa com seus alunos através de plataformas online. Os processos seletivos para membros e alunos também foram realizados de forma remota.