Marketing Digital
.
Evolução Histórica
Evolução histórica do marketing digital
Muito utilizado para ter uma visibilidade maior e mais poder de venda, sendo o principal meio de divulgação de produtos tanto na midia física "revistas, jornais,panfletos etc.." como na midia digital atravez de blogs e postagens em redes sociais.
Sendo utilizado desde 1741 onde o primeiro jornal foi feito, endo um grande impacto cultural na época foi considerado um sucesso que so veio a evoluir.
Evolução do marketing
Marketing 1.0
O inicio da era da publicidade. Não havia grandes concorrenciais, o marketing tinha o foco na produção e nos seus produtos, com a intenção de mostrar que o melhor produtos era da posse deles.
Marketing 2.0
Tendo mais foco no consumidor e em suas necessidades, entendo que nenhum cliente é igual, e agrupá-los em grupos com características similares
Marketing 3.0
O marketing passa a adotar estratégias de personalização, que vão além da segmentação,se comunicando especificamente com cada pessoa. Além disso, também é o estágio da humanização das marcas, que querem mostrar a sua personalidade, o seu propósito, os seus valores e as suas causas, a fim de despertar a identificação das pessoas.
Marketing 4.0
O Marketing 4.0 marca a transição do marketing para a economia digital.omeçam a surgir as tecnologias de inteligência artificial, big data, realidade virtual e outros conceitosc com as empresas já em transformação para o digital e usar a tecnologia no centro das suas estratégias, a fim de gerar mais valor para os consumidores.
Marketing 5.0
Usar as novas tecnologias para impulsionar o marketing, as vendas e as receitas, mas de forma alinhada aos comportamentos e expectativas dos consumidores. Eles querem empresas comprometidas com a sociedade e o planeta.
Conceitos básicos
Produto
Ter conhecimento sobre o que está a ser vendido seja produto ou serviços.
Pontos fortes e fracos.
Como ele se destaca em relação aos concorrentes.
O que ele oferece ao cliente.
A chave para criar anúncios.
Seu nome e sua aparência.
Preço
Esse fundamento precisa ser estudado de acordo com: o preço do produto ou serviço, a comparação entre as ofertas dos concorrentes, a sensibilidade do consumidor ao assunto e qual o lucro para os negócios. Além disso, essa etapa inclui o entendimento de como esse preço pode ser negociado
Praça (mercado)
A praça é o conjunto de locais em que há demanda para o seu produto definido no primeiro fundamento, ou seja, onde ele será comercializado. E não se engane, esses locais podem ser pontos físicos ou mesmo diferentes plataformas digitais como aplicativos, sites e marketplaces, por exemplo.
Promoção
promoção diz respeito à divulgação do produto. Para compreender esse fundamento por completo, é preciso entender onde está o público-alvo e como a sua estratégia pode alcançá-lo.
Comportamento dos E-consumidores
O comportamento do consumidor é o conjunto de todas as ações e hábitos dos leads durante a jornada de compra. Ele é influenciado por alguns fatores, como cultura, sociedade, necessidades e estágio de vida. Entender esse conceito é fundamental para o planejamento de marketing de um negócio.
O comportamento do consumidor tem um papel fundamental durante a jornada de compras. No entanto, é necessário entender o que leva a tal atitude em determinada etapa do funil, ou quais os hábitos que fazem com que aquele lead tome certas decisões.
Como há muitas variáveis, o ideal é observar e fazer análises sobre seus costumes, sua personalidade e outros aspectos. Assim, levante questões sobre o comportamento do público, como:
O que ele gosta de ver e ouvir?
Como o seu consumidor se sente e o que ele pensa?
Quais são as atividades realizadas diariamente?
Quais são suas frustrações, medos e dores?
Quais são as suas verdadeiras necessidades e desejos?
Como ele se relaciona com a marca?
Quais redes sociais são as mais usadas
Principais estratégias de marketing digital