CARACTERÍSTICAS


A primeira transmissão televisiva no Brasil foi realizada no dia 1º de junho de 1950, depois que o visionário Assis Chateaubriand resolveu que iria ter a sua própria emissora de tevê. O magnata da comunicação, muito conhecido pelos jornalistas e estudantes de jornalismo, importou todos os equipamentos técnicos dos Estados Unidos para o Brasil, além dos próprios televisores. Naquela noite de 01 de Junho, o empresário instalou 200 aparelhos de TV em vários pontos da cidade, para que a população pudesse assistir à exibição. O primeiro programa consistiu na exibição do cantor mexicano Frei José Mojica. Em Setembro daquele mesmo ano o empresário fundou o primeiro canal de TV do País a TV Tupi. Desde então a televisão cresceu e evoluiu, surgindo outros empresários fundando novas emissoras. hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.

Em 1968 foi inaugurada a primeira emissora de TV educativa do Brasil, a TV Universidade, da Universidade Federal de Pernambuco transmitida pelo canal 11 e filiada da TV Brasil. Segundo um documento da Unesco na época, o analfabetismo atingia 50% da população e era o mesmo índice de habitantes em idade escolar. Para educar e formar essa parcela da sociedade que estava distante dos centros de educação, a TVU foi criada por ter um alcance maior. A emissora iniciou sua produção com mais de 20 programas. Sob a direção geral do professor Manoel Caetano, o departamento de produção contava com uma equipe de 12 pessoas. O setor produzia 11 programas, entre eles Sala de Visitas, O Grande Júri, No Mundo das Artes e Isto é Universidade.

Desde a primeira transmissão de uma TV no Brasil os telespectadores conseguem viajar para outro mundo enquanto assistem alguma programação, se atualizam das notícias e se divertem. A programação que chega a cada região varia com a capacidade das antenas instaladas na mesma, o que também é conhecido como TV aberta. Outra opção de programação são os canais fechados, ou as famosas TVs a cabo. São empresas com um pacote de canais geralmente internacionais, com transmissão por satélite para qualquer ponto e uma programação mais completa e variada. A TV se popularizou de tal maneira que se pode dizer que hoje no Brasil mais de 90% de nossa população tem um aparelho em casa.