Considerações Finais

Segundo os dados demonstrados, pode-se notar que os discentes que decidiram participar da pesquisa estão em contato direto com os mecanismos tecnológicos informacionais, os quais fazem parte da sua vida em sociedade e os quais estão em constante evolução. Tais informantes, possuem um nível de instrução parental relevante para sua formação acadêmica, estão interligados aos meios tecnológicos. Possuem a pretensão de elevar seus estudos com uma futura pós-graduação. É válido observar que a maior parcela já teve contato com a disciplina de tecnologia educacional e a considera de fundamental importância a sua formação acadêmica e profissional, pois estamos envoltos pelas mais diversas tecnologias diariamente, através das mídias que são dispostas na sociedade. Entretanto, mesmo com todos os mecanismos informacionais existentes, de acordo com os dados obtidos, verifica-se que há uma dúvida muito grande a respeito da inserção das tecnologias no meio educacional, aos espaços de educação à distância, bem como, a própria atuação enquanto profissional, na educação à distância.

As dúvidas, muitas vezes, surgem pelo fato de não se ter conhecimento adequado dos mecanismos tecnológicos, principalmente, porque eles estão em constante evolução. Bem como, há a ausência de conhecimento a respeito dos espaços de Educação à Distância - EAD, isto pode ser constatado com o gráfico acima, o qual revela a grande parcela da dos discentes que não tiveram contato com o Sistema de Educação Integrada - SEI da SEDUC, localizado na Augusto Montenegro no Distrito Municipal de Icoaraci - Belém/Pa.

Portanto, constata-se a necessidade de inserção de disciplinas tecnológicas, em todos os cursos de graduação, que discutam a respeito das tecnologias que estão no meio social, pois é de extrema importância tendo em vista que elas estão em todas as áreas da vida em sociedade, principalmente nos espaços formais de educação, onde as mesmas contribuem para a elaboração de conhecimento e acesso a informação, porque a sociedade tem a necessidade tecnológica em diversas áreas, inclusive na educação, pois a tecnologia diversifica a forma de ensinar, assim contribuindo para a construção do conhecimento.