Seminário

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS

TECNOLOGIA EDUCACIONAL


TECNOLOGIA EDUCACIONAL 

ROTEIRO-SEMINÁRIO

Roteiro Descritivo do Seminário "Aplicabilidade do WhatsApp nas aulas Remotas na Pandemia" do componente curricular de Tecnologia Educacional do Curso de Ciências Naturais- UAB da Universidade do Estado do Pará - UEPA , ministrada pelo prof. Dr. José Roberto Alves da Silva. Esta Atividade é parte integrante da 1° avaliação/2023


Dezembro-2023

GRUPO - 3

Componentes:

1- Edmar Gonçalves dos Santos 

2- Edson Mendes 

3- Eliane da Conceição da Silva 

4- Tais de Oliveira Lima 

5- Thallisson Bruno de Aquino Silva 

SUMÁRIO

I- INTRODUÇÃO 

II- APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO TEMA 

III- CONSIDERAÇÕES FINAIS 

IV- REFERÊNCIAS 



I- INTRODUÇÃO 

    O ambiente escolar é um espaço importante dentro do processo ensino-aprendizagem, e com pandemia da COVID-19 houve a necessidade de implementar novas metodologias educacionais nas escolas, surgindo assim,  a modificação do ensino presencial para o ensino em ambientes virtuais, usando diferentes plataformas, entre elas o aplicativo WhatssApp. Nesse contexto podemos enfatizar as dificuldades que todos os educadores a nível mundial tiveram. O ano de 2020 foi um ano atípico, para todos os seguimentos, mas, principalmente para o meio educacional de uma forma geral. Partindo desse pressuposto a  educação passou por importantes mudanças advindos de uma nova realidade surgida a partir dos problemas surgidos em função da Pandemia, exemplo: distanciamento social. 

A presente pesquisa visa trazer à luz da ciência uma abordagem sobre como se deu o processo ensino-aprendizagem, via plataformas digitais, nesse caso o aplicativo WhatssApp, durante o período da Pandemia.

II- APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO TEMA 

   Em meio a uma pandemia, com a necessidade de distanciamento físico, que vivenciamos a quarta revolução industrial, a revolução tecnológica a metodologia tradicional de ensino não pode mais ser usada no cotidiano.

   E assim começou a utilização dos meios tecnológico de comunicação a exemplo de smartphones, computadores e Tebet, cujo o papel foi inovar na área da educação. Com isso entrou o ensino remoto, os docentes da educação rapidamente se viram pressionados a elaborar matérias didáticos virtuais, tendo que produzir conteúdo explicativos digitais usando atender a demanda em caráter de urgência produzida pela pandemia e consequentemente, pelo ensino remoto.

   Tendo em vista que o aplicativo mais utilizado foi o WhatsApp. Pois o mesmo é o mais acessível para a maioria dos alunos, foi uma ferramenta de suma importância para manter o contato entre professor e aluno.

   A impossibilidade de realizar os encontros presenciais entre professores e alunos, devido as medidas de isolamento social, as aulas remotas surgiram como alternativas para realizar os impactos negativos no processo de aprendizagem. Com as aulas suspensas, muitas escolas, educadores, pais e alunos tiveram que passar do ensino presencial para o ensino a distância (EAD) sem tempo para preparação que já era um grande desafio, mesmo em casa os docentes tinha horário a ser comprido.


III- CONSIDERAÇÕES FINAIS 

   Durante o período pandêmico, podemos observar o grau de dificuldade  exigido  no meio educacional, por ter sido um fator inesperado, as dificuldades foram inúmeras no processo  ensino aprendizagem. Os obstáculos vivenciados tanto pelos docentes, e também pelos discentes foram vários, com isso foram utilizadas as várias plataformas digitais como por exemplo o WhatsApp. 

Como o uso desse aplicativo facilitou a comunicação, uma vez que a educação passou a ser aplicada remotamente. Com tudo isso, não deixou de ter a parte negativa que foi há má distribuição de rede (internet), o grau de dificuldades de acessos tanto de professores, quanto de alunos, e, muitas  vezes, a falta de acesso e/ou dificuldades dos alunos em acessar as redes sociais via internet, bem como o conhecimento de uso dessas plataformas de ambos os usuários, no que concerne o adequado uso dentro da educação.

IV- REFERÊNCIAS 

   Acesso a Internet foi a maior dificuldade de alunos da rede Pública em 2020 - Revista Galileu-Sociedade; 

  Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a Distância na Internet: Abordagens e Contribuições dos Ambientes Digitais de Aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29,n,2,p.327-340,2003

"mentimenter como ferramenta de apoio ao docente.VI. SINECT- Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia-UTFTR".