Metodologia Ativa

Aprendizagem Baseada em Problemas-Conceitos

é uma técnica que usa problemas complexos do mundo real para incentivar a aprendizagem onde o conhecimento é construído através de debates e tem o objetivo de descrever habilidades como: Pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação. A aprendizagem baseada em problemas aproveita a interdisciplinaridade para promover a resolução de problemas complexos. Dessa forma, a distancia entre as disciplinas é quebrada para construir uma solução completa. A participação e a colaboração dos alunos é fundamental. Essa aprendizagem se divide em três conceitos básicos: O entendimento do problema, O conflito cognitivo e o Conhecimento. Incentivam o trabalho em equipe, a interação entre os envolvidos, além de simular situações do cotidiano. Os benefícios dessa aprendizagem são: Mais independência ao aluno, aumenta o engajamento nas aulas e melhora o trabalho em equipe. O método pode ser aplicado em diferentes áreas do saber.

Experiências em Educação Infantil

Foi identificado em uma pesquisa bibliográfica vinculada à linha pesquisa baseado em problema: De acordo com Artigo; O uso de Metodologias ativas na educação infantil, do curso de pós graduação Lato Sensu em Inovação a Educação do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) financiada pelo Fundo de Apoio àManutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES). Nesta metodologia mostra as possibilidades que o estudante tem de ler e se apropria dos conteúdos em sua casa, de acordo com sua realidade, anota suas dúvidas, para quando chegar na escola, tempo com o professor seja destinado para esclarecer as dúvidas que surgiram durante a leitura e estudo previamente feito. A criança pequena é curiosa, ela investiga sem precisar saber ler. Ao ser lançado ou pré definido o tema de estudo, a criança vai procurar descobrir tudo sobre aquilo, levando para a sala de aula as suas descobertas, as suas pesquisas prévias. com essa metodologia é possível observar aspectos culturais, conhecimento prévio, dentre outras particularidades do estudante, com isso a troca de conhecimento e de experiências se torna enriquecedora para todos. Na Educação Infantil a resolução de problemas, deve ser constante na vida da criança. O educador precisa elaborar problemas simples e objetivos evitando pistas falsas ou que a atenção mude de foco. Deverá manter uma linguagem popular e próxima da realidade da criança. A cada desafio vencido garantir para o próximo um grau de complexidade. A elaboração de experimentos, aguça a curiosidade da criança, a indagação sobre reação que ao se deparar com o desafio de resolver o problema, busca inúmeros meios de soluções, de forma lúdica e criativa, no período curto de tempo ao qual garanta a atenção total da mesma.

Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-humanas/especializacao-4/1336-o-uso-de-metodologias-ativas-na-educacao-infantil/file

Experiências nas Séries Inicias

No artigo APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. De Elvira Martins Tassoni, Os grupos de trabalho foram formados pelo professor, e os seus participantes tinham como tarefa escolher um líder para cada situação-problema, com base em critérios estabelecidos livremente, ou seja, cada grupo poderia selecionar os critérios que considerasse relevantes para aquele momento. Preferencialmente, os grupos indicavam um líder para cada situação-problema, oportunizando essa experiência para vários colegas. Encerrando o ciclo da situação-problema, o professor fazia um fechamento do conteúdo explorado, por meio de uma aula dialogada, exercícios ou outra estratégia que pudesse servir como sistematização e consolidação dos conteúdos e conceitos desenvolvidos durante todo o trabalho.

disponivel em: https://www.scielo.br/j/edur/a/hY5pBZkfjL9XvGfHn5PPyFz/