Proposta Prática

Toda escola precisa ter sua proposta de trabalho, uma vez que é ela que irá distinguir cada instituição, ou melhor, é o que estabelece as diretrizes básicas, a metodologia é a linha de ensino escolhida pela instituição. Ela nada mais é que a personalidades e valores.

A proposta está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, que tem como objetivo principal garantir a autonomia das escolas em relação à gestão e às questões pedagógicas.

Logo, esta página preocupa-se com a dinâmica de como acontece a proposta do professor com base na Metodologia Ativa, assim, nos propomos e sugerimos atividades que acreditamos ser de ajuda na sala de aula a todo aquele que procura por novas ferramentas para o sucesso de seus discentes.

Este trabalho foi elaborado pelas alunas do PARFOR da Universidade do Estado do Pará campus de Cametá, estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia -2019: Ana Rízia Cavalcante da Silva; Berenilde do Socorro Guerreiro Lima e Fernanda Maria Medeiros Leite. Onde nos propormos a elaborar planos de aula, nas seguintes áreas de conhecimento- Português, Matemática, História, Geografia e Artes.

Tende a ser dirigida à educação infantil e ensino fundamental menor, em todos os casos foi levado a considerar os conceitos da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); uma vez que os problemas fazem parte do nosso dia a dia e buscar soluções eficazes deve ser uma preocupação da escola.