METODOLOGIA ATIVA

APRENDIZAGENS BASEADAS EM PROJETOS - CONCEITOS


  • A aprendizagem baseada em projetos se trata de uma metodologia que se trabalham por meio de projetos inovadores, onde seus alunos se tornam os protagonistas do seu próprio aprendizado.

  • Nessa metodologia, o objetivo de ensino é alcançar um alto grau de aprendizado por meio de pesquisas profundas e atividades práticas, sendo estas as responsáveis pelo desenvolvimento e o desempenho do aluno.


EXPERIENCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esse material foi retirado de: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-humanas/especializacao-4/1336-o-uso-de-metodologias-ativas-na-educacao-infantil/file acessado em 10 de Janeiro de 2023 as 16:54 Horas

Aprendizagens por projetos:

A metodologia de aprendizagem por projetos é baseada em propostas em que os estudantes são estimulados a desenvolver as suas competências, o seu pensamento crítico, o seu protagonismo e suas habilidades, tudo isso integrando diferentes conteúdos. Segundo Behrens e José (2001, p 3), a metodologia de projetos foi proposta inicialmente por John Dewey (1968) e chegou ao Brasil nas traduções de Anísio Teixeira na década de 1930, na origem do movimento denominado Escola Nova. Em um projeto de aprendizagem o que interessa não é o conteúdo absorvido, aprendido, mas as operações que ele faz para obter as informações e o que ele faz com estas informações: as interferências possíveis, os argumentos elaborados, as demonstrações produzidas.

Metodologia Baseada Em Problemas

A metodologia baseada em problemas consiste na elaboração de um problema, dentro de um conteúdo/tema que o educador está explorando, para alcançar os seus objetivos através de uma provocação no estudante. Conforme Reis e Vitalino (2017 p.1893) o PBL busca a problematização e o diálogo, com vistas à formação do pensamento crítico, diferindose também de pedagogias contrárias à pedagogia tradicional, como as escolanovistas, e outras classificadas como pedagogias do “aprender a aprender”. com essa metodologia é possível observar aspectos culturais, conhecimento prévio, dentre outras particularidades do estudante, com isso a troca de conhecimento e de experiências se torna enriquecedora para todos.

Benefícios Dessa Metodologia

Com esse modelo de ensino, o aluno desenvolve bons estímulos como: autonomia, autoconfiança e um maior estimulo no aprendizado.










EXPERIENCIAS NAS SERIES INICIAIS

Resumo foi extraído de: file:///C:/Users/UEPA%20-%20LABINF%2007/Downloads/8227-1-33054-1-10-20200804.pdf acessado em 10 de Janeiro de 2023 as 15:25 Horas


APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CLASSE MULTISSÉRIE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.







Este trabalho relata o uso da metodologia ativa denominada de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como alternativa pedagógica nas aulas de ciências da natureza em uma turma multisseriada (constituída por 27 alunos do 1º e 2º anos) de uma escola pública municipal

Apesar da grande relevância do ensino de Ciências e de suas contribuições para formação crítica dos cidadãos, é notório que a maioria das instituições de ensino do país ainda se adota métodos essencialmente expositivos, que em geral resultam em uma rotina cansativa de memorização dos conteúdos.

Nesse sentindo, uma alternativa curricular, para se abordar os objetos do conhecimento de Ciências da Natureza com mais detalhamento metodológico, pode ser a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que é um modelo de aprendizagem que objetiva o ensino ativo, partindo de problemas reais do cotidiano dos alunos.

Lembrando que não se deve ter a ideia de que essa forma de aprendizagem irá substituir os outros métodos em sala de aula por completo, esse procedimento pode ser empregado durante algum período para determinado objetivo e depende de como o professor se sente à vontade para utilizá-lo em seu ambiente. Nesse contexto, a ABP sempre poderá ser aplicada para ser um complemento para outras metodologias docentes

A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Cururú, que está situada no município de Salvaterra na vila denominada de Cururú no Arquipélago do Marajó-PA. A comunidade pertence ao espaço rural do município e é caracterizada como “quilombo e ribeirinha”, por seu histórico-cultural e reconhecimento. A localidade se encontra no ponto mais alto do arquipélago e é banhada pela praia de Água Boa e o Oceano Atlântico, tendo como principal atividade econômica a pesca e a agricultura familiar. A escola citada oferta ensino regular na modalidade multissérie. O estudo foi realizado no segundo bimestre do ano de 2018, tendo a Poluição como tema escolhido para aplicar a sequência metodológica baseada em ABP, visto que a temática possui aderência ao conteúdo meio ambiente de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências, e em relação Base Nacional Comum Curricular, enquadra-se na unidade temática vida e evolução do 1º ano e na unidade temática matéria e energia/vida e evolução, habilidades do 2 º ano: (EF01CI01), (EF01CI02), (EF02CIO1) e (EFO2CIO6) (BRASIL, 2017). Adotamos uma orientação de trabalhos individual e cooperativo de aprendizagem.

Identificamos que a professora contextualiza os conteúdos com a realidade dos alunos, criando assim uma interação com o conhecimento prévio e os conteúdos disciplinares, em maior parte da observação, ela respondia aos questionamentos dos alunos. As temáticas que estavam sendo abordadas eram interdisciplinares, mas a maior frequência dos conteúdos era dos componentes de matemática – com resolução de problemas – e de língua portuguesa – com leitura e interpretação textual.