O que é o Festival de Minifoguetes?
O que é o Festival de Minifoguetes?
O Festival de Minifoguetes é um evento de voltado ao foguetemodelismo e a aeroespaçonáutica, que é o conjunto de práticas de projeto, construção e lançamentos de minifoguetes.
O Festival reúne equipes universitárias, escolares ou autônomas, de todo o Brasil, para apresentar e lançar seu projetos nas diversas categorias competitivas do evento.
O FRMF é um evento de caráter regional focado na região nordeste, mas aberto a todas as equipes e fogueteiros do Brasil. Leia mais.
Minifoguetes e Foguetemodelismo
Minifoguetes são pequenos modelos de foguetes reais projetados e construídos por universitários, estudantes de ensino fundamental e médio ou por entusiastas.
Podendo servir à uma vasta gama de missões que podem ser educacionais, científicas ou até mesmo hobby, os minifoguetes são uma excelente ferramenta para despertar vocações ligadas às carreiras do universo STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além de plataforma de ensino e de metodologias ativas para geração de conhecimento multidiciplinar, permitindo que diversas áreas interajam entre si e que, por meio do trabalho conjunto, os projetistas possam ter vivência em pesquisa, projeto e desenvolvimento de sistemas aeroespaciais em escala. Leia mais.
Esta é a terceira edição do evento regional nordeste. A primeira foi realizada em 2023, em São Luís-MA, a segunda em 2024, em Natal-RN.
O Festival busca integrar profisisonais, estudantes, equipes de foguetes e entusiastas entre si e ao setor aeroespacial do país, tanto no nível da academia quanto da indústria, além de despertar na sociedade a cultura aeroespacial e o interesse pela ciência e as engenharias.
O evento é uma oportunidade para fomentar o surgimento de novos grupos de foguetes e o interesse pela aeroespaçonáutica através da realização de atividades como palestras, minicursos, workshops, visitas técnicas e competições.
Objetivos do Festival
Difudir o Foguetemodelismo e a Aeroespaçonáutica;
Criar uma oportunidade para que os grupos de minifoguetes e entusiastas realizazem intercâmbio entre si e com as instituições promotoras do evento;
Promover a integração de cursos, instituições, empresas e grupos de pesquisa, bem como de pessoas interessadas no assunto e da sociedade brasileira, de forma a integrar a academia, a sociedade e o setor aeroespacial;
Realizar exposição sobre minifoguetes, motores e equipamentos relacionados e apresentar inovações;
Realizar competições com minifoguetes experimentais de pequena e média complexidade, criando uma oportunidade regional ou nacional para as equipes exporem seus projetos e lançarem aqueles que se enquadram no escopo das categorias do evento;
Registrar recordes brasileiros de minifoguetes;
Fomentar o surgimento de novas equipes e de entusiastas do foguetemodelismo;
Despertar e motivar vocações para as áreas científica e espacial;
Lecionar palestras, workshops e minicursos básicos sobre temas relacionados ao projeto e análise de minifoguetes e de seus motores, e sobre demais temas que contribuam com a formação dos participantes.
Promover o Programa Espacial Brasileiro e a cultura espacial.
VÍDEOS E FOTOS DE EVENTOS PASSADOS
Por que o Nordeste?
O principal objetivo do evento ser realizado na região nordeste é proporcionar às equipes já estabelecidas da região uma oportunidade de lançarem seus projetos de pequena e média complexidade em uma competição facilitada em termos logísticos, uma vez que não precisam se deslocarem até o sudeste para fazerem seus voos em um evento.
A escolha da cidade de Fortaleza-CE se deu pela parceria com a Universidade Federal do Ceará, e pelo potencial turístico e de contribuição em capital humano para o setor espacial que a localidade oferece.
De acordo com o Mapa do Ensino Superior, 21,3% das matrículas no ensino superior do país estão concentradas na região Nordeste, a segunda em números totais de matrículas do Brasil.
A região Nordeste é composta de nove estados, com 42 mesorregiões, 1.794 municípios e 57 milhões de habitantes.
Quem faz o Festival
O Festival é feito pela organização, convidados que ilustram o evento com mesas-redondas, minicursos e workshops, pessoal de apoio e claro: os participantes.
O Festival é planejado e executado por 4 times: A Comissão Organizadora, a Comissão Técnica, a Comissão de Marketing e a Comissão Financeira, compostas 100% de voluntários.
A FAERNE
A FAERNE (Federação Aeroespacial do Nordeste) é uma entidade sem fins lucrativos composta por equipes de foguetemodelismo e outras organizações vinculadas ao setor aeroespacial da região Nordeste do Brasil. Foi idealizada e fundada pelo professor Claus Wehmann e membros das equipes de foguetemodelismo PRD (Potiguar Rocket Design) e GDAe (Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial) no ano de 2020. Atualmente, é formada por equipes de 5 (cinco) estados da região com visão de ampliar sua abrangência. Leia mais.
São esperados 250 participantes, vindos de todas as regiões do Brasil, principalmente do Nordeste. Ao todo espera-se que 20 foguetes sejam lançados, competindo em 5 categorias diferentes, além de lançamentos educacionais e demonstrativos.
Como cobrir o Evento
Durante os 7 dias o evento contará com diversas atividades indoor e outdoor, isto é, algumas serão realizadas dentro de espaços fechados, como cerimônias, minicursos, e diversas outras ao ar livre, como os lançamentos dos foguetes competitivos e educacionais. Para conhecer a programação e os locais de cada atividade basta consultar a página "Programação".
Todos os veículos de imprensa são bem-vindos.
Maiores informações com a organização do evento:
faernefrmfne@gmail.com
Spotters são bem-vindos, porém, devido as necessidades de se garantir a segurança do evento, o número de vagas é limitado. Os interessados devem entrar em contato com a FAERNE pelo e-mail faernefrmfne@gmail.com
Os spotters terão acesso a área reservada para a imprensa e equipamento de segurança (capacete).
Todos os veículos de imprensa são bem vindos no Festival!