1º DISTRITO SANITÁRIO
1º DISTRITO SANITÁRIO
Vídeo educativo sobre Posse Responsável de Animais
Profissional responsável: Educadores em Saúde do município de Maceió
Gerência de Promoção e Educação em Saúde
O projeto foi desenvolvido no ano de 2020, durante a pandemia. Com a impossibilidade de ter acesso aos alunos, nosso maior público de trabalho, construímos materiais interativos através de plataformas digitais, no intuito de darmos continuidade aos trabalhos.
O vídeo foi pensado por uma equipe de educadores em saúde e executado pelos mesmos, com a temática de posse responsável de animais.
Público Alvo: Alunos da educação infantil
Paródia, O Aedes de olho em você!
Profissional responsável: Educadores em Saúde do município de Maceió
Gerência de Promoção e Educação em Saúde
A paródia, O Aedes de olho em você! Tem como objetivo passar de forma lúdica para o público infantil informações sobre os cuidados necessários ao combate ao Aedes, tendo como prioridade formar futuros cidadãos conscientes e multiplicadores dos cuidados necessários à saúde da nossa população.
Público Alvo: Alunos do Fundamental II e Ensino médio.
Oficinas Educativas nos NAFs com temas relevantes para a Saúde
Profissional responsável: Reinaldo Alves de Oliveira
GPES/NAF
A Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES), através dos Núcleos de Atividade Física (NAF), situados em 13 bairros de maceió realiza mensalmente ações de educação em saúde através de palestras, oficinas e roda de conversa. Os temas abordados vão desde os temas advindo do calendário de saúde, temas solicitados pelos usuários bem como ações com base no perfil situacional dos usuários. As ações têm o objetivo de desenvolver nos usuários o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e pela saúde da comunidade a qual pertençam e a capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva. Ações desenvolvidas no primeiro e segundo quadrimestre de 2021: Dia Mundial da Saúde: construindo um mundo mais justo e saudável; Dia mundial sem tabaco; Oficinas de Alimentação Saudável; Dia Mundial da Água; hepatites virais; importância de ser um doador de sangue; e Combate ao mosquito Aedes Aegypt.
Público Alvo: Usuários dos NAFs
Ferramenta Educativa: Pôsteres/Folder
Profissional responsável: Educadores em Saúde do município de Maceió
Gerência de Promoção e Educação em Saúde
Os presentes trabalhos tratam-se da criação de pôsteres e folder, produzidos de forma remota, pelas equipes de Educadores em Saúde do município de Maceió, para o público escolar do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), abrangendo os temas Alimentação Saudável, Atividade Física, Enfrentamento ao Aedes e Posse Responsável de Animais, além de vinculações ao tema Covid-19, com o objetivo de informar e sensibilizar a respeito da importância de se adotar práticas e atitudes que cooperem para a manutenção do bem-estar individual e coletivo. Os trabalhos foram disponibilizados nas mídias digitais da Promoção da Saúde de Maceió e enviados para serem utilizados pelas instituições parceiras.
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI)
2º DISTRITO SANITÁRIO
Como ter uma vida mais saudável - Contação de história
Profissional responsável: Educadores em Saúde do município de Maceió
Gerência de Promoção e Educação em Saúde
Teatro de fantoche com o objetivo de mostrar a importância do combate ao mosquito Aedes como também o fortalecimento do organismo através da alimentação saudável.
Esse trabalho foi desenvolvido durante a pandemia, replicando técnicas que já utilizávamos no fazer diário da Educação em Saúde nas escolas, só que em um ambiente digital.
Público alvo: Educação infantil
Oficina: Níveis de processamento e rotulagem dos alimentos
Profissional responsável: Kelly Barros (Nutricionista - GPES) e Mayla Oliveira (estagiária de Nutrição - UFAL/GPES)
NAF/GPES
A oficina foi realizada nos NAFs localizados nos bairros Vergel, Graciliano Ramos (Acauã) e Eustáquio Gomes e foi dividida em dois momentos, no primeiro, foram confeccionadas três caixas de diferentes tamanhos e cores com as classificações dos níveis de processamento dos alimentos (in natura e minimamente processados - verde; processados - amarelo; e ultraprocessados - vermelho), e no dia da atividade foi pedido que os participantes levassem embalagens de alimentos que eles consomem no dia a dia, onde foram colocadas em uma caixa maior. Neste primeiro momento foi perguntado se eles sabiam o que significavam as classificações escritas nas caixas e a diferença entre elas, após ouvir as respostas foi pedido que eles pegassem algumas embalagens da caixa maior e colocassem onde eles acreditavam que seria a classificação daquele alimento, após isso foi explicada cada classificação e verificado quais embalagens estavam no local correto e quais iriam para outra classificação, assim como foram dadas orientações de consumo dos tipos de alimentos, de acordo com o preconizado pelo Guia Alimentar para População Brasileira. No segundo momento, foi trabalhado algumas questões sobre rotulagem geral e nutricional e sua importância, como o que deve ser observado no rótulo: informações gerais, lista de ingredientes e tabela de informação nutricional.
Público Alvo: Usuários(as) participantes dos Núcleos de Atividade Física (NAFs) do município de Maceió - AL
Você é o tipo certo de alguém: relato de experiência de uma oficina sobre doação de sangue
Profissional responsável: Juliana Maria dos Santos Maia Vieira
Núcleo de Atividade Física (NAF) Vergel
A promoção da saúde busca ampliar o acesso às informações visando o ganho de autonomia no cuidado em saúde dos usuários. O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência de uma oficina de educação em saúde sobre a doação de sangue. Esta ação foi realizada em duas etapas com oito usuários de um Núcleo de Atividades Físicas (NAF) da cidade de Maceió/AL no mês de junho de 2021. Na primeira etapa foi realizada uma roda de conversa sobre o tema, abordando os requisitos para doação, a realização da triagem, mitos e reais impedimentos para doação de sangue. Dois usuários são doadores e quatro usuárias relataram na roda de conversa que tinham pretensão de fazer a doação, mas, que ainda não fizeram por medo da coleta. Nesse momento foi proposto que as usuárias fossem realizar a doação juntas, como um fator de apoio mútuo. Na semana seguinte, a segunda etapa foi realizada com 3 usuárias e a Profissional de Educação Física, que foram ao Hemoal e passaram por toda a triagem para doação, porém apenas uma delas estava apta naquele momento para doação. O resultado foi uma experiência gratificante para o público-alvo, que se mostrou receptivo, interessado e envolvido com a ação, refletindo de fato sobre o tema no espaço da atividade educativa.
Público Alvo: Usuários do Núcleo de Atividade Física (NAF) Vergel
Uso do Google Forms em Atividades de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável para os Alunos do PSE
Profissional responsável: Kelly Barros / Adriana Paffer
Gerência de Promoção e Educação em Saúde
Durante o período de pandemia, o uso das tecnologias digitais foi aperfeiçoado em todos os ambientes de trabalho. Para efetivar as ações educativas de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, tanto em Programas como Saúde na Escola e Crescer Saudável como nos Núcleos de Atividade Física de Maceió, os aplicativos gratuitos começaram a ser utilizados para produção de Cards, vídeos, cartilhas online, etc. Porém, o monitoramento dessas ações, principalmente de seu alcance, foi dificultado a priori por não receber retorno das visualizações e atividades executadas. Assim, a inserção dos dados no e-sus não puderam ser executadas. No final do ano passado, começou-se a inserir os Cards e vídeos produzidos em formulários do Google, compondo atividades diferenciadas por nível de ensino para que, desta forma, fosse possível visualizar quais alunos participaram da ação educativa. Com este recurso, será possível monitorar as ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e fazer a inserção dos dados no e-sus, mesmo no período de aulas remotas.
Público alvo: Alunos matriculados nas escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola
Meios Digitais Promovendo Encontros e Fortalecendo Vínculos
Profissional responsável: Ana Patrícia T. de França, Auda Lúcia Lima dos Santos e Valéria Moura Laranjeira
URS Dr Roland Simon
Vídeo mostrando brevemente, atividades desenvolvidas com o Grupo de Idosos por meio das tecnologias digitais.
Público Alvo: Grupo de Idosos da URS Dr Roland Simon
Folder Educativo com informações e orientações de prevenção acerca da COVID 19
Profissional responsável: Dirlene Martins de Omena Soares
Centro de Saúde Dr. Roland Simon
Trata-se de uma proposta de um folder educativo para orientar sobre prevenção da saúde, socializar informações sobre a rede de assistência e acesso aos serviços de saúde, incentivando a conscientização acerca da pandemia, transmissão, tratamento, prevenção, ressaltando a importância da vacina diante da necessidade da desconstrução das ideias negacionistas em um cenário marcado pela crise sanitária em meio à pandemia.
Público Alvo: Usuários e profissionais da saúde
Aedes aegypti: O mosquito que não pode ser esquecido
Profissional responsável: Educadores em Saúde do município de Maceió
Gerência de Promoção e Educação em Saúde
O presente trabalho foi realizado de forma remota através da literatura de cordel; desenvolvido por uma equipe de educadores em saúde do município de Maceió, para o ensino fundamental I, abrangendo os temas: Enfrentamento ao Aedes aegypti, alimentação saudável, atividade física e prevenção a Covid-19,com o objetivo de informar e sensibilizar a respeito da importância de se adotar práticas e atitudes que cooperem para a manutenção do bem estar individual e coletivo. Sendo o mesmo disponibilizado nas mídias da gerência de promoção e educação em saúde de Maceió e repassada para instituições parceiras.
Público alvo: Ensino Fundamental I
Importância dos grupos a distância para promoção da saúde e bem estar de idosos
Profissional responsável: Valéria Moura Laranjeira, Auda Lúcia Lima dos Santos e Ana Patrícia T. de França
URS Dr Roland Simon
Depoimento de uma participante do Grupo de Idosos da URS Dr. Roland Simon, relatando a importância dos encontros virtuais em tempos de distanciamento social
Público Alvo: População em geral
3º DISTRITO SANITÁRIO
Quintal produtivo: cultivando bem estar
Profissional responsável: Iranir de Oliveira, Juliana Silva, Elton Cesar Omena
Unidade de saúde da família São José
O nosso projeto denominado Quintal produtivo: cultivando bem estar, foi elaborado pela coordenação do NASF, com fins de subsistência visando a segurança alimentar e aproximação das comunidades as equipes saúde da familia e do NASF 7, fortalecendo a promoção da saúde de forma integrada e compartilhada. O projeto é desenvolvido nas comunidades do Canaã e Santo Amaro do III distrito sanitário.
Público Alvo: Famílias cadastradas com perfil para o cultivo de hortaliças e alterações emocionais
4º DISTRITO SANITÁRIO
Sustentabilidade e Atividade Física - Projeto Água em Movimento
Profissional responsável: Maria Elisabel Tavares da Silva, Maria Helena Pereira de Santana, Ana Paula Lopes da Silva e Robert Germano Alves da Silva
NAF
Como resultado de oficina realizada entre as áreas técnicas da promoção da saúde: sustentabilidade e atividade física, com o intuito de sensibilizar a equipe de profissionais de Educação Física do NAF para abordar o tema água em suas aulas, surgiu a proposta de abordá-lo em formato de projeto.
Então, foi iniciado o projeto “Água em movimento”, de forma intersetorial, contemplando os eixos temáticos da promoção da saúde, atividade física e alimentação saudável, sob uma visão da sustentabilidade. Em conjunto com as Gerências de Promoção e Educação em Saúde - GPES e Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental - GVSA e o Museu de História Natural/UFAL, realizamos no primeiro momento uma formação, onde a Profª. Drª. Ana Paula Lopes da Silva (UFAL) apresentou o seu trabalho “Conservação e proteção das nascentes em Alagoas” e o biólogo Me. Robert Germano Alves da Silva (GVSA) falou sobre as características, potabilidade, análise e oferta da água em Maceió. Em um segundo momento, foi abordado a sustentabilidade da água dentro de uma alimentação saudável, e como nossas escolhas alimentares podem interferir na utilização da água; o público das formações foram os Profissionais de Educação Física dos NAFs.
Em seguida, esses Profissionais de Educação Física abordaram os temas em suas aulas, envolvendo seus alunos em momentos de diálogos e dinâmicas pertinentes, possibilitando a construção de conhecimentos e despertando o olhar para a preservação da água. Além da interação com os grupos, as ações resultaram na construção de alguns produtos como paródias, vídeos, coreografias, cards e cartazes.
Público Alvo: Profissionais de Educação Física e usuárias do NAF do Município de Maceió
5º DISTRITO SANITÁRIO
O Noraci nas redes sociais
Profissional responsável: Audijane Aguiar/ Pauline Uchôa
Caps Enfermeira Noraci Pedrosa
Frente aos novos desafios trazidos pela pandemia da COVID 19, onde se faz necessário o distanciamento social como forma de preservação à vida, o CAPS Enfermeira Noraci Pedrosa buscou nas redes sociais uma estratégia de promoção de saúde, de manutenção de vínculos e de estreitar os laços com os usuários, familiares, profissionais ,comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Surgiu então como proposta, a criação de um perfil institucional do CAPS no aplicativo Instagram para socialização e divulgação dos serviços realizados, assim como atividades de educação em saúde, socioeducativas, momentos lúdicos, interativos e estímulo ao protagonismo dos usuários e familiares.
Público Alvo: Rede Social ( usuários, familiares, profissionais, comunidade acadêmica e população em geral)
Projeto CalmaMente
Profissional responsável: Gabriel Arantes Azevedo
NAFs (GPES); CAPS (GAP)
Durante o segundo semestre de 2020, mediante as restrições impostas sobre as atividades presenciais dos Núcleos de Atividade Física (NAF) em Maceió, provocadas pela pandemia do novo Coronavirus, causador da Covid 19, assim como da necessidade de manutenção da oferta de atividades e conteúdos do escopo da Gerência de Promoção e Educação em Saúde para o publico alvo dos NAFs, foi idealizado, dentro do planejamento geral do setor para o enfrentamento da pandemia, o projeto denominado CalmaMente.
O projeto foi planejado e executado por intermédio das mídias sociais, visando o maior alcance virtual possível, incluindo a produção de vídeos para o YouTube , para o Instagram, além da divulgação por compartilhamento, direta e indiretamente com os usuários dos NAFs, assim como para todos os usuários das mídias mencionadas.
Dessa forma, foi construído um conteúdo virtual semanal, durante 3 meses, composto de:
- Vídeos explicativos sobre meditação, saúde física e mental, publicados no Instagram da GPES;
- Vídeos com meditações guiadas, com temas diversos, publicados no YouTube, no canal denominado Canal Integrativo, hoje atualizado para Canal Integrativo Gabriel Azevedo;
- Divulgação para o público NAF e o grande publico, através do Facebook e Whatsapp.
Público Alvo: Usuários dos NAFs e CAPS de Maceió; Profissionais da GPES e GAP (SMS - Maceió); público geral das Mídias Eletrônicas Sociais
6º DISTRITO SANITÁRIO
Contação de História: Joãozinho e sua família
Profissional responsável: Educadores em Saúde do município de Maceió
Gerência de Promoção e Educação em Saúde
A contação fala a respeito de uma família que faz uso inadequado da água, o que resulta em um alto custo na conta, além de um dos filhos acometidos por dengue.
Objetiva orientar o público alvo a respeito do uso consciente e armazenamento d'agua. Evitando desperdício e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, onde a fêmea é vetora de várias doenças .
Público Alvo: Alunos do ensino fundamental I
7º DISTRITO SANITÁRIO
Roda de Terapia Comunitária Integrativa no cuidado à Saúde Mental
Profissional responsável: Aureni Galdino Rogério Barros
Equipe 1 e- Nasf
A Roda de Terapia Comunitária é uma técnica de cuidado à saúde mental que faz parte das Práticas Integrativas e Complementares elencadas no SUS. Se trata de um espaço de fala e escuta de experiências e histórias de superação. A máxima da TCI é “ Quando a boca cala o corpo fala, quando a boca fala os órgãos saram.” As pessoas que fazem parte da roda podem falar de problemas que estejam trazendo preocupações e gerando angústia e também relatando experiências de superação.
Público alvo: Usuários e profissionais das USF Graciliano Ramos, Village 1 e Denisson Menezes
Controle Social no SUS: Uma experiência junto ao Conselho Gestor da Unidade de Saúde da Família Graciliano Ramos
Profissional responsável: Tainah Nataly dos Santos
E- Nasf- AP (equipe 1)/ USF Graciliano Ramos
O presente trabalho refere-se a um relato da experiência do Serviço Social da E-NASF-AP (equipe 1) como Assessoria Técnica junto ao Conselho Gestor da Unidade de Saúde da Família do Graciliano Ramos. O Conselho Gestor foi criado a partir da Lei 8142/1990 e da Lei do Município de Maceió 5.338/2003, trata-se de um órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo, composto por usuários, trabalhadores do Sus e governo municipal (direção local). Com o objetivo de fortalecer o controle social no SUS, o Conselho Gestor consiste em um espaço de diálogo, fiscalização e colaboração junto aos
A assessoria técnica tem atuado como: articulação entre os três seguimentos do Conselho Gestor, para a organização e o desenvolvimento de suas reuniões; viabilização de momentos de educação permanente; apoio na mobilização da comunidade nas reivindicações por melhorias nos serviços e pela contratação de profissionais médicos; e articulação com a Assessoria Técnica do Conselho Municipal de Saúde, como a Associação de Moradores, dentre outros programas e ações desenvolvidos pela unidade local de saúde.
Público Alvo: Trabalhadores do SUS, Diretor da Unidade Local e Usuários.
Humanizateca
Profissionais responsáveis: Paula Quitéria da Silva Ferreira, Renata Araújo de Souza Silva, Eulina Maria da Conceição
UBS Tereza Barbosa
Grupo de humanização realizado com servidores da UBS Tereza Barbosa, apresenta-se como um espaço de encontro e diálogo com objetivo de fortalecer os vínculos afetivos, implementar a comunicação e escuta qualificada, o auto-cuidado e estimular a educação permanente entre os servidores da unidade
Público Alvo: Servidores da UBS Tereza Barbosa
Ações De prevenção e promoção à saúde durante a pandemia da COVID-19 em comunidades de vulneráveis no VII Distrito de Maceió
Profissionais responsáveis: Sarah Lins de Barros Moreira, Kaline Kelly Farias Rodrigues, Vania de Oliveira Silva, Antonio Roberto da Silva Junior, Rosimeire Fernandes da Silva, Maria Joselia Cardozo de Melo, Mariana da Silva Acácio, Lysia Camila Ribeiro Gama
NASF-AP/SMS
O Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AP) foi criado pelo ministério da Saúde em 2008. Trata-se de uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas, constituindo assim, um grupo interdisciplinar que apoia as Equipes da Saúde da Família (ESF) para o desenvolvimento de ações de promoção, proteção, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, acompanhamento, reabilitação e manutenção da saúde de forma individual e coletiva. Desenvolve atividades de vigilância à saúde, por meio de visitas e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios, na unidade de saúde e no território; e ações intersetoriais, integrando projetos sociais e setores afins, voltados para a promoção da saúde.
Temos como objetivo descrever as ações de prevenção e promoção à saúde durante a pandemia em comunidades de vulnerabilidade social do VII distrito que recebem assistência do eNASF-AP 02. Consiste um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência que retratou as ações de prevenção e promoção da saúde em tempos de pandemia da COVID-19 em comunidades de vulnerabilidade social do VII distrito, durante os meses de junho de 2020 a junho de 2021. Dentre as ações realizadas nas Unidades de Saúde da Família: UDA Village Campestre II, USF Rosane Collor, USF Galba e USF Sergio Quintela, podemos citar: as salas de espera com atividades de educação em saúde com as temáticas orientadas pelo Ministério da Saúde e priorizando as práticas educativas sobre as medidas de prevenção e controle da COVID-19 e a importância da vacinação; atendimentos individuais e domiciliares; mobilização social com campanhas de doação de máscaras e cestas básicas para distribuir para os usuários com insegurança alimentar; elaboração e divulgação de materiais educativos nas redes sociais; realização de reuniões intra e intersetoriais para matriciar os serviços no território; atendimento em grupo e individuais com uso das Práticas Integrativas Complementares – PIC’s em Saúde do Trabalhador e educação permanente em saúde com os profissionais das USF’s. Na pandemia os profissionais do NASF-AP tiveram que reinventar suas práticas com a suspensão dos atendimentos em grupo para evitar a aglomeração e disseminação da COVID-19, demos foco as práticas educativas com momentos de diálogo através de rodas de conversa nas salas de espera das unidades de saúde; demonstração prática sobre a higienização das mãos e uso correto da máscara; e entrega das máscara de tecido com material informativo sobre o uso e higienização correta, em parceria com o Projeto de extensão Costurando Amor. Assim, podemos observar que os profissionais da atenção básica se deparam com diversos desafios nessa pandemia por coronavírus, uma dessas adversidades foi de reduzir o risco de infecção por COVID-19 e a vulnerabilidade social nas comunidades que atuam, dentre as estratégias de enfrentamento utilizadas foram as ações de educação em saúde individual e coletivas com informações claras, objetivas e verídicas e de fácil entendimento, com uso de linguagem simples e acessível; mobilização social com uso das redes sociais do serviço para doação de máscaras e cestas básicas; o projeto de saúde do trabalhador que visa um estado de satisfação geral, através do cuidado em saúde, bem-estar, qualidade de vida para os funcionários da linha de frente nesse momento tão tenso e desafiador que estamos vivendo.
Público Alvo: População cadastrada nas USF Rosane Collor, Galba Novais, Sergio Quintella e UDA Village Campestre II
8º DISTRITO SANITÁRIO
Educação em saúde através da prática da sala de espera
Profissionais responsáveis: Enfermeira Maria José Ribeiro Sampaio Silva; discente Bruna Mª de Almeida Cabral
Unidade de Saúde da Família Guaxuma
Entende-se a educação em saúde como um dos principais dispositivos para viabilizar a promoção da saúde na atenção primária no Brasil (CARNEIRO et al., 2012). Diante dessa premissa, o presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre as atividades da sala de espera desenvolvidas em março de 2020, por estudantes de Enfermagem sob orientação docente da Enfermeira da Unidade de Saúde da Família Guaxuma, localizada no município de Maceió, campo de prática da disciplina Práticas Integrativas em Saúde (PIS III).
Público Alvo: Usuárias e usuários da USF Guaxuma
Relato de experiência de uma visita domiciliar como estratégia de cuidado e atenção psicossocial
Profissionais responsáveis: Maria Luiza Morais Régis Bezerra Ary
UNCISAL
Introdução: A visita domiciliar realizada por profissional de saúde é uma potente ferramenta de trabalho que possibilita um cuidado próximo com a realidade do usuário, inserida no contexto familiar (QUIRINO, ET al 2020).
Objetivos: descrever a prática de uma visita domiciliar do Centro de Atenção Psicossocial infanto juvenil de Maceió - CAPSI com promoção em saúde.
Metodologia: a visita domiciliar foi realizada a uma adolescente de 14 anos grávida e em vulnerabilidade social que reside com a tia. Dentre os profissionais presentes estavam Terapeuta Ocupacional, enfermeira e psicóloga, contemplando também três estagiárias de Terapia Ocupacional as quais confeccionaram uma cartilha com informação relevante sobre o cuidado com o bebê, sobre amamentação e sobre o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê a qual foi entregue a usuária.
Resultado: constatou-se na visita domiciliar uma intervenção significativa com orientações e informações coletadas a respeito de sua saúde, resultados de exames médicos, seu pré-natal e seu contexto familiar.
Conclusão: a visita domiciliar mostrou-se uma intervenção importante visto que inserida na realidade do usuário trás a tona a corresponsabilização pela sua saúde bem como uma parceria e estreitamento de laços entre o profissional e o usuário do serviço de saúde, promovendo promoção em saúde e um cuidado resolutivo e humanizado.
Público Alvo: Profissionais da área da saúde
Educação em Saúde na pandemia: a Experiência da Unidade Docente Assistencial Dr. José Lages Filho
Profissionais responsáveis: Cláudia Cristina Nóbrega de Farias Aires; Vanessa de Moura Ramalho
Unidade docente Assistencial Dr. José Lages Filho
Segundo o Ministério da Saúde (MS), Educação em Saúde é definida como um processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população. Após cerca de um ano do início da pandemia do Novo Coronavírus, as unidades de saúde e seus profissionais precisaram se adequar a nova realidade, neste sentido, e considerando a suspensão das atividades em grupos específicos de pacientes, a farmacêutica da Unidade Docente Assistencial Dr. José Lages Filho e a nutricionista da equipe de Núcleo Ampliado de Saúde da Família - eNASF, em parceria com os outros profissionais da eNASF e da equipe de professores e estudantes do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes, a partir de março de 2021 implantaram um projeto de educação em saúde nesta unidade.
O projeto visa à realização de atividades
educativas semanais em sala de espera, abordando os temas propostos pelo Calendário da Saúde do MS, tendo sido realizadas 22 ações até o final de julho de 2021, utilizando-se de rodas de conversa na tenda da área externa e recepção da unidade e de vídeos educativos sobre os temas expostos no televisor da recepção. Além disso, a partir de julho foram iniciados os atendimentos individuais aos usuários, compartilhados entre as duas profissionais. Espera-se que estas ações resultem em um melhor entendimento do usuário a respeito de seus problemas de saúde, mas também sobre os cuidados necessários para manter-se saudável.
Público Alvo: Comunidade em geral