Sabe-se que a criança com TDAH pode apresentar dificuldades escolares devido a seus sintomas de desatenção e hiperatividade.
Em muitos casos, o tratamento do quadro exige intervenção complementar para minimizar problemas decorrentes destes sintomas primários. Por exemplo, para que a criança selecione as informações relevantes e ignore os estímulos menos importantes durante a leitura de um texto, é necessário direcionar considerável quantidade atenção a esta tarefa. Um dos principais sintomas do TDAH, a desatenção, pode ser prejudicial aos processos de compreensão de texto o que, consequentemente, limita o aprendizado que está vinculado ao material escrito.
O fonoaudiólogo atua na promoção da saúde, avaliação, diagnóstico, orientação, intervenção e aperfeiçoamento da comunicação humana. Dentre as áreas de competência do fonoaudiólogo está o aprimoramento das habilidades de linguagem oral e escrita.
Além disso, a atuação do fonoaudiólogo pode auxiliar a aprimorar as habilidades de comunicação oral que podem igualmente estar prejudicadas em pessoas com TDAH. Essas dificuldades de comunicação são em geral ignoradas quando se pensa no tratamento e acompanhamento destas crianças. Há algumas evidências científicas de que as dificuldades de planejamento e monitoramento exigidas no processo de compreensão oral estão prejudicadas.