Introdução à Física Clássica 3

Um curso de física 

para o Bacharelado em Ciências e Tecnologia

    O componente IFC3 têm grande importância para sua formação, pois o mundo quase tudo que nos cerca tem uma natureza eletromagnética. Os objetivos conceituais deste componente curricular possuem uma grande interseção com o de outros componentes, como IFC1, IFC2, Cálculo 1, Cálculo 2, Cálculo 3 e Computação Numérica. O aprendizado dos conteúdos desse componente serão de grande valia para a formação profissional e o sucesso no componente curricular de Eletricidade Aplicada, Ciência de Tecnologia dos Materiais, Mecatrônica, Biofísica, Meio Ambiente, etc. Assim sendo, espera-se que IFC3 contribua para despertar seu interesse pela ciência. Pressupõe-se que IFC1, Cálculo 1 e 2 sejam conhecimentos prévios. Os conteúdos de IFC2, Cálculo 3 e Computação Numérica serão de grande valia durante o curso. Nesse componente curricular você encontrará pela primeira vez um nível de abstração e sofisticação matemática além daquelas que já experimentou. Em mecânica muitas situações envolviam objetos macroscópicos familiares: bolas, blocos, barras, planos inclinados, carros, aviões e foguetes. Alguns conceitos importantes, tais como velocidade e força, são facilmente relacionados as experiências diárias. 

    Em IFC3 você será apresentado a um mundo no qual quase todas as quantidades são invisíveis; elas estão nas escalas micro-, nano-, fento-, tais como elétrons ou abstrações como campo, fluxo e potencial. O cálculo integral torna-se uma ferramenta matemática central, e você será levado a aplicá-lo em caminhos não familiares, tais como calcular a integral de caminho ou a integral de superfície de uma quantidade expressada como um produto escalar. Pela primeira vez, será forçado a pensar e visualizar no espaço tridimensional, uma habilidade que não foi utilizada na física até o momento. Felizmente, a simetria existente em problemas de IFC3 facilitará a solução de muitos problemas. O difícil será encontrar a simetria. Vamos tentar deixar o eletromagnetismo mais palatável. O eletromagnetismo, a teoria da radiação (luz) e da interação radiação x matéria, tem uma posição hierárquica privilegiada, na estrutura da ciência porque dela toda a sociedade moderna é dependente. 

   O professor tenta ensinar, mas o aprendizado é de sua responsabilidade. O professor não pode garantir o aprendizado. Ele pode garantir o ensino. É sempre recomendado o estudo para o aprendizado porque se não há aprendizado, o estudo fica comprometido e difícil. 


Dedique-se desde o início e não desista. Vá até o final!