O Festival do Morango
A adoçar desde 2005
O Festival do Morango
A adoçar desde 2005
O Festival do Morango teve origem em 2005, como forma de angariar fundos para aquisição de um espaço de apoio religioso, social e cultural pelo Centro Comunitário de Santo António do Ameal.
A realização da 18ª edição do Festival do Morango tem como principal objectivo, entre outros, angariação de fundos para a realização de obras de requalificação do espaço do centro comunitário. (o nosso projecto)
O sucesso deste evento permitiu atingir o objectivo inicial e definir novos objectivos visando a melhoria das condições das infra-estruturas do centro comunitário de Santo António do Ameal, para que este centro possa cada vez mais prestar um apoio mais adequado às necessidades da população.
A cultura do morango que teve início nesta aldeia há mais de três décadas, tem vindo a crescer e evoluir, sendo actualmente a actividade com maior impacto económico e social na aldeia, levando o nosso nome para além fronteiras, uma vez que grande parte do morango aqui produzido é alvo de exportação, essencialmente para Espanha.
No Ameal produzem-se diferentes variedades de morango, e a cultura tem sido adaptada de forma a dar resposta às crescentes necessidades e exigências do mercado nacional e internacional respondendo aos mais elevados padrões de excelência na produção deste fruto delicioso e tão versátil.
Atualmente, a área de cultura de morango ocupa cerca de 38 hectares de plantação coberta e ar livre, onde trabalham sazonalmente cerca de 220 pessoas. As variedades produzidas são: Camarosas , San Andreas, Esplendores, Fortunas, Sabrinas, Albions, Benicias, Antilhas, Palomares e Portolas, sendo a principal diferença entre elas relacionada com o clima e com a duração de horas de luz solar.
O enorme apoio que os produtores (MorangoOeste , HortiArt, Morangos Rodrigo e Luis António Silva Rodrigues) têm dado a este evento tem garantido o sucesso da iniciativa, pelo que este ano será realizada a 14ª edição do Festival do Morango do Ameal.
De forma a ir ao encontro das expectativas dos nossos visitantes o formato do festival tem vindo a evoluir integrando um vasto leque de atividades lúdicas, culturais e desportivas que possam cativar o maior número de visitantes possível.
Inicialmente a população da aldeia foi dividida em bairros e cada um deles apresentava as suas iguarias aos visitantes, e a concurso, fomentando alguma competição entre os próprios bairros de forma a implementar a vontade de fazer sempre mais e melhor. Atualmente, e após 13 anos de experiência e auscultação da população, nesta edição, toda a aldeia trabalhará em conjunto sem existência de concursos no sentido de trabalhar o espírito de equipa e entreajuda na população como um todo, “obrigando” cada um a sair do seu “bairro” e interagir com toda a comunidade.
A colaboração da população tem sido e continua a ser um fator imprescindível para a realização e sucesso do Festival do Morango, pela elaboração de deliciosas iguarias à base de morango, sendo já conhecidos os doces e geleias, bolos e semifrios, licores, batidos e morangoscas que tanto agradam aos visitantes do evento.
Estas delícias são comercializadas ao longo dos 3 dias de festival, num espaço em que os visitantes para além dos morangos poderão apreciar deliciosas refeições, ouvir boa música, assistir/participar em variadíssimas actividade que decorrerão durante o festival, nomeadamente, a já celebre Rota do Morango (Passeio Pedestre) e (Passeio de Motorizadas e Carros Clássicos), Tendinhas e Workshops Sobre “Saborear o Morango”, entre outras.
Não podemos deixar de salientar o apoio de diversas entidades públicas e privadas, que se têm juntado a esta iniciativa apoiando o desenvolvimento e crescimento do Festival.
Visite-nos entre 23 e 25 de Maio de 2025