Novembro/2017

Mês da Consciência Negra

Durante todo o Mês de Novembro, o centro histórico de Curitiba será palco de uma série de ações de valorização e visibilidade da presença negra e da herança cultural afrodescendente em Curitiba e no Paraná.

As ações estão em consonância com o programa proposto pela ONU para a Década Internacional dos Afrodescendentes, entre 2014 e 2025. Os eixos principais do programa de ação são Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Discriminações Múltiplas e Agravadas.

O ponto alto da programação do Centro Cultural Humaita - Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira é a Festa do Rosário e a tradicional lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito. A programação completa do MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA é diversificada! CLIQUE AQUI e acesse todos os detalhes.


Destacamos:

RODA DE DIÁLOGOS E REFLEXÕES

"Década Internacional dos Afrodescendentes"

[Evento no Facebook]


FEIRA AFRO

No Memorial de Curitiba

[Evento no Facebook]


XETO MAROMBA XETO

Onde a musicalidade sacra africana e afrobrasileira se encontram

[Evento no Facebook]


FESTA DO ROSÁRIO

Lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito

VOZES DO SAGRADO

Festival de Cantos Sacros de Todos os Cantos

[Evento no Facebook]


MARCHA DO ORGULHO CRESPO

Show de encerramento da Marcha do Orgulho Crespo

[Evento no Facebook]


LINHA PRETA E TRILHAS AFROPARANAENSES

Percurso guiado no centro histórico sobre presença negra em Curitiba


SARAU

"Palavras de Axé", diversos convidados, "Povo de Aruanda", de Flavio Penteado.


CLIQUE AQUI e confira a agenda completa!

O programa de ação proposto pela ONU para a Década Internacional dos Afrodescendentes, entre 2014 e 2025, parte dos seguintes eixos: Re conhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Discriminações Múltiplas e Agravadas.

CLIQUE AQUI e acesse o material completo da ONU sobre a Década

Reconhecimento

Uma das recomendações da ONU em seu programa de ação é "honrar e preservar a memória histórica de pessoas afrodescendentes".

Esta recomendação está em consonância com a missão do Centro Cultural Humaita, que desde 2006 trabalha para valorizar e dar visibilidade à presença negra e à herança cultural afrodescendente em Curitiba e no Paraná.

Em parceria com a Assessoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, estamos fomentando a criação do percurso poético "LINHA PRETA", para grupos de turistas e escolares. Esta proposta foi amplamente debatida por pesquisadores e sociedade civil organizada, na Comissão de Cultura do COPENE, Congresso de Pesquisadores Negros, na UFPR, em 2016. Além da Linha Preta, está sendo discutido o roteiro histórico-cultural "TRILHAS AFROPARANAENSES", de valorização da presença negra nos principais ciclos de riqueza do Paraná, passando pela contribuição negra em diversas cidades históricas centenárias, como Paranaguá, Lapa, Castro e Quatro Barras.

O ápice da programação cultural é a "FESTA DO ROSÁRIO" e a tradicional Lavação das Escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, que vem, ano após ano, resgatando da invisibilidade a memória de um tempo em que a Irmandade dos Pretos, as coroações de Reis Congos, os batuques e os fandangos eram pulsantes em nossa capital.

Nestes tempos de intolerâncias exacerbadas, as ações inter-religiosas estarão ainda mais presentes na programação. Além do tradicional Ato Inter-Religioso que precede a Lavação das Escadarias da Antiga Igreja do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito, teremos uma nova edição do Festival de Cantos Sacros "VOZES DO SAGRADO - MUSICA SACRA DE TODOS OS CANTOS".

Justiça

Abrindo as atividades do Mês da Consciência Negra, será realizada uma RODA DE DIÁLOGOS E REFLEXÕES visando aprofundar o debate sobre o programa proposto pela ONU para a Década Internacional dos Afrodescendentes. Diversos especialistas e representantes do poder público e da sociedade civil organizada estarão reunidos, difundindo informações e aprofundando questões pertinente aos temas propostos pela ONU para o Decênio Internacional dos Afrodescendentes: Justiça, Reconhecimento e Desenvolvimento para a população afrodescendente, bem como o enfrentamento às Discriminações Múltiplas ou Agravadas.

"IN MEMORIAN" às vidas dos nosso jovens negros(as), haverá uma instalação artística no Mezanino do Memorial de Curitiba.

No dia 20/11, o Ministério Público do Estado do Paraná realizará o II SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS DO MP-PR E VI MESA REDONDA - MOVIMENTOS SOCIAIS, DIREITOS HUMANOS E DESAFIOS

Ressaltamos ainda a realização da CONFERÊNCIA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, entre os dias 24 e 26/11.

Desenvolvimento

Para fomentar o desenvolvimento de nossas estratégias afroempreendedoras, o Memorial de Curitiba abrigará uma FEIRA ESPECIAL EM CELEBRAÇÃO AO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA e a mostra AFRICANITUDE - ARTE ESTÉTICA LITERATURA.

Discriminações Múltiplas ou Agravadas

,A MARCHA DO ORGULHO CRESPO, no dia 18/11, é um movimento nacional de valorização da estética afro-brasileira que em por objetivo a valorização da identidade e da ancestralidade negra, a representatividade, a autoestima, a livre expressão do cabelo natural e o empoderamento da mulher negra na sociedade, em todas suas vertentes e espaços.

Uma singela homenagem das religiões de matriz africana no Dia da Umbanda, "XETO MAROMBA XETO - ONDE A MUSICALIDADE SACRA AFRICANA E BRASILEIRA SE ENCONTRAM", no Largo da Ordem.

Algumas ações são graves e URGENTES merecem ainda nossa atenção, tendo em vista o direito à segurança da pessoa e à proteção do Estado contra violência ou lesão corporal cometida, quer por funcionários de Governo, quer por qualquer indivíduo, grupo ou instituição:

  • A promoção do respeito à DIVERSIDADE RELIGIOSA;
  • O enfrentamento ao GENOCÍDIO DA JUVENTUDE NEGRA;
  • O enfrentamento das DISCRIMINAÇÕES MÚLTIPLAS E AGRAVADAS;

Aproveite ao máximo esta combinação de beleza e alegria, cores e ritmos, sabores e saberes.

Maiores informações sobre as atividades do Centro Cultural Humaita no https://informativocentroculturalhumaita.wordpress.com/

Contatos: humaitacentrocultural@gmail.com | 9 8499 1845