Ela começa colocando em marcha o que poderemos colher no dia trinta e um de outubro, Dia das Bruxas, não esqueçamos; e no dia primeiro de novembro de 2025.
O tema das Jornadas nos instigou a participar do trabalho preparatório desse acontecimento especial da EBP-SP para além do momento de confraternização que sempre finaliza nossos eventos.
Propomos contribuir ativamente para as coordenadas de trabalho que serão encaminhadas pelas demais Comissões. Os jogos do amor encontram ambiente propício no espaço de uma festa, antes, durante e depois. Muitas vezes as festas são marcantes justamente por terem acolhido tais ocorrências, tenham sido essas repletas de sofrimento, desencontros, rupturas drásticas e decepções; ou, pelo contrário, grandes surpresas e encontros felizes.
As artes em geral: música, filme, literatura e teatro, como exemplos, estão repletos de conteúdos que podem nos provocar o trabalho sustentado na Orientação Lacaniana.
Nossa aposta é essa! Que a preparação da festa contribua de forma epistêmica para as nossas Jornadas.
Nosso Correio Elegante já está presente no Boletim das Jornadas e convidamos a cada um lê-lo e a experimentar desde já o baile que será nossa festa, onde o jogo se fará livre, as regras cada um escolherá!
Rômulo Ferreira da Silva
Coordenador da Comissão de Festa
Ao longo das edições do boletim Cartas de Amor, o Correio Elegante buscou marcar uma contribuição epistêmica para as XIII Jornadas da EBP-SP, para além da organização de um evento de confraternização. A questão que nos orientou foi: Como a festa se articula ao tema “Jogos do amor, parcerias contemporâneas”?
Rômulo Ferreira, ao introduzir a rubrica, nos deu a pista fundamental: a festa é marcante justamente por acolher "ocorrências", sejam elas "repletas de sofrimento, desencontros, rupturas" ou "grandes surpresas e encontros felizes".
Essa concepção da festa como palco para a contingência ressoa com sua própria fundação mítica. A etimologia de "festa", que deriva do latim fēsta, evoca o alegre e o venturoso, mas é no Banquete de Zeus — cenário para o nascimento de Afrodite — que encontramos a origem do próprio Amor. Foi ali que se deu o encontro contingencial entre Pênia (a miséria, a falta) e Poros (a abundância, o recurso). Desta união inesperada nasce Eros, que traz em sua estrutura uma dupla origem: "tão mendicante quanto a mãe", movido pela falta, e "tão festivo e rico quanto o pai", pleno de recursos. A festa, assim, revela-se como o teatro privilegiado, a cena na qual o amor, como filho do inesperado, pode advir.
Ao longo das edições do boletim Cartas de Amor, acompanhamos através do Correio Elegante algumas contribuições pertinentes dos colegas que compõe a Comissão de Festa das XIII Jornadas da EBP-SP. E foi precisamente essa estrutura que o Correio buscou explorar: o amor como suplência e o jogo com a falta. Partimos da constatação de Eduardo Marchesan sobre o sofrimento ser intrínseco ao amor, compreendido como suplência à "não-relação sexual". Em sua análise de "Pedaço de Mim", o tormento não é a perda, mas a presença dos restos do objeto, uma dor que toca a dimensão do Real.
Levando essa dor ao seu limite, Paula C. V. Caio de Carvalho questionou se "ainda se morre de amor". Tomando Romeu e Julieta como exemplo de um amor que visa ao ser, ela o articulou à pulsão de morte, ilustrando a "afinidade essencial de toda pulsão" com Tânatos, tal como concebido por Lacan.
Se o amor toca o Real e a morte, o que fazer com isso, senão, paradoxalmente, uma festa? Bárbara Vargas articulou essa virada ao analisar a "sofrência". Nela, a dor (de Dora, da amante, da traída) é cantada em tom de celebração. A "sofrência" encena o impossível da satisfação e, como o discurso histérico, localiza o furo no Outro. Ao celebrar "aquilo que nunca se teve", ela mantém o desejo vivo, exatamente por ser uma suplência festiva à "não relação sexual".
Essa trajetória nos leva à contribuição de Jefferson Nascimento, que utiliza um encontro ficcional (Lacan, Rita Lee, Criolo) para formalizar o "desencontro" como a própria condição do amor. O desencontro não é uma falha, mas a estrutura mesma que articula a "não relação sexual" (Lacan), a "descompassagem" (Rita Lee) e a impossibilidade (Criolo).
Como, então, encerrar essa sequência da rubrica Correio Elegante, às vésperas de nossa XIII Jornadas?
Estamos embalados e comprometidos com os preparativos da Festa, cujo tema parece ser a resposta ética a esse percurso epistêmico: "Baila Comigo. O jogo é livre. As regras você escolhe!".
♟️O Oca Tupiniquim será a nossa de pista de dança ♣️
Preparamos um espaço lindo para a nossa festa!
Vamos dançar, bailar... Brindar os jogos do amor!
LOCALIZAÇÃO
Oca Tupiniquim
Rua Fradique Coutinho, 1379. Vila Madalena.
São Paulo
Estacionamento
Britu's Park
R. Fradique Coutinho, 1372 - Vila Madalena. São Paulo.
🎯Dizem que no jogo e no amor vale tudo.
Nós adicionamos boas bebidas para garantir... ou não!🎲
Carta de Vinhos (separada por "jogadas")
Para o Flertes (Vinhos Brancos): Leves, frescos e perfeitos para começar a conversa.
Para a Conquista (Vinhos Tintos Leves/Médios): Versáteis e envolventes, como um Pinot Noir ou Carménère.
Para a Paixão (Vinhos Tintos Encorpados): Intensos e marcantes, como um Malbec (perfeito para uma dança) ou um Cabernet Sauvignon.
1. Cerveja Heineken
2. Vinho Tinto Cosecha Tarapacá Merlot
3. Vinho Branco Cosecha Tarapacá Chardonnay
4. Refrigerantes: Coca-cola, Guaraná e Soda (normais e light)
5. Água mineral
6. 2 tipos de infusão gelada
7. Na saída da festa um cafezinho!
🍹Convidamos você para um baile de sabores inesquecíveis...🍝
1. Mandioca no espeto com manteiga e queijo de coalho
2. Mini coxinha no palito, servida com geléia de pimenta
3. Escondidinho de batata com carne e parmesão
4. Polenta com molho pesto e castanha do Pará
5. Brioche de milho com carne louca ao alecrim e échalote caramelizada
6. Caldinho: abóbora com leite de coco, curry e gengibre
1.Brigadeiro com lascas de amêndoa
2. Cocada com fatias de coco fresco
3. Doce de leite com pistache
4. Goiabada cremosa com queijo
♟️O Jogo do amor só começa quando o ritmo dita: Baila Comigo🎼
Dj residente Oca Tupiniquim
Dj convidado
🪩Não se baila só... entre o som e o silêncio, um CONVITE sussurra: Baila Comigo🎼
Baila comigo não é só um pedido — é um jogo de entrega...
Baila Comigo não é só uma festa — é um CONVITE.🎫
Baila comigo é o código para quem veio ousar, se perder no ritmo e se encontrar no desejo.
A pista é o tabuleiro. A dança, o jogo.🎲🎲
E quem aceita o convite, já sabe: aqui, cada movimento pode ser o começo de algo que ninguém planejou… mas todo mundo quer. Encontro, dança, confraternização, amor!
🎁Que tal presentear alguém com um convite da Festa Baila Comigo?🎁
➡️