Fernando Moreira nasceu em 1979, em Rio Tinto. O seu percurso musical teve início aos 7 anos, na Escola da Banda de Música dos STCP, dando já sinais de uma paixão que viria a moldar o seu futuro.
Aos 12 anos ingressou no Conservatório de Música do Porto, na classe de oboé com a professora Ellen Teles. Durante o seu percurso académico, completou o curso de Prática Orquestral na Escola Profissional de Música de Espinho e, em 1997, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe de oboé do professor Ricardo Lopes.
Ao longo dos anos colaborou com maestros de referência como Robert Houlihan, António Saiote, Miguel Santos e Castro, Filipe Carvalheiro, Jorge Matta, Luís Vila e Paulo Martins — construindo uma base sólida de experiência prática e artística.
Licenciado em Direção Coral e Instrumental pela Universidade do Minho, encontra-se actualmente a concluir o Mestrado em Ensino da Música (vertente Direção Coral e Instrumental) na mesma instituição. Entre 2012 e 2017 aperfeiçoou também a Direção de Bandas e Orquestras de Sopros na Academia Portuguesa de Banda ao lado do maestro Paulo Martins, participando em estágios de destaque como o da Banda Militar do Porto, o Conservatório de Música de Seia e uma apresentação na Casa da Música.
Como oboísta, fez parte de diversas orquestras e bandas: entre outras, a Orquestra das Escolares Particulares sob a batuta de Leonardo de Barros, a Sinfonieta – Orquestra do Norte, a Orquestra de Sopros dos Templários (Maestro António Saiote), a Camerata Bracarense, bem como as bandas de música dos STCP, de Carregosa, de Lousada, de Salzedas, de Rio Mau e de Vila Boa de Quires.
Desde 1999 até à actualidade, exerce como maestro e desenvolveu colaborações com vários grupos corais e orfeões — entre eles o Coro Infantil de Soutelo, o Coro Madrigal, o Coro de Câmara da licenciatura de Música da Universidade do Minho, o Coro da Fundação Cupertino de Miranda, o Orfeão Famalicense e o Orfeão PortusCale (Banco BPI).
No domínio da docência, foi professor de Música, Educação Musical e Expressão Musical em escolas de 1.º e 2.º Ciclos e no âmbito de AEC entre 1997 e 2016. Lecionou no Conservatório de Música da Jobra (Albergaria-a-Velha) em 2010/2011 e na escola Companhia da Música (Braga) entre 2010 e 2012.
Como maestro, liderou a Banda de Música de Parafita (Montalegre) entre 2013 e 2015, e a Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta entre 2015 e 2017. Actualmente é maestro do Orfeão Famalicense, do Madrigal – Grupo Coral de Soutelo e da Banda Juvenil da Banda de Música de Vila Boa de Quires.